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Moro na baixada santista, moro em um apto e o meu pc fica em um quarto de empregada, assim não incomodo ninguém e ninguém me incomoda com uma área mais ou menos de 6 m², como tem a janela e a porta na mesma parede, típico de cômodos desse tipo, não há circulação de ar, mesmo com um ventilador de teto a temperatura passa dos 30ºC brincando, apesar do meu pc dispor de cooler de 120mm para ventilação, ainda acho pouco, isso e o ventilador de teto.

Sendo assim, gostaria de colocar o tal de watter cooler, mas desconheço totalmente o assunto, mas a exemplo dos bulks para impressoras, parece que eles, os cooler à liquido estão mais simples e confiáveis, mas para que não conhece nada sobre o assunto é temerário sair por ai comprando as cegas.

Gostaria de instalar um do tipo da imagem abaixo, mas preciso saber onde instala o conjunto radioador+ventoinha, se tem espaço, se a parte que vai no processador tem garras para fixação na placa-mãe ou é outro método, enfim qual o mais recomendado para Core i7-4770 3,40 Ghz, gostaria enfim de saber o que é preciso conhecer antes de entrar nessa.

Veja a temperatura outro dia, na parte da tarde, dentro do recinto, o termômetro fica no vitrô:

 

WmH6Uk6.jpg

 

intel_rts2011lc_035.jpg

 

 

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A maior não posso te afirmar com segurança porque não medi, mas aos sábados, coloco um monte de arquivos de vídeo em um programa que fica processando durante todo o tempo que fico aqui vendo tv, tomando umas, no mínimo umas 6 ou 7 horas, e coloco a mão na parte superior do gabinete estáva muito quente.

Minha ventoinha é da cooler master, apesar de ter vindo na caixa, não veio modelo, mas é igual a foto abaixo, já o gabinete é um Cooler Master CM690II.uuqdmHV.jpg

 

http%3A%2F%2Fwww.cool

 

1_15_5.jpg

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Minha visão:

 

Se você não for um entusiasta, que faz OC, daqueles que mexe dentro do PC todo dia e faz questão de tirar cada gota de performance que seu PC pode dar, você NÃO precisa de Water Cooler.. Quem faz isso, usa Water Coolers TOP ou soluções customizadas...

 

Um Air Cooler dá conta de resfriar um processador, mesmo nessas condições, de maneira bem satisfatória..

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É isso mesmo, não curto over, jogos, etc, coisas que demandam grande poder de processamento e consequentemente aumento de temperatura, mas mexo com arquivos de vídeos como disse acima, minha meta é rapidez nas atividades envolvendo processamento de vídeos, porque muitas vezes tenho que repetir o processo por causa de falha.

E aquecimento excessivo em processadores Intel ocasionam a baixa do clock e consequentemente maior tempo na realização e atividades envolvendo vídeos.

Essa imagem abaixo é um produto voltado para computador gamer, então voce também acha que ele é muito além das minhas necessidades apesar de ser um air cooler?

1-Infinity.jpg

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@misterjohn

Como ja disseram no seu caso um water cooler seria algo desnecessário, só pra estética. Recomendo que compre um Air Cooler de uma marca mais famosa, de algum modelo bom e reconhecido, assim até mesmo se surgir alguma dúvida na instalação fica mais fácil de voce pesquisar sobre. 

Alguns modelos que estão em ótimo custo/benefício que eu recomendo são:

 

Cooler Master Hyper T4:

Capturar1.PNG

 

Cooler Master TX3 EVO:

Capturar2.PNG

 

PCYes Zero K Z2:

Capturar.PNG

 

Todos estão a venda na Kabum. Testes deles você pode conferir no Youtube e tirar sua própria conclusão de qual vale mais a pena.

 

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Murilo meu objetivo é colocar um cooler que não utilize ar aquecido para esfriar o dissipador do processador, esses colocados acima, todos fazem dessa forma, injetam vento quente sob o dissipador. Nunca pensei em usar  watter cooler, mas com o tempo eles se tornaram seguros e simplificados.

Desses tres que voce mostrou, o primeiro eu não sei como é fixado, mas o segundo é com pontas retráteis, quando instalei o meu i7 usei o cooler in box, o processador ia a mais de 70º quando ligava o pc, depois caia para pouco mais de 50 não pela eficiencia do conjunto, mas pela baixa do clock do processador que passava a se portar como uma lesma.

Pesquisando a situação, percebi que o cooler não ficava muito fixado devido a essas pontas retráteis, ai comprei um bem simples mas com aquela placa que vai atras da placa-mãe, essa sim garante um bom contato, a partir dai era ligar e marcar 28ºC depos com o uso subir normalmente e não esquenta muito, salvo quando encho um programa de vídes em hd e deixo horas processando, por isso que quer algo mais potente.

Quanto a terceira imagem de cima para baixo, parece que foi feita para soquetes AMD.

 

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@misterjohn os pontos principais seria:

 

Pontos negativos do water cooler

 

1 - O seu processador é bloqueado e não faz over.

2 - Os water coolers de entrada - de 120mm com um fan - tem o mesmo desempenho ou pior do que um air cooler intermédiário que custa bem menos. Por exemplo, um Raijintek Evo custa 150 reais e tem o mesmo desempenho ou melhor do que o Seidon 120v que custa 300 reais. Ele está no mesmo nível do H60. Ou seja, esse da Intel que você colocou na foto, o H60, o Seidon 120v não terão ganho nenhum ou muito pouco (1-2ºC) em relação aos air coolers na faixa de 150-250 reais.

3 - water coolers são mais barulhentos (costumam vir com fans de desempenho com rpm na faixa dos 2000). Um bom air cooler costuma ter rpm de 1600. Aliado ao PWM, eles são praticamente inaudíveis. O meu NH-U14S tem 1600rpm e é inaudível - e deixa todos esses water coolers comendo poeira (e é mais barato do que o H60).

4 - water cooler tem várias peças. É comum os usuários chegarem aqui com problemas na bomba. Eles podem desenvolver ruídos na bomba com o tempo ou até pararem de funcionar. Volta e meia alguém aqui do fórum tem que acionar o RMA. Quanto a um air cooler, é igual fusca. Só quebra se você passar com uma carreta por cima. O máximo que pode acontecer é o fan estragar, mas você só precisa comprar outro, que geralmente está na faixa de 35-50 reais.

5 - water cooler pode vazar a mangueira e fritar a sua placa-mãe. Nos últimos meses tiveram dois usuários com a mangueira que vazou. Um deles teve que desmontar o micro inteiro para enchugar o líquido e acho que ele tinha perdido a placa-mãe, talvez o processador. O líquido do water cooler não é condutor, mas o detalhe é que com o tempo de uso, as partículas de metal do radiador e as partículas da mangueira, etc, se misturam ao líquido e ele passa a se tornar condutor.

6 - a bomba do water cooler faz ruído. Tem quem diga que não dá para ouvir, mas tem quem jure que fica com um zumbido baixo, acima do som dos fans do gabinete. Depende também da marca da bomba (geralmente são OEM e eles etiquetam, da mesma forma que a maioria das fontes vem de um punhado de fabricantes).

 

Pontos favoráveis do water cooler

 

1 - eles não correm o risco de cobrir as memórias. Alguns air coolers cobrem os dois primeiros slots de memória, às vezes até os quatro, e você precisa usar memória low profile.

2 - (edit) eles cabem na maior parte dos gabinetes com exaustor de 120mm. Já os air coolers tem o limite de altura, e boa parte dos gabinetes não aceita coolers populares como o Hyper 212X, que mede 16cm de altura. Em geral, os gabinetes de entrada só aceitam até 14cm, que seriam os TX3 da vida, mas que são air coolers bem básicos.

3 - eles não pesam no soquete. São ideais para micros que precisam ser levados de um lado para o outro, como micros de DJs, essas coisas. Alguns air coolers pesam no soquete e podem até quebrar a placa-mãe se forem transportados.

4 - em overclock o water cooler começa a abrir uma frente em relação aos air coolers intermediários. Em over extremo, os H100i GT da vida começam a levar vantagem até mesmo sobre os air coolers top. Mas um NH-D15 acompanha a maioria. Só os H110i e superiores começam a deixar os air coolers para trás.

5 - são bonitos, dá status para quem é gamer, e são legais para quem tem dinheiro e gosta de incrementar o micro. Você compra um H110i GT e coloca 4 fans Noctua de 2000rpm e o troço se torna um campeão (por 1600 reais).

 

Ou seja, water coolers na faixa do H60, Seidon 120v ou esses de um fan e 120mm, se torna mais vantajoso o air cooler, tanpo pelo preço como pelo desempenho. A questão são os slots de memória. No seu caso, já que você tem os quatro slots de memória ocupados, preste atenção na altura do cooler. Se der a altura, eu compraria um Raijintek Evo ou Hyper 212X. Eu daria vantagem para o Evo. Mas pode colocar um water cooler. Só tenha em mente que ele pode te dar dor de cabeça mais para frente (e fazer barulho).

 

A sua memória é de low profile? Daquelas sem dissipador? Qual é o modelo? 

 

PS: devo ter esquecido alguma coisa ou falado alguma besteira, mas eu acho que é mais ou menos isso. Eu pesquisei os air coolers e water coolers durante uns dois ou três anos para trocar o meu Zalman 9900NT. Sempre dei para trás e protelei a troca. Por fim, acabei me decidindo pelo Noctua NH-U14S e com o passar do tempo sinto que ganhei na loteria. Só troco ele agora por um H110i GT quando for comprar outro processador e fazer um over pesado.

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Esqueci de mais um ponto favorável dos water coolers:

 

Vários air coolers só montam com o fluxo de ar para cima no soquete AMD. Se o gabinete não tiver uma grelha no teto ou se a placa de vídeo ficar bem na frente do intake do cooler, não fica legal, e isso limita as opções para quem quer um bom air cooler. Fans de mancal também não são indicados para trabalhar para cima. Em alguns casos acaba se tornando mais vantajoso colocar um water cooler se a pessoa tiver dinheiro para comprar.

 

Mas isso não se aplica aos soquetes Intel.

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15 horas atrás, Contiusa disse:

@misterjohn os pontos principais seria:

 

Pontos negativos do water cooler

 

1 - O seu processador é bloqueado e não faz over.

2 - Os water coolers de entrada - de 120mm com um fan - tem o mesmo desempenho ou pior do que um air cooler intermédiário que custa bem menos. Por exemplo, um Raijintek Evo custa 150 reais e tem o mesmo desempenho ou melhor do que o Seidon 120v que custa 300 reais. Ele está no mesmo nível do H60. Ou seja, esse da Intel que você colocou na foto, o H60, o Seidon 120v não terão ganho nenhum ou muito pouco (1-2ºC) em relação aos air coolers na faixa de 150-250 reais.

3 - water coolers são mais barulhentos (costumam vir com fans de desempenho com rpm na faixa dos 2000). Um bom air cooler costuma ter rpm de 1600. Aliado ao PWM, eles são praticamente inaudíveis. O meu NH-U14S tem 1600rpm e é inaudível - e deixa todos esses water coolers comendo poeira (e é mais barato do que o H60).

4 - water cooler tem várias peças. É comum os usuários chegarem aqui com problemas na bomba. Eles podem desenvolver ruídos na bomba com o tempo ou até pararem de funcionar. Volta e meia alguém aqui do fórum tem que acionar o RMA. Quanto a um air cooler, é igual fusca. Só quebra se você passar com uma carreta por cima. O máximo que pode acontecer é o fan estragar, mas você só precisa comprar outro, que geralmente está na faixa de 35-50 reais.

5 - water cooler pode vazar a mangueira e fritar a sua placa-mãe. Nos últimos meses tiveram dois usuários com a mangueira que vazou. Um deles teve que desmontar o micro inteiro para enchugar o líquido e acho que ele tinha perdido a placa-mãe, talvez o processador. O líquido do water cooler não é condutor, mas o detalhe é que com o tempo de uso, as partículas de metal do radiador e as partículas da mangueira, etc, se misturam ao líquido e ele passa a se tornar condutor.

6 - a bomba do water cooler faz ruído. Tem quem diga que não dá para ouvir, mas tem quem jure que fica com um zumbido baixo, acima do som dos fans do gabinete. Depende também da marca da bomba (geralmente são OEM e eles etiquetam, da mesma forma que a maioria das fontes vem de um punhado de fabricantes).

 

Pontos favoráveis do water cooler

 

1 - eles não correm o risco de cobrir as memórias. Alguns air coolers cobrem os dois primeiros slots de memória, às vezes até os quatro, e você precisa usar memória low profile.

2 - (edit) eles cabem na maior parte dos gabinetes com exaustor de 120mm. Já os air coolers tem o limite de altura, e boa parte dos gabinetes não aceita coolers populares como o Hyper 212X, que mede 16cm de altura. Em geral, os gabinetes de entrada só aceitam até 14cm, que seriam os TX3 da vida, mas que são air coolers bem básicos.

3 - eles não pesam no soquete. São ideais para micros que precisam ser levados de um lado para o outro, como micros de DJs, essas coisas. Alguns air coolers pesam no soquete e podem até quebrar a placa-mãe se forem transportados.

4 - em overclock o water cooler começa a abrir uma frente em relação aos air coolers intermediários. Em over extremo, os H100i GT da vida começam a levar vantagem até mesmo sobre os air coolers top. Mas um NH-D15 acompanha a maioria. Só os H110i e superiores começam a deixar os air coolers para trás.

5 - são bonitos, dá status para quem é gamer, e são legais para quem tem dinheiro e gosta de incrementar o micro. Você compra um H110i GT e coloca 4 fans Noctua de 2000rpm e o troço se torna um campeão (por 1600 reais).

 

Ou seja, water coolers na faixa do H60, Seidon 120v ou esses de um fan e 120mm, se torna mais vantajoso o air cooler, tanpo pelo preço como pelo desempenho. A questão são os slots de memória. No seu caso, já que você tem os quatro slots de memória ocupados, preste atenção na altura do cooler. Se der a altura, eu compraria um Raijintek Evo ou Hyper 212X. Eu daria vantagem para o Evo. Mas pode colocar um water cooler. Só tenha em mente que ele pode te dar dor de cabeça mais para frente (e fazer barulho).

 

A sua memória é de low profile? Daquelas sem dissipador? Qual é o modelo? 

 

PS: devo ter esquecido alguma coisa ou falado alguma besteira, mas eu acho que é mais ou menos isso. Eu pesquisei os air coolers e water coolers durante uns dois ou três anos para trocar o meu Zalman 9900NT. Sempre dei para trás e protelei a troca. Por fim, acabei me decidindo pelo Noctua NH-U14S e com o passar do tempo sinto que ganhei na loteria. Só troco ele agora por um H110i GT quando for comprar outro processador e fazer um over pesado.

Besteira???? Você deu uma aula aqui para mim e para tantos outros que leram ou vier a ler um dia, mais esclarecedor do que isso é difícil.

Tenho 2 pentes Kingston modelo alto e 2 modelo baixo, ambos sem dissipador...repito, muito legal sua explicação...pelo jeito esse watter cooler deve zumbir como aquelas bombinhas de aquario...terrível.

Não quero voltar ao tempo que comprei um Thermaltake Volcano, zumbia tanto que eu morava em um sobrado e o pc ficava em cima no quarto, na sala, em baixo, eu escutava ele claramente.

voce disse que meu processador é bloqueado para over??? Só por curiosidade, tem como desbloquear?

Tipo de memória: Memória 8GB DDR3 1333MHz UDIMM ValueRAM - Kingston (KVR1333D3N9/8G) todas as 4.

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Contiusa, voce com seus ótimos argumentos, mostrou-me que para mim um watter cooler pode não ser a melhor opção, então irei de air cooler, mas preciso de uma assessoria; verifiquei aqueles que voce citou e achei os da Noctua superior aos demais, e elegi um modelo, voce falou em NH-U14S e eu vi também o NH-D15, ambos monstruosos, mas meu gabinete tem espaço suficiente para ele, o preço é tão grande quanto ele, R$ 659,90 em vários lugares, é tabelado? Só muda o parcelamento.

Tem algo semelhante a ele um pouco mais em conta, não que esteja impossível de pagar, mas só quero saber se é um gasto que vale a pena.

Para mim, seja qual for, o essencial é que seja fixado do jeito que já disse antes:

108108-1-cooler_cpu_noctua_nh_d15-5.jpg

 

Ele tem 165 mm de altura, e o meu gabinete tem disponível 177 mm de altura, então ainda sobra 12 mm:


LLmBDCP.jpg

Tutorial da instalação:

 

 

Dimensões do gabinete:

 

http://www.coolermaster.com/xresserver01-DLFILE-P1302180467a4a9-F13030400778454.html

 

 

 

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@misterjohn legal poder ajudar! 

 

Bom, se a sua memória é daquelas sem dissipador, ajuda bastante, mas o NH-D15 e o NH-D14 são muito potentes para o seu i7-4770, que só pode rodar em stock. Infelizmente ele não tem como desbloquear ou fazer over com ele.

 

Esses coolers grandes da Noctua pesam por volta de 1.4kg (por aí). Acho que seria exagero.

 

Das opções intermediárias, a melhor delas seria o Raijintek Evo, que mesmo se cobrir as memórias vai caber nas suas Kingston sem dissipador. Se quiser dar uma incrementada, pode colocar outro fan Raijintek e fazer um push / pull (um fan de cada lado, em trenzinho). Acho que ele vem sem o splitter (para plugar os dois fans no CPU-fan com PWM), mas pode comprar um Akasa. Esse Raijintek parece enganar pelo preço, mas é melhor do que o Hyper 212X.

 

Um cooler premium para uma CPU bloqueada seria o NH-U14S ou o NHU12S, mas eles estão em falta na WAZ (o único lugar que eu sei que vende). Pode tentar importar, mas a taxa de importação será alta. E a caixa é grande, então não dá nem para pedir para alguém trazer. Eles tem um projeto de heat pipe diferente, melhor do que o do NH-D14. 

 

Um nível acima do Raijintek e do Hyper 212X seria o Lucifer V2 da DeepCool, que tem um radiador grande e fan de 140mm. Tem o peso do meu NH-U14S, que eu não acho pesado. Pelos testes, no pior cenário em stock ele seria 3ºC mais quente do que os water coolers duplos, o que impressiona. Os testes nem sempre são precisos, mas eles fizeram com um processador igual ao seu (desbloqueado, mas em stock seria igual). Seria uma boa opção. Podia colocar um fan extra em push pull se quiser. É um pouco diferente e só vai até 1200rpm (o do cooler é de 1400), mas isso não afeta. O fan do meu Noctua só vende com rpm menor do que o que vem com o cooler. É só colocar o mais fraco na frente e o mais forte atrás, puxando do mais fraco. O Lucifer V2 montado.

 

Desses de duas torres, tem o Raijintek Tisis, que está no nível de desempenho do NH-D14. Eu acho que os Noctua, pelo preço, só valeria a pena comprar o NH-U14S e o U12.

 

Pela página do seu gabinete, ele aceita CPU coolers de até 177mm, então acho que cabe todos esses aí.

 

O NH-D15 é bem largo, então em algumas placas-mãe ele ocupa o primeiro slot PCI. Nas placas-mãe que o primeiro PCI é daqueles pequeninos, não faz diferença. 

 

Ah, se fizer push / pull, alguns coolers não vêm com presilha extra para outro fan, aí tem o macete dos zip ties (abraçadeiras). O pessoal entusiasta só prende assim :) Mas eu prefiro as presilhas :lol:

 

Como você parece querer um cooler mais potente, o Lucifer V2 é uma boa opção pelo tamanho menor (ele já é grande). O Tisis deve pesar igual ao NH-D14, mas está bem mais barato.

 

Pode pesquisar também. Tem muitos coolers legais. O que influencia (em geral) são os número de heat pipes, o tamanho do radiador e o tamanho / rpm / fluxo / pressão estática dos fans.

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Contiusa, voce deu uma aula, de faculdade, explicações muito esclarecedoras, vou ter que verificar todas essas alternativas, mas como temos que esgotar todas opções, o que voce acha desse cooler abaixo:

 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=32542&origem=52&gclid=CM-Qv-vMscwCFccIkQod66cLjg

 

Só por cuirosidade, sendo esse produto abaixo, oficial da Intel, não seria uma boa pedida?

 

http://www.terabyteshop.com.br/cooler-cpu/watercooler-intel-bxrts2011lc-lga-20111150115511561366.ptml

 

E por fim, como disse antes, não quero fazer over, mas meu processador é bloqueado? Como desbloquear????

 

Murilo fique a vontade para participar dessa materia, quanto mais opiniões melhor.

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13 minutos atrás, misterjohn disse:

E por fim, como disse antes, não quero fazer over, mas meu processador é bloqueado? Como desbloquear????

 

Infelizmente não tem como. Não é como nos AMD. Se a sua placa-mãe tiver ajuste para overclock (alguns modelos de B85 tem), dá para fazer um over básico, talvez colocar todos os cores a 3.9Ghz (porque eles escalam), mas não é garantido. Só pesquisando mesmo. Overclock de verdade só com a série "K" e placas-mãe Z87-Z97.

 

Esse Akasa Vodoo está por um preço legal, mas é de 120mm. Acho que o Lucifer V2 vai bater ele. Mas como você não vai fazer over, qualquer um dos dois dá legal. Muito provavelmente você não vai passar de 55ºC em load. Porque os Haswell são quentes (do Ivy Bridge em diante eles são quentes). Abaixo de 50ºC você vai ter que abrir a carteira. Mas até 65ºC em load é uma boa temperatura para a Intel, então qualquer cooler que mantiver as temperaturas abaixo de 60ºC no verão está muito bom. Principalmente em stock.

 

Esse water cooler da Intel está muito caro. Ele só tem um fan de 120mm. Será igual ou pior do que um H60. Por esse preço você pode comprar um Corsair H75, que seria uma espécie de H60 em push-pull. Ou até um H80i. Mas gastar quase 600 pilas em um water cooler para colocar em um i7-4770 bloqueado seria exagero. Até um H75 ficaria legal, mas eu acho desnecessário.

 

Uma opção boa e bonita - nessa faixa de preço - é o CM V8 GTS. Ele é um pouco melhor do que o Vodoo e o Lucifer V2 e chega perto do NH-D14. Até porque ele tem três torres e dois fans de 140mm. Dos três, é o que tem o pior custo benefício (mais caro), mas tem a estética.

 

 

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11 minutos atrás, misterjohn disse:

Deu zebra, mas não pode culpar a loja porque esta só vende não fabrica, tem culpar o fabricante:

 

 

 

Esse é o maior problema de Water Cooler.. Quando ele falha, leva meio mundo junto.. Mas esse Triton é falho mesmo.. Tem uma centena de casos semelhantes..

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Pensei que o WC já estava desenvolvido a ponto de não acontecer algo tão temido e previsivel já que estamos lidando com pressão de líquidos confinados, a solução para isso seria uma válvuva de descarga instalada fora do gabinete, quando a pressão excedesse, caso seja esse o problema que origine o vazamento,tipo válvula de panela de pressão.

 

Já que estamos falando sobre esse assunto, apesar de uma empresa fabricar para outras, qual é o que tem menor índice de defeitos desse tipo?

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@misterjohn

 

Só para dar o veredito. O maior segredo é que o ar frio entre no radiador, ou no dissipador, e o ar quente efetivamente saia dali. Eu fiz verdadeiras gambiarras com papel, canos, e outros, dutos então nem se fala, para canalizar o ar para dentro e para fora....

 

Eu comprei o antec kuhler 620 e não notei NENHUM diferencial entre o air cooler que eu tinha, sinceramente. Eu tinha o hyper TX3.

 

Agora, claro, com meu personal watercooler tabajara, que é baseado no mesmo antec, a coisa é bem diferente. Mas como meu gabinete não é comum, também... tá bom demais

 

Quanto aos encaixes, se alguém já respondeu, excusas.... os WC, da mesma forma que os Air Cooler, trazem soquetes padrão

repare aqui, por exemplo

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-nepton-240m-da-cooler-master/3137

 

https://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=78789

 

 

Normalmente os tamanhos para o radiador são agravantes sim.. deves observar o gabinete. A fixação dos radiadores se dá por meio dos fans. O fan fixa no radiador e o fan é fixado no gabinete.

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36 minutos atrás, ilkyest disse:

@misterjohn

 

Só para dar o veredito. O maior segredo é que o ar frio entre no radiador, ou no dissipador, e o ar quente efetivamente saia dali. Eu fiz verdadeiras gambiarras com papel, canos, e outros, dutos então nem se fala, para canalizar o ar para dentro e para fora....

 

Eu comprei o antec kuhler 620 e não notei NENHUM diferencial entre o air cooler que eu tinha, sinceramente. Eu tinha o hyper TX3.

 

Agora, claro, com meu personal watercooler tabajara, que é baseado no mesmo antec, a coisa é bem diferente. Mas como meu gabinete não é comum, também... tá bom demais

 

Quanto aos encaixes, se alguém já respondeu, excusas.... os WC, da mesma forma que os Air Cooler, trazem soquetes padrão

repare aqui, por exemplo

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-nepton-240m-da-cooler-master/3137

 

https://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=78789

 

 

Normalmente os tamanhos para o radiador são agravantes sim.. deves observar o gabinete. A fixação dos radiadores se dá por meio dos fans. O fan fixa no radiador e o fan é fixado no gabinete.

A coisa é complicada, não vejo como entrar ar frio no radiador sem prejuizo a alguém, se colocar a ventoinha dentro do gabinete e jogando ar nele, voce estará injetando ar aquecido do interior já que todos componentes produzem calor, se colocar a ventoinha do lado de fora do gabinete voce consegue injetar o ar da temperatura ambiente, mas devido a caloria do radiador, irá jogar o ar quente para dentro do gabinete....

Outra coisa, esse radiador grande com duas ventoinhas do nepton, como alguém consegue instalar na traseira do gabinete?

Veja na imagem acima, de acordo com o fabricante Cooler Master (tanto do gabinete quanto do wc) orienta a instalar no piso do gabinete, isso incorre no erro citado acima, isto é, estará jogando ar quente do dissipador para o interiro do gabiente, se inverter as ventoinhas estará jogando ar quente em cima do radiador, então eu pergunto, como equacionar essa questão de favorecer o radiador ou o restante dos componentes?

O air cooler por sua vez, por mais eficiente que seja, estará injetando e circulando ar quente do gabinete...a solução para isso seria ter um gabinete "quarto e sala" isto é, repartições separadas onde uma ficaria a fonte e o radiador.

 

Postado
1 hora atrás, misterjohn disse:

O air cooler por sua vez, por mais eficiente que seja, estará injetando e circulando ar quente do gabinete...a solução para isso seria ter um gabinete "quarto e sala" isto é, repartições separadas onde uma ficaria a fonte e o radiador.

Eu li isso algumas vezes e vale uma ressalva aqui..

 

Se seu gabinete tem uma boa circulação de ar, a temperatura dentro dele fica estável.. Claro, mais quente que o ambiente, mas não tão quente, como uma placa de vídeo, por exemplo.. Então, o "ar quente" que a ventoinha sopra no radiador ou dissipador, será consideravelmente mais frio, que a temperatura de toque dessas peças, no caso de uso intenso da CPU, por exemplo.. E esse ar quente, mais leve, sobe vai pro ambiente.. Ao mesmo tempo, ar frio, mais denso, entra pela frente e por baixo do seu gabinete, pra igualar a pressão interna dele..

 

Se seu gabinete permite essa circulação de ar, seja por fans ou por gradeados na carcaça dele, a temperatura interna dele, meio que deixa de ser preocupação..

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Exatamente... e meu gabinete antigo tinha esse problema. Ele formava um bolsão de ar na altura do PCI-E... e era justamente ali que acabava sendo puxado ar quente para o radiador/dissipador.

 

Citação

Outra coisa, esse radiador grande com duas ventoinhas do nepton, como alguém consegue instalar na traseira do gabinete?


Muitas vezes tem espaço sim... depende do gabinete. No meu por exemplo, só na parte de cima....e olha que era com uma ventoinha.

 

Se você tem um espaço vazado para a ventoinha traseira, por exemplo, tu podes passar o bloco por ali.... o segredo é por onde passar o bloco (que fica no processador) daí por diante é só alegria....

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Estou um pouco receoso como watter cooler, mesmo marcas renomada dão problemas, li um usuário reclamando do Corsair H100 onde ele afirma que a mangueira apresenta rachaduras, então é algo que necessita de inspeção constante, esse "grandalhao acima" o NH-D15, tem fama de ser o melhor do mundo, tem alguma contra indicação para meu uso, me refiro a parte técnica, hoje não faço over, minha placa tem 3 anos, pode ser que quando ela pife eu resolva entrar nessa, ai já estaria preparado, fora isso, se ele estaria muito aquém da necessidade, é melhor sobrar do que faltar, e então??????

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@misterjohn  sinceramente? vá de air cooler mesmo.

 

Tente canalizar o ar que entra, o que sai, use dutos... enfim... faça do teu conhecimento teu guia. Eu fiz 15 testes com o air cooler que tinha para melhorar. Eu fiz 30 com o WC para deixar como está hoje...  É só teste meu caro.

 

O air cooler deve dar conta sim, mas... garanta que ele receba ar frio e que toque embora ar quente

 

REpare aqui, por exemplo.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-blizzard-t2-da-cooler-master/2946/4

 

neste caso, eu poria um duto, para tirar o ar para fora

duto-de-ar-extensor-para-gabinetes-furac

 

e um canalizador, para garantir que ar frio chegue ali

duto.jpg

 

e te garanto que os resultados serão bem bons...

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