Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu como vários outros aqui no fórum resolvi montar eu mesmo meu PC. Eu perdi as confianças nos técnicos, não desmerecendo ninguém, mas o PC vai para a manutenção e volta com fios errados ligados na placa-mãe, como fios de reiniciar, e led de acender, etc... Volta com um cooler quebrado...

Então para não ficar a mercê da má vontade de pessoas eu resolvi fazer por mim mesmo. Eu sei que vou ter mais carinho e cuidado ao tratar de algo que é meu, algo que é dinheiro tirado de meu esforço e esforço de familiares do que uma outra pessoa, infelizmente.

Pensando assim, eu pesquisei muito, vi vídeos tutoriais, etc.
Cheguei no ponto de comprar uma pulseira ant-estática, investi 7,50. Só que agora acredito que não tenho como usar.

Eu moro em um prédio no quarto andar, minhas tomadas possuem o fio terra verde. Fico minha dúvida eu posso conectar a minha pulseira anti-estática ao fio verde da tomada?
Eu li que não pode.

E uma segunda coisa, como retirar a eletricidade estática do corpo sem a pulseira de forma segura?

Eu li:
- Basta ficar descalços.

- Ficar descalços, colocar uma camisa de algodão.
- Ficar descalços, apoiar a mão e a palma das mãos no chão por 30 segundos.
- Colocar as mãos na parte metálica do gabinete com ele desligado por 30 segundos, retirar por 5 segundos, e repetir isso umas 6 vezes.

- Colocar as mãos na parte metálica do gabinete com ele ligado por 1 minuto.

- Colocar as mãos na parte não metálica, na parte pintada, por 40 segundos.

- Colocar as mãos sobre a fonte, na parte de cima com ela ligada. — Eu acho este até perigoso —
- Caminhar descalços na praia, tomar banho de mar, voltar descalços, colocar os pés em uma bacia com sal grosso, tomar banho de sal grosso. — Eu acho que isso é para descarrego e não descarrego de estática —

- Usar calçados de borracha e luvas de borracha.

Antes de instalar as peças eu vou realizar a limpeza completa de minha placa-mãe, já comprei alcool isopropilico, pincel ant-estático e limpa contato. Agora o problema é a estática do corpo.

O que eu devo fazer para manusear com segurança minhas peças? 
Eu tenho a pulseira, mas aparentemente não tenho onde aterrá-la. Tendo em vista que não pode aterrar no fio terra da tomada.

http://prntscr.com/ax233t

Postado

@Alex Santos Coswosk Você está se preocupando de mais. Estática existe, mas não é tão ruim assim quanto você faz parecer.

Apenas ligue sua fonte na tomada, deixe o interruptor ligado e segure nela por um ou dois segundos. Pronto, você está livre da estática.

• Membro VIP
Postado

Em primeiro lugar a eletricidade estática é bem diferente da outra eletricidade, geralmente nem se usa borracha para para as ferramentas de trabalho. Eletricidade estática não se isola nunca, ao contrário e se procura evitar que acumule.. Se algum dispositivo auxiliar quer de borracha, de silicone, de derivado de petróleo tiver de ser adaptado para uso antiestático eles levam um tratamento químico que os torna piores geradores desse tipo de eletricidade. Nenhum deles elimina a eletricidade mas simplesmente são tratados para não gerar ou se gerar geram muito menos, menor quantidade... O trabalho antiestático de um lado consiste em se livrar da estática e para isso se tem pulseiras, calcanheiras, mantas condutivas, e de outro lado se tem insumos para trabalho que evitam a geração como é o caso de luvas. Uma pá de gente acha que colocando luva anti estática vai garantir a ausência da mesma no corpo ou vai garantir de modo seguro a ausência da mesma o que é absolutamente errado.. Se determinado trabalho, alguma mecânica fina, ou em ambiente limpo exigir luvas para se operar, a escolha correta dessas luvas vai definir se as mesmas vão gerar ou não potencialmente essa eletricidade. Ai existem luvas especialmente tratadas, podem ser de borracha, outro tipo de latéx, algodão seja lá o que for que recebem tratamento para, no movimento normal das mãos, gerar muito pouca eletricidade estática..

Se teu trabalho não exigir luvas, é completamente inútil, desnecessário o uso de luvas sejam antiestáticas ou não.

Sua pulseira sim deve ser conectada ao aterramento da tomada, sem o menor problema. Ademais, conforme for a umidade relativa do ar, ai na sua cidade, sequer existe risco de acúmulo de eletricidade estática no corpo. De qualquer modo, já que tens a pulseira use-a conectada ao aterramento da tomada e seja feliz...

Ademais, a própria umidade relativa do ar ai do local aonde te encontras, se for elevada, como na maioria dos dias é, aqui por Porto Alegre, com umidades acima de 70%, fica difícil o acúmulo de estática no corpo humano. Alguns cuidados maiores devem ser tomados aonde essa umidade baixa dos 40% tipicamente como em Brasília costuma fazer.

O manuseio das peças deve ser aquele suficientemente necessário para fazer a montagem. Segurar as placas pelas bordas, procurar não as segurar pelos "fingers" que são aqueles contatos que devem ser inseridos nos conectores e deu.. Nada de especial, nada de neura...

O mínimo risco que poderia existir em usares o mesmo aterramento da tomada, para não deixar a análise incompleta, seria aquele de no momento em que tiveres montando seu PC, com a pulseira ligada ao aterramento, cair um raio na sua instalação elétrica (e você não teria a necessidade de montar o PC justo no meio de uma tempestade de raios) ou alguma super máquina que existir ai na sua casa entrar em curto e drenar uma excepcional corrente desse modo elevando o potencial do aterramento. Para isso acontecer, ou a probabilidade disso acontecer é menor daquela do sargento Garcia conseguir prender o Zorro..  Experimente perguntar para quem te deu a dica de não usar o aterramento das tomadas o porque dessa dica e verás que o cara vai sair com uma novidade furada ou ficará no aé!!!

• Curtir 2
Postado

Ok obrigado aos dois, eu vou seguir ambas as dicas.

No desmonte do meu pc para a limpeza vou retirar a fonte conectá-la a energia e segurar ela um pouco para retirar a eletricidade estática, e tendo em vista que eu já comprei a pulseirinha eu vou fazer uma extensão do fio terra da tomada e conectar o jacarezinho dela a esta extensão.
Eu moro próximo a praia 3 km +- então a umidade do ar aqui é sempre relativamente boa. Nunca fica muito abaixo dos 70. E talvez quando as peças chegarem aqui vai estar chovendo, ou seja, umidade de 100%.

O meu problema é que um lugar contradizia o outro ou nunca era o mesmo procedimento a ser feito...
Eu já fiz curso de técnico de informática, mas tem bastante tempo, a na minha época usava-se a fonte também para descarregar a eletricidade estática, mas como já se passaram quase 18 anos talvez tinha caído por baixo esta forma de fazer isso. E obrigado pela dica de evitar contato direto com os componentes da placa.

Postado

Eu gosto de usar a manta antiestática e ficar descalço, meu piso é cerâmico.

Tenho a pulseira, mas uso raramente.

Tem um vendedor do mercadolivre que vende a manta no tamanho que a pessoa quiser, veja link abaixo. Ele vende apenas a manta se a pessoa quiser.

Comprei um pedaço pequeno 50X30cm e me serve há anos, custa barato.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686749097-kit-manta-anti-estatico-pulseira-pasta-termica-prata-10x1-_JM

Postado

aqui eu nunca me preocupei com eletricidade estática, sempre mexi em meu PC sem me preocupar com isso e nunca aconteceu nada, e aqui não tem aterramento

eletricidade estática não é algo tão perigoso assim

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!