Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Euripedes Venancio Junior

Erro ao instalar windows xp em um notebook

Recommended Posts

olá.
tenho um notebook que veio com o Windows 7 ultimate (64 bits), porém o mesmo só possui 1gb de RAM, com isso o mesmo acaba se tornando muito lento, mesmo sem nada instalado.

com isso decidi instalar o XP, ele reconhece o HD sem problemas, copia aqueles arquivos com extensão .dll ; .sys.  em seguida ele pede para reiniciar a maquina para começar o procedimento de configuração do Windows, é justamente nesta parte que trava, o notebook reinicia porém não inicia a tela de configurações do Windows XP, ficando apenas uma tela preta.
Gostaria de saber o que acontece e como posso resolver isso.

OBS: isso acontece quando tento instalar o XP e o Vista, porém este erro não acontece quando instalo o Windows 7, mas como citei logo acima, este notebook não suporta o Windows 7

OBS2: ate onde vi na BIOS não tem a opção de mudar o HD de  AHCI para IDE

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando você vai instalar o XP, logo no início da instalação aparece uma mensagem em baixo: "Se quiser inserir um driver de dispositivo do fabricante do hardware, pressione F3".

No Windows XP, para que o hd possa ser reconhecido em modo AHCI durante o processo de instalação, é necessário instalar um driver, o qual você deve copiar em uma mídia e inserir no momento em que for solicitado.

Procure no site do fabricante do note.

Se esse note nunca saiu de fábrica com Windows XP, é pouco provável que você encontre esse driver.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Wal SJC disse:

Quando você vai instalar o XP, logo no início da instalação aparece uma mensagem em baixo: "Se quiser inserir um driver de dispositivo do fabricante do hardware, pressione F3".

No Windows XP, para que o hd possa ser reconhecido em modo AHCI durante o processo de instalação, é necessário instalar um driver, o qual você deve copiar em uma mídia e inserir no momento em que for solicitado.

Procure no site do fabricante do note.

Se esse note nunca saiu de fábrica com Windows XP, é pouco provável que você encontre esse driver.

entendo, este empecilho não deveria acontecer somente com o XP, pois tenho um outro pc aqui que também usa um HD SATA e consegui instalar o Windows vista, ja neste notebook nem o vista consegui instalar.

uma duvida surgiu quando você falou em buscar o driver do HD, o XP da suporte para a instalação do driver pelo USB? teria a possibilidade de no momento de instalar o windows retirar o CD do mesmo e colocar a do driver?

2 horas atrás, tekinha disse:

Poste o modelo do note  por favor para ver se podemos ajuda-lo.

bom.. a marca é MIRAX ( nunca tinha ouvido falar)

o modelo em especifico não saberei informar, porém as configurações são estas

CPU
    Intel Mobile Core 2 Duo T5500 @ 1.66GHz

RAM
    1.00GB Single-Channel DDR2 @ 333 Mhz

Gráficos
    Digital Flat Panel (1024x768 60Hz) (1280x800@58Hz)
    Intel Mobile Intel 945 Express Chipset Family (MSI)
    Intel Mobile Intel 945 Express Chipset Family (MSI)

Storage
    74GB TOSHIBA MK8034GSX ATA Device (SATA)

Drives óticos
    Optiarc DVD RW AD-7530A ATA Device

Áudio
    High Definition Audio Device

placa-mãe
    Versão    0341
    Vendedor do Chipset    Intel
    Modelo do Chipset    i945GM
    Revisão do Chipset    03
    Vendedor da Southbridge    Intel
    Modelo da Southbridge    82801GHM (ICH7-M/U)
    Revisão da Southbridge    B0
    Temperatura do sistema    63 °C
        BIOS
          Marca    American Megatrends Inc.
            Versão    A1034IT3 V1.10 11/15/06
            Data    11/15/2006
        PCI Data
                Slot PCMCIA
                    Tipo de slot    PCMCIA
                    Uso do slot    Disponível
                    Bus Width    32 bit
                    Designação do slot    Oz711MP1
                    Characteristics    5V, 3.3V, PC Card-16, CardBus
                    Número de slots    0

desculpa se estiver faltando alguma informação, não sabia exatamente o que estava por  ser pedido em especifico.

obrigado pela a atenção de todos

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Euripedes Venancio Junior disse:

entendo, este empecilho não deveria acontecer somente com o XP, pois tenho um outro pc aqui que também usa um HD SATA e consegui instalar o Windows vista, ja neste notebook nem o vista consegui instalar.

uma duvida surgiu quando você falou em buscar o driver do HD, o XP da suporte para a instalação do driver pelo USB? teria a possibilidade de no momento de instalar o windows retirar o CD do mesmo e colocar a do driver?

Sim, qualquer dispositivo listado na bios como dispositivo de boot (disquete, cd, dvd, usb) serve para você inserir o driver. Vai depender mais da sua bios.

você pode, inclusive, trocar o cd do Windows pelo cd com o driver e pressionar a tecla indicada, quando estiver pronto.

Depois que o driver for copiado você coloca de volta o cd do Windows.

O problema todo é modo AHCI que não tem suporte nativo no WXP, ou seja, há necessidade de um driver para iniciar a instalação no hd. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Também não conhecia a marca,desculpe, então estou buscando algumas informações e drivers..

A principio , aqui tem  drivers mirax para varios  "SO" inclusive xp , confira

http://www.driverscape.com/manufacturers/mirax/laptops-desktops/mx-a330/74056

Aqui tem vários para o XP

http://www.driveridentifier.com/scan/intelr-82945g-express-chipset-family/download/1635210746/AF0A96964EEA4FA6923AC239B335B005/PCI%5CVEN_8086%26DEV_2772

Com certeza é um destes porém veja em seu note que deve ter um modelo  (mx -alguma coisa), este não vi na sua postagem.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

desculpa pela demora para postar aqui

Em 13/05/2016 às 10:05, tekinha disse:

Também não conhecia a marca,desculpe, então estou buscando algumas informações e drivers..

A principio , aqui tem  drivers mirax para varios  "SO" inclusive xp , confira

http://www.driverscape.com/manufacturers/mirax/laptops-desktops/mx-a330/74056

Aqui tem vários para o XP

http://www.driveridentifier.com/scan/intelr-82945g-express-chipset-family/download/1635210746/AF0A96964EEA4FA6923AC239B335B005/PCI%5CVEN_8086%26DEV_2772

Com certeza é um destes porém veja em seu note que deve ter um modelo  (mx -alguma coisa), este não vi na sua postagem.

obrigado pelos links, porém estou com certas dificuldades para encontrar o modelo do

notebook pois a etiqueta que continha tal informação foi retirada pelo dono anterior, e cada forma diferente que usei para localizar o modelo apresenta um resultado diferente, os métodos foram os seguintes:

-no campo executar digitei "msinfo32" e apareceu que o modelo seria o "Mirax - MS1034";

-e efetuando algumas pesquisas levando em consideração a aparência da carcaça o modelo seria o "Mirax MM6620" entretanto vi vários modelos com a mesma carcaça, e por conta disso não tenho como saber qual o driver instalar,

outra duvida que tenho é a respeito de como gravar o driver no CD, é somente arrastando os arquivos para o CD  ou é necessário uma série de procedimentos mais Técnico.

agradeço a atenção de todos

Compartilhar este post

Link para o post
Em 21/05/2016 às 09:36, tekinha disse:

Há muito que não uso o XP porém eu normalmente integrava os drivers sata ao cd de instalação usando o programa nlite , abaixo tem um tutorial de como fazer e inclusive com outros procedimentos ...

mais aqui

http://www.hardware.com.br/comunidade/tutorial-integrando/921919/

bem bacana este link, pretendo fazer isto mesmo, porém você  sabe me dizer se existe  algum site onde se baixa os drivers sem a necessidade de instalar algum programa, porque estou tentando baixar o driver da controladora SATA "Intel-R-82801GBM-GHM-ICH7-M-Family-Serial-ATA-Storage-Controller-27C4" utilizando um outro computador porém nesses links que você me passou e em outros sites descobertos em pesquisa ( inclusive no site da Intel) no lugar do Driver propriamente dito, o que vem é um programa para auxiliar a instalar o dito driver, com isso não se torna impossível passar os arquivos para o CD de instalação do Windows e quando executo na maquina que usei para fazer o download o mesmo diz que devido os periféricos serem diferentes é necessário baixar outra versão

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais