Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Olá pessoal, sou programador e tenho conhecimentos de hardware de computadores mas eu não sei nada de eletrônica, porém sou muito curioso e gosto muito de mexer e arrumar minhas próprias coisas. Tenho um micro system Gradiente AS-M211, e este é um equipamento muito bom que continua funcionando perfeitamente, porém ele não possui nenhuma entrada e eu gostaria de adicionar uma entrada (P2 ou P10) para ligar a TV ou o computador. Procurei na internet e encontrei o esquema elétrico dele. Conversando com um amigo formado em elétrica (este amigo não tem experiencia e também não atua na área) comentei sobre o meu desejo e mostrei o esquema elétrico para ele. Em uma rápida analisada ele me disse que aparentemente a placa dele possui e suporta uma entrada auxiliar, talvez seja necessário instalar um filtro, além da entrada desejada. Abri meu micro system e vi que inclusive há os locais para solda de entrada auxiliar, então a título de teste soldei um cabo P2 no local, porém o som enviado pela saída do meu celular não foi reproduzido nas caixas de som (testei selecionando o modo CD, tape e rádio, pois o som é digital e não há modo auxiliar).

Gostaria muito e ficaria muito felizes se vocês pudessem me instruir como instalar esta entrada auxiliar.

Anexo está o esquema elétrico do meu aparelho e a foto do cabo estéreo que soldei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esse aparelho tem "previsão" para entrada AUX, mas não esta implementada no teclado nem na memória do aparelho.

Sugiro você eliminar o tape dele e fazer dessa opção a entrada aux dele, para isso você teria que remover da placa os Fets T300 e T301, e aplicar a entrada de áudio externa onde estava os pinos de D (dreno) dos Fets, um ponto de referência seria o capacitor C300 e C301 que estão na linha do D dos fets....

Aux gradiente.png

Na hora de selecionar a entrada AUX é só acionar a opção TAPE...

 

Ou se não se sentir a vontade de alterar a placa do som! Use um adaptador como esse abaixo:

adaptador-fita-cassete-mp3-no-toca-fitas

Link:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-736703498-adaptador-cassete-k7-p2-iphone-mp3-smartphone-no-toca-fita-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ola Paulo!

O chiado deve ser por falta de casamento de impedâncias.

Você também deve remover aqueles fets que indiquei...

Na tentativa de diminuir esse ruido, coloque resistor de 22R em paralelo com os capacitores C330 e C331, isso deve tirar por completo os ruídos...

Caso o som fique muito baixo, aumente um pouco o valor do resistor, pode chegar até 47 Ohms.

Já para resolver o problema de acionar o play para sair som, faça testes fechando uma das chaves do mecanismo do Tape, O switch "mode" ou o "Half", um deles é responsável pelo mute da fita, e ja desligue o motor e o solenoide, para evitar que eles produzam ruídos...

Tape gradiente.png

 

Faça esses testes ai....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Bcpetronzio , mais uma vez muito obrigado pelo auxílio!

 

Tenho algumas dúvidas, me desculpe por questionar tanto principalmente se forem coisas simples e básicas de eletrônica. Como eu havia mencionado eu não sei nada de eletrônica, sou totalmente leigo no assunto, mas acredito que com seu auxílio e sua paciência consigo fazer essa adaptação. Minhas dúvidas são:

 

1) Quando você disse para remover os Fets, eu deveria somente retirá-los da placa ou deveria fazer algo mais (tipo alguma solda para ligar os pontos onde estavam os fets e continuar a trilha)?

 

2) As 2 entradas de audio que devo aplicar se referem a um som stereo (tipo uma representa a entrada direita e outra a esquerda)?

 

3) Onde exatamente devo aplicar os resistors? Em cada entrada dos audios (soldando uma ponta no fio e outra na placa)? E faz diferença o lado do resistor?

 

4) Consegui deixar o play ativado, porém ele começa a tocar e para (como se não identifasse uma entrada de sinal da fita). Como devo proceder? Esse photointerrupter tem alguma relação com isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 22/05/2016 às 22:20, Pablo Henrique Ribeiro disse:

1) Quando você disse para remover os Fets, eu deveria somente retirá-los da placa ou deveria fazer algo mais (tipo alguma solda para ligar os pontos onde estavam os fets e continuar a trilha)?

 

2) As 2 entradas de audio que devo aplicar se referem a um som stereo (tipo uma representa a entrada direita e outra a esquerda)?

 

3) Onde exatamente devo aplicar os resistors? Em cada entrada dos audios (soldando uma ponta no fio e outra na placa)? E faz diferença o lado do resistor?

 

4) Consegui deixar o play ativado, porém ele começa a tocar e para (como se não identifasse uma entrada de sinal da fita). Como devo proceder? Esse photointerrupter tem alguma relação com isso?

 

1: Sim, somente remove-los da placa...

2: Sim, aquelas entradas são uma para cada canal.

3: os resistores seriam soldados na placa sobre os capacitores no mesmo lugar deles só que sem remove-los.

4: Essa falha é a que mais preocupa! O corte do som esta sendo feito pelo processador por entender que a fita não esta girando!!!...

Essa falha inviabiliza a utilização do Tape como entrada AUX, ele só vai funcionar usando aquela fita adaptadora mesmo!

Para isso retorne os fets para o lugar e desfaça as alterações do mecanismo do Tape.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!