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Eu estou aqui quebrando a cabeça para por um acessório no meu "fusquinha", ou seja um cooler em um pc comum, isso porque é tanta variedade, tantos fabricantes, tantos modelos que acabamos nos perdendo nesse universo tão diversificado.

A mania do brasileiro é de achar que o que é o  maior é sempre o melhor, ou então o mais caro deve ser melhor e por ai vai.

No meu caso não é tanto pelo custo, pago tudo no cartão em 10 vezes ai fica soft, mas é mesmo pela incerteza do que é o melhor mas pensando em um futuro já que em informática não dá para agregar componentes, um processador por exemplo não dá para "expandir" ou somar, é tirar um e colocar o outro sendo que o primeiro fica praticamente perdido.

Gostaria de colocar um wc para experimentar a tecnologia ou então um desses monstros já que espaço para mim não é problema.

Cada vez que pesquiso mais me confundo, lemos pela internet em vários locais diferentes, uns dizem uma coisa outros ao contrário e por ai vai, mas tem algo que se chama especificação, que é colocar aquilo que é mais viável tecnicamente, mas nunca vi ninguém citar algum tipo de cálculo ou fórmula, é sempre no "achometro", por isso que existe tantas opiniões contraditórias, isso sem contar as centenas de modelos e fabricantes que só nos dificultam mais ainda.

Para "desencantar" minha situação gostaria de saber se o  modelo acima NH-D15 ou um WC com radiador de 240 mm que é o especificado para meu gabinete, ou um WC que realmente "arrase" em termos de eficiência, independente se vou fazer OC ou não.

A questão é que no meio dos "gigantes" tem poucas opções, mas quando cai para um médio ai que a coisa pega, tem muitas opções, cada um dizendo que o seu favorito é melhor.

Inicialmente eu havia desistido do WC mas estaria disposto a experimentar a tecnologia mas com algo que faça a diferença, se nas minhas atividades a temperatura não ultrapassa por exemplo 60ºC, não adianta eu gastar com algo que só irá diminuir poucos graus, independente do meu uso quero algo que abaixe o máximo possível, seja WC ou AC.

Veja como é confuso a coisa, em um computador de mais de metro, com uma carga brutal o cara colocou um WC modelo H105 embora eu não conheça do assunto, tenho visto citarem modelos para usos bem aquém disso com referências acima como H110 e normalmente quando sob o número do modelo sob a sua potência ou capacidade:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Em 29/04/2016 às 19:39, misterjohn disse:

 

Estou um pouco receoso como watter cooler, mesmo marcas renomada dão problemas, li um usuário reclamando do Corsair H100 onde ele afirma que a mangueira apresenta rachaduras

 

 

O H100 e o H80 realmente apresentavam problemas na bomba e mangueira, porém esses problemas, fora corrigidos nas versões que ganharam sufixo "i" (H80i e H100i), (não confundir com os modelos H80i GT e H100i GTX, pois são aprimoramentos ainda maiores), tenho um H80i, e me satisfaz bem, não vou explicar prós e contras pois já foi dada uma aula sobre, apenas respondendo aqui ao seu receio.

 

Ah, e o Rajintek que falaram aí tava apresentando problemas de vazamento, então corra dele também.

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@PH Benchmarker

 

Sou um cara indeciso, minha mulher é que o diga, a maioria dos bons negócios que fiz na vida foi graças aos "empurrões" dela, porque eu fico pensando, pensando, no caso de loja volto várias vezes, até decidir, vejo mais pelo lado de fazer a coisa certa, depois o valor, por isso que ainda estão aqui nessa "ladainha" até decidir.

Sendo assim que você acha do cooler que está na página 1, post #11 sobre o gigante Austríaco, o Noctua Nh-d15?

Dos menores, citaram muito o DeepCool Captatin 240 ou o Lúcifer V2...são tantas opções que desanima por isso eu quero encerrar isso de uma vez, optando pelo WC corsair ou o gigante Noctua.

Obs: Muitos reclamam do tal zumbido da bomba, não conheço ela, provavelmente é tipo "bomba de aquário" o barulho é da vibração,outros dizem que são as ventoinhas...nas opiniões de compradores muita divergência, uns dizem que é silencioso outros dizem que tiveram até que trocar as fans.

Quanto eu usava o AMD Athon XP eu comprei um cooler Thermaltake Vulcano, o bicho era tão barulhento que à noite do andar térreo de casa eu ouvia ele funcioanando no andar superior, mas no tempo era um dos "the best"...

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O Noctua DH-15 é muito recomendado.

 

35 minutos atrás, misterjohn disse:

Dos menores, citaram muito o DeepCool Captatin 240 ou o Lúcifer V2

 

Não os conheço, não posso opinar.

 

36 minutos atrás, misterjohn disse:

Obs: Muitos reclamam do tal zumbido da bomba, não conheço ela, provavelmente é tipo "bomba de aquário" o barulho é da vibração,outros dizem que são as ventoinhas...

 

No meu water, o zumbido é das ventoinhas, quando em rotação máxima, porém como o H80i tem controlador de fan na própria bomba, podendo controlar a rotação das fans através do Corsair Link.

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Sou totalmente contra uso de controladores de rpm das ventoinhas, isso vai contra a necessidade de refrigeração, se ela acelera devido o aumento da carga térmica e você impede isso, estará prejudicando a eficiência.

Bem vou aguardar mais um pouco antes de decidir, estou indeciso entre experimentar uma nova tecnologia ou usar o convencional, que na real não é tão "convencional" assim porque nunca usei cooler gigantescos como esses atuais.

Pela lógica seria primeiro experimentar o WC porque é mais fácil não se adaptar a esse do que um AC.

 

  • Membro VIP
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@misterjohn Vou explicar, não é impedir o controle automático, no caso do Corsair Link, você pode definir rotações ainda mais baixas quando a temperatura está boa, exemplo, há 3 modos de controle no Corsair Link:

 

Quiet: Uso quando a temperatura ambiente está baixa, e não exigindo do CPU, os fans baixam a rotação  para 800RPM sem afetar a temperatura do CPU.

 

Balanceado: Controle automático, uso na maior parte do tempo. Fans na casa dos 1600MHz, inaudível na minha opinião

 

Performance: Geralmente uso em overclocking na CPU, rodando benchmarks, fans na casa dos 2600RPM, portanto audível.

 

Em suma, você só interfere no controle da ventoinhas se quiser, do contrário deixa em automático e o WC gerencia isso.

 

Quanto à bomba e vazamentos, quando ocorrem, é por azar mesmo (defeito de fabricação), instalação incorreta ou em casos conhecidos de WC defeituosos, como os antigos Corsair H80 e H100 e o Rajintek Triton.

 

PS: No caso das controladoras de fan na bomba, me refiro aos Corsair H80i, H80i GT, H100i e H100i GTX, outros watercoolers podem não ter a controladora integrada tendo que ligar a ventoinha no CPU_FAN da placa-mãe.

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Acabei de ligar o pc e já está com esses valores, isso está certo? Será algum problema do programa SpeedFan?

Se isso é real significa que o cooler atual não está adequado a situação, se realmente procede, quanto deve chegar quando estou fazendo edição de grandes arquivos por horas como costumo fazer???

Obs: Conheço o programa Speedfan a muito tempo, mas instalei ele ontem, ainda não tive oportunidade de fazer a verificação nas ocasiões mencionadas.

 

zBtRCEy.jpg

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Use o Real Temp, AIDA64, HWmonitor, HWinfo64.

 

Veja as temperaturas nos núcleos do processador.

Veja as temperaturas dos TMPINs (sensores da placa-mãe).

Veja as tensões da fonte (compare pelo BIOS também).

 

Dá para ter uma ideia da situação, mas pelo SpeedFan a CPU está até fria, a 26ºC. Esses AUXTIN parecem estar bugados (esse speedfan ninguém usa - nunca é recomendado).

 

Qual é o CPU cooler que você está usando? O cooler box que vem com a Intel?

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Quando comprei o i7 instalei o cooler inbox, mas como ele é com pontas retrateis, não ficou muito firme, ai comprei um da Evercool, com "backplate", ai sim ficou firme, com o primeiro era ligar o pc e a temperatura na bios já passava dos 70ºC, mas com a troca esse valor caiu para 28ºC nas mesmas circuntâncias, tem fig. na página 1, #3 desse tópico.

Pensei que o Speedfan fosse mais cotado, tenho versões dele de 01/05/2003 ( installspeedfan408).

E agora está melhor, lembrando que o pc está ligado desde 8:30 hs mas só com atividades amenas.

Baseado nessas temperaturas é claro que o cooler atual atende, mas quando coloco uma "pá" de arquivos de vídeo por 6 ou 7 horas, ai até o topo do gabinete esquenta, veja a relação abaixo pelo jeito todos os primeiros atendem já o último é o dobro desses todos, mas o nível de ruído é baixíssimo e tem 3 ventoinhas, custa menos de R$ 500,00 e os demais giram na casa dos R$ 200,00

 

1) Zalman 9900NT

2) Raijintek Tisis

3) Soeyi CL-2105

4) Zero K Z5 120 Mm Preto - Aczk5120

5) CNPS12X Triplo Fan

 

Tl8H9uN.jpg

 

CNPS12X Triplo

 

ZAL-CNPS12X.jpg

 

http://www.zalman.com/eng/product/Product_Read.php?Idx=449

 

 

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@misterjohn O SpeedFan, AMD Overdrive e esses apps "do lar" eu considero gimmick. A AMD sequer informa o consumo das placas de vídeo, o Tcase e Tmax dos processadores... Enfim, parece coisa de eletrodomésticos.  

 

Os mais populares são o Real Temp, AIDA64, HWmonitor. Eles estão sempre atualizando, especialmente os que têm versão Pro (paga). Os piores são os apps feitos pelos fabricantes para um determinado produto, especialmente apps para water coolers, pois eles depois param de desenvolver. A NZXT tem um app para os Kraken que o pessoal diz que é todo bugado. E a maioria deles é assim, até porque são várias placas-mãe, vários BIOS diferentes para configurar e ter compatibilidade.

 

O melhor mesmo é usar os programas de análise que todo mundo usa e não usar apps. Controlar tudo "no braço", pelo PWM do BIOS ou com um controlador de fan. Esses apps eu considero Bloatware. Não conheço o Corsair Link, mas esses dias mesmo alguém veio aqui dizer que o Corsair Link está dando tilt... Provavelmente ele tem uma placa-mãe menos popular, que a Corsair resolveu não adicionar o BIOS na lista de testes. Eu vejo mais ou menos por aí. Eu desinstalava essa tralha toda.

 

As temperaturas em repouso também querem dizer pouca coisa. Aqui tem um artigo legal da Intel - http://www.tomshardware.com/forum/id-1800828/intel-temperature-guide.html. Só começa a valer mesmo em load. A maioria dos reviews não coloca temperatura em idle justamente por causa disso - e varia, pois cada um vai ter um conjunto diferentes de aplicativos rolando no background, em repouso.

 

Mas procure abrir o AIDA64 e o HWmonitor para ver a temperatura dos TMPINs, que são os sensores da placa-mãe. Como você usa o micro com carga durante muito tempo, a sua B85 deve estar com o VRM com a língua para fora :lol:

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Tá na mão...eu desde hoje cedo estou com o pc ligado mas apenas em fóruns, pesquisando no google sobre coolers, acessando sites de fabricantes, aqui no FCH, normalmente os vídeos faço sábado à noite quando fico em casa, como ficamos vendo tv até tarde dá umas 7 ou 8 horas, nessa hora que ele deve sofrer mas nunca me incomodei até outro dia colocar a mão no topo do gabinete e sentir a quentura que estava,

Mas o que achou sobre o Zalaman com 3 ventoinhas?

O Raijintek é barato mas não se acha na praça, nem no ML.

Achei igual ao seu por pouco mais de R$ 200,00 é um bom preço?

 

QsbclTX.jpg

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@misterjohn em repouso está tudo legal, dentro dos parâmetros. Os TMPINs também estão bem legais, tudo na faixa dos 30ºC. Uma hora que você for usar o micro no talo, abra de novo e veja como fica.

 

Esse Zalman eu acho que tem melhor. Nessa linha de estética, o CM V8 GTS é melhor. É, o Raijintek Tesis esgotou no Kabum. O Lucifer V2 também. Eu vou ver se encontro outras opções. Mas eu acho que todos os da Zalman não conseguem acompanhar um Lucifer V2, por exemplo. Eles só são bonitos. Eles também têm coolers proprietários, o que não é legal. O bom desses air coolers é você poder brincar com fans diferentes, fazer push / pull, etc. Se bem que eu vou tentar fazer um mod no meu Zalman 9900NT, porque o fan dá para tirar.

 

Os testes de coolers tem muita manha. Volta e meia você encontra uns Zalman e outros coolers à frente de marcos como o NH-D14 ou D15. O pessoal viaja um pouco. Eu vejo testes em que o 9900Nt está no mesmo nível de coolers que batem com o meu NH-U14S, só que eu sei por experiência própria que o ganho em stock do meu NH-U14S foi de mais ou menos 10ºC em stock. Em overclock o Zalman sube na lua e eu tenho que parar os testes. Ou seja, 10ºC é o mesmo que atravessar uma avenida de dez pistas para um cooler. Então você pega essas anomalias e 90% dos reviews de coolers são "bugados".

 

O ideal é quando eles são feitos na hora com quatro ou cinco coolers diferentes. Os testes que exibem 20 coolers costumam não ser confiáveis, porque ninguém vai ficar testando 20 coolers por dois, três meses sem parar para depois postar o resultado.

 

Tem as manhas :) 

 

Eu fiz uma compilação de air coolers e water coolers e os coloquei da seguinte forma:

 

i7-3770K 4.6Ghz / 1.3v load (variação de 12-14ºC do pior para o melhor)

 

melhor - H100i (max)
Noctua NH-U14S (dual)
H100i (performance)
Noctua NH-U14S / H90
Corsair H75
Corsair H60 (dual)
Noctua NH-U12S (dual)
Corsair H60
Raijintek Evo (dual)
Noctua NH-U12S
Raijintek Evo
Hyper 212X (dual)
pior - Hyper 212X

 

Mas isso eu estou me baseando por testes, então pode ter inconsistências. Mas eu vou fazer uns testes neste inverno para solucionar alguns pontos dessa escala.

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@misterjohn eu vi alguns reviews e ele decepcionou. Não sei se são os heatpipes ou os fans. A área do radiador também parece ser bem menor. Mas, nesses de torre, dois fans é o melhor custo benefício. Dizem que o 3º fan é só cosmética.

 

Outra coisa é que a Zalman estava usando um encaixe diferente, com menos pressão, e isso estava afetando o desempenho de alguns coolers. Todos eles já têm um projeto antigo. Acho que não tem nenhum lançamento recente. E todos eles priorizam a estética, não o desempenho.

 

Eu evitaria comprar esses Zalman se o objetivo é um cooler com desempenho premium. Mas eles são bonitos.

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E o que você diz desse seu ai, Zalman 9900NT ????

 

Eu estive vendo as especificações mas não dá para comparar elas quando é AC e WC, explicando, já vi AC com 139,5 CFM, mas isso não significa que um WC de 77 CFM seja menos eficiente uma vez que o líquido é um trocador de calor mais eficiente do que o ar, é isso mesmo?????

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@misterjohn putz, o meu Zalman 9900NT eu não recomendo. Ele deve ser pior do que o Raijintek Evo ou Gammaxx S40, Hyper 212X. E está bem mais caro. Na verdade, ele me decepcionou um pouco. Nos reviews ele está sempre bem colocado :P nunca entendi isso. Eu coloquei o NH-U14S e as temperaturas despencaram.

 

Sobre a eficiência, eu acho que os water coolers têm a mesma eficiência do air cooler. O detalhe é que o water cooler parece gostar de um rpm maior. Por exemplo, tanto no meu NH-U14S como no 9900NT eu não vejo muita diferença de deixar no PWM ou rodar no talo a 12v. Cai 1-2ºC. Ou seja, o radiador e os heatpipes só pedem que o ar circule, nada mais. Não precisa ser um furacão, até porque os fins por polegada são baixos nos radiadores de air coolers. No water cooler tem a diferença de fins por polegada, e conforme aumenta o número de fins por polegada, melhor é trabalhar com rpm alto ou até fazer push pull. Por exemplo, o H75 parece ser um H60 com dois fans, mas não é. O radiador é um pouco mais fino do que o do H60, mas ele tem mais fins por polegada. Por isso que eles colocam dois fans, porque quando a malha é muito fechada os dois fans fazem uma diferença. O mesmo com o H110, ele tem uma malha mais fina do que a dos H100 da vida (quase certo). Tem essa também nos water coolers.

 

Só fazendo testes, mas, como eu falei, se você comprar um bom air cooler com fan de 1600rpm e deixar no PWM, ele não vai passar de 1300-1350rpm mesmo em stress test, mas vai acompanhar a maioria dos water coolers que custam o dobro do preço e vêm com fans de 2000-2600rpm. Estranho, não?

 

Por isso que eu desconfio de que o air cooler tem melhor desempenho de resfriamento por rpm. 

 

@misterjohn Por exemplo, water cooler Seidon 120v.

 

Fan Speed    600~2400 RPM (PWM)

Fan Airflow    86.15 CFM

Fan Air Pressure    4.16 mm H2O

 

Esse fan aí parece ser uma versão do Blade Master com 2400rpm. O troço é uma fera. Difícil encontrar um fan melhor, a menos que seja os topo de linha que só se encontra lá fora. Mesmo sendo refrigerado a água e tendo um tufão no radiador, esse Seidon parece ser igual ou pior do que os air coolers abaixo de 200 reais que tem fan de 1600rpm. Não deveria. Era para dar um coro neles todos.

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Gostaria de resolver essa situação independente se é necessário ou não ou se é mais caro, apenas com base no escrito abaixo:

 

Gostaria de saber se eu colocando um WC mesmo sem fazer over, não terei temperaturas baixas além de um AC, a questão é que eu gostaria de experimentar a tecnologia, não creio que um WC só sirva para OC, isso significaria dizer que ele só consegue reduzir a temperatura até por exemplo 60ºC ou um pouco menos talvez, mas seria algo limitado? Se o meu AC consegue por exemplo manter em 50ºC, na mesma condição um WC também irá manter????

É assim que funciona???? Pelo que dizem por ai, que WC é só para OC eu posso afirmar tudo isso acima como verdadeiro, o que me parece muito estranho, eu penso que se o convencional reduz a temperatura para 45ºC por exemplo, um WC deve reduzir para bem menos ou não é assim?

Como disse eu gostaria de experimentar um, não consigo imaginar na concepção do produto que ele só serve para situação extrema de temperatura.

Fazendo uma comparação, com um carro 1.0 você chega no mesmo lugar do que um com um 2.0 só que o segundo por ter mais potência e acessórios como ar, dh e outros confortos, a viagem se torna além de mais rápida, e com menos cansaço físico, a diferença seria no gasto de combustível.

Isso deveria se aplicar no caso dos coolers, gasto R$ 600,00 em um WC onde um AC de R$ 200,00 faz algo parecido mas não igual, então se justifica esse gasto, só não valeria se colocar no meu pc um AC e ficar com 50ºC e trocar por um WC e continuar com os 50ºC, no meu entendimento pela maior eficiência, deveria ficar no mínimo a 40ºC

ISSO TUDO PROCEDE? SE SIM EVIDENTE NÃO COMPRAREI O WC....

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@misterjohn Complicado de responder porque nenhum site faz testes com os adversários diretos. Deve ser exigência dos fabricantes.

 

Mas por este teste você vê que em stock load você tem 24 coolers separados por 8ºC. Daria 4 coolers para cada 1ºC. Até o Raijintek Evo estaria nessa salada, e daria 4-5ºC de diferença para um H100i que custa 4 vezes o preço. 

 

A questão não é que water cooler não serve para CPU bloqueada, mas vale a pena gastar 600 reais em um water cooler para abaixar 4-5º em relação a um air cooler de 150 reais que jamais vai vazar na sua placa-mãe ou buzinar no seu ovido? Que você instalou e só precisa limpar o radiador a cada 12 meses e pronto e que vai durar dez anos?

 

Outra questão muito importante entre quem faz overclock e quem não faz: 

 

No caso do overclock, existe uma coisa muito importante que é o limite de temperatura da CPU. Em stock tanto faz se a CPU chega a 50 ou 55º ou até 65ºC em load. "Tanto faz" porque todas são temperaturas seguras. Eu não comprei o NH-U14S porque eu queria abaixar as temperaturas do Zalman 9900NT porque a minha CPU nunca passou de 65ºC. Eu comprei o NH-U14S porque eu queria fazer overclock. As temperaturas baixaram 10ºC em stock, mas isso não faz diferença nenhuma, pois o Zalman já estava dando conta. Mas esses 10ºC em stock podem se transformar em 20ºC em overclock pesado. Ou até mais. Nesse caso, o NH-U14S ou um water cooler se torna uma necessidade. Não é mais luxo de dizer que a temperatura "caiu 10ºC". É porque você não quer passar de um limite, e só alguns AC e WC são capazes disso.

 

Quem leva overclock a sério, sabe que não é bom rodar a CPU acima de certas temperaturas, então 5ºC se torna o diferencial entre adicionar 0.1Ghz de clock ou até 0,2Gz. E quem faz overclock a sério está a fim de colocar 0,1Ghz a mais, mesmo que isso signifique gastar 400 reais a mais. Ou o preço que seja.

 

Resultado, tem quem gaste duas, três, quatro vezes mais para rodar uma CPU em stock de 5 a 10ºC mais fria, mas precisa? Na realidade não. É só para olhar no AIDA64 e ver temperaturas mais baixas.

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2 minutos atrás, Contiusa disse:

Quem leva overclock a sério, sabe que não é bom rodar a CPU acima de certas temperaturas, então 5ºC se torna o diferencial entre adicionar 0.1Mhz de clock ou até 0,2Mz. E quem faz overclock a sério está a fim de colocar 0,1Mhz a mais, mesmo que isso signifique gastar 400 reais a mais. Ou o preço que seja.

 

Agora tocaste no meu ponto, de fato 5 graus torna-se diferença na hora de subir mais 200MHz, caso ele não faça over, melhor air cooler mesmo, dá menos trabalho.

 

5 minutos atrás, Contiusa disse:

Que você instalou e só precisa limpar o radiador a cada 12 meses

 

Relativo, depende do ambiente do usuário, aqui por exemplo, tem muita poeira, e eu preciso literalmente lavar o radiador do meu H80i.

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1 minuto atrás, PH Benchmarker disse:

Relativo, depende do ambiente do usuário, aqui por exemplo, tem muita poeira, e eu preciso literalmente lavar o radiador do meu H80i.

 

É, aqui em casa também :lol:

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Agora para finalizar mesmo, nem que use um wc fraquinho como H60, só para experimentar...e o gigante da Noctua o D15 também é gastar grana à toa????

 

PH Benchmarker

 

Realmente eu não ia querer mexer nisso desse  jeito, no máximo uma aspirada de vez em quando e uma limpeza rápida nas hélices dos fans de cpu e gabinete...já sou obrigado a puxar a mesa do pc de vem em quando para tirar o pó que acumula já que fica no quarto da empregada e como só eu uso (é meu cantinho, escritório, local do pc, etc) eu limpo...é ótimo no frio, fecho a porta e o vitro fica uma beleza...

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@misterjohn o H60 eu acho besteira, mas o H75 eu já cresço os olhos :lol: Ele só é um pouco mais caro, tem dois fans em push / pull e tem o radiador com mais fins por polegada.

 

Ou então um H90, que também está por um preço próximo. Mas ele é de 140mm, então tem que ver se o seu exaustor cabe fans de 140mm. O os fans de 140mm tendem a serem mais silenciosos.

 

Só não sei se o H75 e o H90 tem algum bug de fabricação. Acho os dois uma boa opção.

EDIT: Nepton 120XL também está por um preço bom, mas já estou entrando em uma seara que não conheço - pormenores de quem usa water cooler.

Postado

Nas minhas pesquisas, constatei que os que tem a parte que fica a bomba, for redondo, é fabricado pela Antec e os quadrados por outra que não lembro agora, mas que os Antec são mais seguros...meu gabinete é gigante, mas parece que no exaustor só cabe até 120, mas cabe no topo.

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