Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber se alguém sabe com evitar que um capacitor de poliester de 2mf x 250v evitar de esquentar em um filtro de linha? posso colocar um resistor em serie ou em paralelo ou um indutor em serie para que reduz a corrente de riple sobre o capacior!! 

Abraços!!

Postado

@Oliveira2000,

Deve ter muto ripple sobre ele. Se colocar em série um indutor ou um resistor, vai diminuir a eficácia do filtro.

Experimente trocar por um de tensão maior, ele vai suportar melhor o aquecimento.

Paulo

• Membro VIP
Postado

filtro de linha pra circuitos eletronicos normais é coisa do passado.

você pode colocar um de V maior ou até mesmo de C menor

Se achar que deve, publique o esquema ou fotos e qual Vac e Hz trabalha

Postado

Um 2mf x 250v seria o mesmo que 2000uF por 250V. 

Acho que você quis dizer 2uf x 250v.

Neste caso só esquentaria com alta freqüência.

Digamos que sua rede esteja muito ruidosa.

Este capacitor estaria oferecendo reatância capacitiva muito baixa para a freqüência do ruído. Daí ele aqueceria um pouco, pois estaria circulando corrente alta nele. Corrente alta num capacitor, faz perder potência por efeito joule na resistência série interna. 

Se o problema for mesmo ruídos elevados, a solução é usar 20 capacitores de 100nF em paralelo. 

20 capacitores de 100nF em paralelo darão no mesmo que um só de 2uF. Porém a resistência série será muitas vezes menor e o conjunto de capacitores irão ter capacidade para drenar muito mais corrente sem esquentar. 

Mas este aquecimento está bem estranho. 

Citei o problema dos ruídos, mas seria bem estranho uma rede ter tando ruídos a ponto de drenar corrente alta em capacitores de filtro. 

• mês depois...
Postado
Em 19/05/2016 às 16:50, albert_emule disse:

Este capacitor estaria oferecendo reatância capacitiva muito baixa para a freqüência do ruído. Daí ele aqueceria um pouco, pois estaria circulando corrente alta nele. Corrente alta num capacitor, faz perder potência por efeito joule na resistência série interna. 

Se o problema for mesmo ruídos elevados, a solução é usar 20 capacitores de 100nF em paralelo. 

20 capacitores de 100nF em paralelo darão no mesmo que um só de 2uF. Porém a resistência série será muitas vezes menor e o conjunto de capacitores irão ter capacidade para drenar muito mais corrente sem esquentar. 

Citei o problema dos ruídos, mas seria bem estranho uma rede ter tando ruídos a ponto de drenar corrente alta em capacitores de filtro. 

Sim, existe alta frequência na rede em torno de 1k hertz, queria construir um filtro passa baixa para uma frequência fundamental que seria os 60 hz para que meus motores não esquentarem e nem perder sua vida útil.

Em 19/05/2016 às 16:50, albert_emule disse:

Em 19/05/2016 às 10:03, aphawk disse:

@Oliveira2000,

Deve ter muto ripple sobre ele. Se colocar em série um indutor ou um resistor, vai diminuir a eficácia do filtro.

Experimente trocar por um de tensão maior, ele vai suportar melhor o aquecimento.

Paulo

ok!! paulo!! vou trocar a tensão de trabalho para 400v! assim deverá esquentar menos e durar mais tempo o capacitor sem que possa explodir!! pois tive um com isolação 250v e explodiu deve ter sido pelo fato de minha rede ser 220v e teve muito picos de tensão e altas frequências nele.

Postado

@Oliveira2000 ,

Sim, nesse caso o capacitor de 400V suporta mais stress que esse de 250V. A rede de 220V tem picos de 220 X 1,41 X 10% ( tolerância da rede ) = 340 Volts ..... claro que o capacitor de 250V iria para o brejo kkkkk !

Se desde o seu primeiro post você deixasse claro que sua rede é de 220V a solução apareceria na hora !

E tem um Mas .... sua carga é altamente reativa ( motores.... ), portanto é bem provável que existam picos até maiores do que os 400V ..... O correto seria usar um osciloscópio e monitorar as formas de onda.

Paulo

Postado
1 minuto atrás, aphawk disse:

@Oliveira2000 ,

Sim, nesse caso o capacitor de 400V suporta mais stress que esse de 250V. A rede de 220V tem picos de 220 X 1,41 X 10% ( tolerância da rede ) = 340 Volts ..... claro que o capacitor de 250V iria para o brejo kkkkk !

Se desde o seu primeiro post você deixasse claro que sua rede é de 220V a solução apareceria na hora !

Paulo

existe alta frequência na rede em torno de 1k hertz, queria construir um filtro passa baixa para uma frequência fundamental que seria os 60 hz para que meus motores não esquentarem e nem perder sua vida útil. sabe me informar quais componentes poderei usar??

Postado

@Oliveira2000 ,

Eu não sou o cara mais indicado, pois trabalho com baixa potência.

Mas se voce passar qual a potência de seus motores, alguém aqui pode te indicar algum tipo de filtragem, ok ?

Paulo

Postado
agora, aphawk disse:

@Oliveira2000 ,

Eu não sou o cara mais indicado, pois trabalho com baixa potência.

Mas se voce passar qual a potência de seus motores, alguém aqui pode te indicar algum tipo de filtragem, ok ?

Paulo

tenho motores de refrigeração de 1cv e 2 você

8 minutos atrás, aphawk disse:

@Oliveira2000 ,

E tem um Mas .... sua carga é altamente reativa ( motores.... ), portanto é bem provável que existam picos até maiores do que os 400V ..... O correto seria usar um osciloscópio e monitorar as formas de onda.

Paulo

caso não tenho o osciloscópio qual equipamento poderei utilizar??

Quero adicionar alguns varistores no filtro preciso de alguma informação sobre como adicionar os fusiveis de proteção se e melhor os de vidro ou térmicos ?? para que os varistores não explodão e com certeza poderão pegar fogo!!

Postado

@Oliveira2000 ,

Uma ideia que me veio à cabeça agora é você utilizar uma ponte de diodos ligada em cima do motor, e na saída em corrente contínua dessa ponte colocar um capacitor pequeno, tipo uns 100 nF / 1000 volts..... e colocar um multímetro digital para medir a tensão.

A ideia é que o capacitor armazenaria a tensão do pico, permitindo assim a medida desse pico de tensão .

Paulo

Postado

Se é 220V e está ligando motores, o ideal é que o capacitor tenha tensão de isolamento de pelo menos 600V. Pois além dos 340V de pico citado acima tem as tensões de pico causadas pelos enrolamentos do motor.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!