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Pastas com um "x" em cima e não acessíveis


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Olá pessoal,

 

Estou com um problema na rede aqui da empresa. Tenho um computador conectador na rede corporativa, assim como os demais, e ele acessa a rede interna normalmente. Temos um computador que concentra todos os arquivos que utilizamos (servidor), e esse tal computador que tenho não consegue acessar determinadas pastas no "servidor", as quais aparecem com um "X" em cima e se tento acessa-las aparece a seguinte mensagem:

 

IMG_06052016_101132.jpg

 

Se eu reiniciar o computador consigo acessar a pasta normalmente, porém quando desligou e vou usar no outro dia acontece a mesma coisa. E ter que reiniciar o PC toda vez não há condições.

 

Especificações da rede:

-Todos os computadores rodam Windows7, inclusive o "servidor"

-Rede corporativa

-Todos no mesmo grupo de trabalho

 

E uma observação: este erro já aconteceu com outro computador da empresa, porém depois de reiniciar um certo dia o problema simplesmente parou.

 

Estou a disposição para dar mais informações.

 

 

2.jpg

 

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@Gustavo.Loggin

 

Olá,

 

Verifiquei esta opção e ela está habilitada, e o compartilhamento protegido por senha está desabilitado.

 

O estranho dessa situação é que está acontecendo somente em um computador. Não sei se pode ser o anti-vírus, utilizamos o Bitdefender.

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  • Membro VIP

E como estão as opções de compartilhamento? Essa pasta em questão está compartilhada no servidor pelo usuário ou pelo nome da maquina que acessa?

A maquina em questão está com a opção de disponibilizar os arquivos offline ativada? 

Uma boa forma de testar se o problema são as permissões é pedir ao usuário para entrar em outra maquina e ver se funciona.  E pedir para outro usuário entrar na maquina com problema e ver se o acesso continua negado.

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@Fernando Roberto de Aguiar Pode ser o antivírus sim. O ideal era que você coloca-se a pasta compartilhada como uma exceção no antivírus para que ela não fosse escaneada e testasse. Outra ideia é a de que o próprio firewall do Windows está bloqueando o acesso, uma vez que o local de rede encontra-se em "rede corporativa" ao invés de "rede doméstica", tente também manter ambos em "rede doméstica" onde as configurações de segurança seriam as ideais.

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  • Membro VIP

O antivirus e firewall na geram esse tipo de erro. E colocar na rede domestica nao é o ideal nem de longe para uma empresa.

 

Essa pasta está mapeada ou o usuário digita o endereço completo do servidor? Pode ser problema de DNS também, tente colocar o IP do servidor em vez do nome no endereçamento. \\10.x.x.x.x\pasta  e ver se acessa.

 

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@sdriver @Gustavo.Loggin

 

As pastas estão com todas as opções de compartilhamento ativadas, a opção "Todos" também. Quanto ao acesso a elas, é feito através do caminho "Rede>servidor1>pastas", ou então por um atalho na área de trabalho. 

 

O antivírus é um pouco complicado de se mexer, não encontrei opções de rede internet, somente acesso web.

 

Segue a foto de como são acessadas as pastas: 

acesso.png

 

Dentro destas pastas estão as pastas que não consigo acessar, algumas pastas consigo acessar e outras tem o "X". 

 

Relembrando que isso só esta ocorrendo com apenas um PC, o qual tem todas as permissões para acessar as pastas. A edição de arquivos Offline está desabilitada, já havia pensado nessa opção, foi uma das primeiras coisas que verifiquei.

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2 horas atrás, sdriver disse:

O antivirus e firewall na geram esse tipo de erro. E colocar na rede domestica nao é o ideal nem de longe para uma empresa.

 

Essa pasta está mapeada ou o usuário digita o endereço completo do servidor? Pode ser problema de DNS também, tente colocar o IP do servidor em vez do nome no endereçamento. \\10.x.x.x.x\pasta  e ver se acessa.

 

Como o antivírus/firewall não poderiam gerar este tipo de erro se eles trabalham filtrando permissões administrativas com relação ao acesso ao dispositivo e seus recursos através da rede? Por quê uma rede local doméstica não seria o ideal, já que se supondo tratar-se de uma rede empresarial o acesso a rede em si já deveria estar vetado? Além das permissões de compartilhamento do próprio servidor estarem com as permissões de acesso a "Todos" ativa.

@Fernando Roberto de Aguiar Se o seu antivírus for simples e não um antivírus/firewall, (uma versão Internet Security) ele realmente não vai dispor destas finalidades mesmo. Mas essa restrição para acessar as pastas ocorrem em todas as pastas do servido ou apenas em uma ou outra?

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  • Membro VIP

O termo rede corporativa já se auto explica com sendo o tipo de configuração de rede ideal. Uma rede domestica oferece menos segurança e estamos falando de uma empresa, logo mudar esse tipo de configuração pode causar vulnerabilidade na maquina. 

O fato é que o erro no print dele é erro de windows. O firewall quando bloqueia algum acesso invoca uma mensagem de erro própria dele, o antivirus idem. 

Administro uma rede Windows com Windows server e file server, muito parecido com o que o amigo ai acima têm. No meu caso ainda temos Active Directory. 

 

Veja que os mapeamentos aparecem na maquina, logo ele consegue chegar no primeiro nível dentro do servidor, isso anula qualquer possibilidade de problema de rede, firewall ou antivirus. 

O problema pode estar apenas em 2 lugares: ou nas permissões no servidor, ou algum bug, erro de configuração ou erro no registro do windows da maquina que não consegue acessar. 

Como as permissões no servidor estão configuradas para todos, deve ser algum problema na maquina cliente. 

 

Gostaria de saber se o @Fernando Roberto de Aguiar  fez o teste de logar com outra conta e ver se o sistema continua com erro.

 

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@sdriver

 

Olá,

 

Ainda não tive a oportunidade de fazer este teste, vou fazer assim que o PC estiver livre. Você diz criar uma conta tipo "Convidado" e tentar acessar as pastas certo?

 

@Gustavo.Loggin

Acontece apenas em algumas pastas, é aleatório. E algumas pastas que consigo acessar apresentam todos os arquivos dentro com o "X", e se tento acessar, por exemplo, uma planilha excel, aparece a mensagem "Acesso negado". Depois vou verificar se é essa mesmo a mensagem, mas não consigo de jeito nenhum acessa-lo.

 

 

Um outro problema que tem ocorrido em algumas máquinas, é que o PC edita e salva uma planilha que está no "servidor1", porém só salva localmente no PC que editou. Seu for olha de outro PC ou pelo próprio "servidor1", os arquivos aparecem inalterados, mesmo com a edição de arquivos offline desabilitada.

 

E um outro problema seguindo essa mesma linha, aconteceu esta semana, onde os arquivos de uma pasta do "servidor1" simplesmente voltaram para o dia 14/04, sendo que nem existem versões anteriores.

 

 

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20 horas atrás, sdriver disse:

O termo rede corporativa já se auto explica com sendo o tipo de configuração de rede ideal. Uma rede domestica oferece menos segurança e estamos falando de uma empresa, logo mudar esse tipo de configuração pode causar vulnerabilidade na maquina. 

O fato é que o erro no print dele é erro de windows. O firewall quando bloqueia algum acesso invoca uma mensagem de erro própria dele, o antivirus idem. 

Administro uma rede Windows com Windows server e file server, muito parecido com o que o amigo ai acima têm. No meu caso ainda temos Active Directory. 

 

Veja que os mapeamentos aparecem na maquina, logo ele consegue chegar no primeiro nível dentro do servidor, isso anula qualquer possibilidade de problema de rede, firewall ou antivirus. 

O problema pode estar apenas em 2 lugares: ou nas permissões no servidor, ou algum bug, erro de configuração ou erro no registro do windows da maquina que não consegue acessar. 

Como as permissões no servidor estão configuradas para todos, deve ser algum problema na maquina cliente. 

 

Gostaria de saber se o @Fernando Roberto de Aguiar  fez o teste de logar com outra conta e ver se o sistema continua com erro.

 

 

Quanto ao tipo de local de rede de uma olhada nesse link e você vai entender que segurança administrativa de empresas, uma SEGURANÇA mesmo, não tem basicamente influência nenhuma quanto ao tipo "rede doméstica" ou "rede empresarial" e até mesmo as novas versões do Windows não diferem ambas, apenas permitem modificações manuais.

Segue o link: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/choosing-network-location#1TC=windows-7

 

Já ao se tratar de erro do Windows, está correto mesmo, mas como ele disse, o "servidor" não utiliza Server e sim Windows 7 também. E quando um software de antivírus/firewall (instalado no servidor) bloqueia o acesso a uma determinada a pasta, quem emite o aviso de acesso negado, (direto ao usuário) é o SEU WINDOWS e não o antivírus/firewall do servidor. Faça um pequeno teste ai na rede que você administra para confirmar.

 

E também acredito que se trata de um erro de permissões administrativas mesmo, seja no servidor ou no cliente, talvez até um bug mesmo. Mas acredito que é só algum detalhe relacionado a permissões mesmo.

 

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@Gustavo.Loggin

Olá,

 

As permissões das pastas estão todas liberadas para todos os computadores, compartilhamento etc. Firewall do "servidor1" está desligado.

 

No "servidor1" temos uma versão Internet Secury do Bitdefender e nos demais somente o antivírus. Vou testar remover o antivirus e posto o resultado aqui.

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@Gustavo.Loggin @sdriver

 

Olá,

 

A princípio o problema está resolvido, o problema é que não tenho certeza quanto ao que realmente estava causando o problema.

 

Primeiramente removi o antivírus Internet Secury do Bitdefender no "servidor1", instalei a versão Plus como nos demais computadores. Após isso, o PC que não estava acessando as pastas, não apresentou mais o "X" em cima delas e está conseguindo acessa-las.

 

Vi também que o Firewall do windows estava ativado, o que é muito estranho, pois sempre deixamos ele desativado para que alguns programas funcionem em rede. Creio que alguém tenha modificado, ou o próprio antivírus que removi.

 

Vou ficar monitorando o PC que estava dando problema e ver se o problema foi resolvido temporariamente ou definitivamente.

 

Gostaria de agradecer a ajuda dos dois, obrigado!

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12 horas atrás, Fernando Roberto de Aguiar disse:

@Gustavo.Loggin @sdriver

 

Olá,

 

A princípio o problema está resolvido, o problema é que não tenho certeza quanto ao que realmente estava causando o problema.

 

Primeiramente removi o antivírus Internet Secury do Bitdefender no "servidor1", instalei a versão Plus como nos demais computadores. Após isso, o PC que não estava acessando as pastas, não apresentou mais o "X" em cima delas e está conseguindo acessa-las.

 

Vi também que o Firewall do windows estava ativado, o que é muito estranho, pois sempre deixamos ele desativado para que alguns programas funcionem em rede. Creio que alguém tenha modificado, ou o próprio antivírus que removi.

 

Vou ficar monitorando o PC que estava dando problema e ver se o problema foi resolvido temporariamente ou definitivamente.

 

Gostaria de agradecer a ajuda dos dois, obrigado!

Que ótimo! Eu também já tive que lidar com problemas de redes (principalmente compartilhamentos) por conta da segurança dos Internet Security's. Quanto a habilitação do firewall do Windows é normal porque quando um antivírus IS/TS é instalado no PC, este toma a segurança de firewall para si, desabilitando o do Windows e quando o antivírus é desinstalado, (por padrão) ele devolve a função ao Windows habilitando-o novamente.

E não esqueça de postar a resultado definitivo. Abração!

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  • 2 anos depois...

Boa tarde!

Sei que esse assunto é antigo, mas tive um problema quando tentava acessar arquivos de uma pasta de fora da empresa, o mesmo ficava com um x vermelho nos arquivos e aparecia a mensagem de acesso negado.

Resolução para meu caso, foi desabilitar a sincronização offline do windows 7.

 

Espero que ajude.

 

Abraços.

 

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  • 9 meses depois...

Galera este problema está relacionado à Central de Compartilhamento do Windows,

é só desabilitar os arquivos offline e limpar o cache, não tem nada a ver com firewall

ou antivírus, segue caminho no Win7;

 

Painel de Controle>Central de Compartilhamento.

 

É bem simples. Abraços!

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  • 1 ano depois...

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