Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock no processador i5


Fak3r
Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Eaí galera, suave? Antes de começar o tópico, queria dizer que sou completamente leigo quando se trata de overclock. Dito isso, vamos a pergunta: Tenho um processador i5 4690k com uma placa-mãe Asus z97m-plus, uso uma placa de vídeo Asus Strix 960 4GB, 8GB HyperX Fury(1 pente só), 5 coolers no gabinete: 2x 140mm na frente, 2x 120mm em cima e 1 de 120mm atrás(uso um cabo adaptador pros 5 fans - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-741535679-cabo-adaptador-molex-pwm-flexa-fp5-akasa-ak-cbfa03-45-_JM) ; Cooler no processador: CoolerMaster Hyper 212X; gabinete é um spec-01 da Cooler master. A pasta térmica é a Xigmatek XI-3 HDT. 

 

O que eu preciso fazer antes de realizar um overclock? Lembrando que aqui é muuuuito quente e cada dia que passa, esquenta mais kkkkk. Não uso ar-condicionado, então o ambiente é quente mesmo.

 

Queria deixar ele com 4GHz. Ele vem com 3.5GHz e vai a 3.9GHz. Agradeço pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Na real, o meu é com K no final. Eu que me enganei...e não é 3.7GHz, é 3.9GHz.

Você pode primeiro, tentar aumentar o multiplicador da CPU.. Ver se fica estável, com um clock maior e sempre checando as temperaturas.. Olhe na BIOS.. E vai testando..

 

ACHO que até 4GHz, não precisaria mexer em tensão, que é aonde a coisa ficaria mais complicada.. Mas, você só vai saber testando mesmo.. OC não é ciência exata..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

voce tem que aumentar o multiplicador para 36 ou 37 e ver se o PC inicia e se permanece estável em uso.

Se ficar, você vai aumentando de 1 em 1 e testando, até chegar nos 40 que você pretende (= 4 Ghz).

Se não ficar estável, tem duas opções: reduzir o overclock ou aumentar o Vcore.

Esse processador talvez chegue nos 4 Ghz sem aumentar o Vcore.

O problema é que ao aumentar o Vcore você gera mais aquecimento e, dependendo do uso que for fazer, o ganho de rendimento será pouco perceptível na prática.

Na verdade é um processo de tentativa e erro, sempre aumentando aos poucos e prestando atenção nas temperaturas.

Quando a temperatura ambiente já é alta, fica um pouco mais difícil.

Tem que reforçar a refrigeração, tanto do processador quanto do gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!