Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7-3770k overclock de iniciante


Contiusa

Posts recomendados

Olá, pessoal, tudo joia? Eu preciso fazer dois overclocks no meu i7-3770K (o da assinatura) para executar alguns testes de coolers (vide este tópico). Então eu gostaria de pedir uma ajuda aos colegas. Sou novato nesta história.

 

Eu ainda vou pesquisar este review para entender melhor a minha placa-mãe, overclock e fazer perguntas mais objetivas, mas inicialmente eu gostaria de saber duas coisas:

 

Qual o software de estabilidade que vocês usam? OCCT / Prime95 / IBT? Só precisa fazer os testes de estresse para confirmar um overclock estável?

 

Outra questão, como eu só vou usar o overclock para os testes dos coolers, que devem demorar por volta de 10 minutos (8-10 minutos parece ser o padrão dos testes), tem como eu fazer um teste curto de estabilidade, por exemplo, de meia hora, uma hora? Eu até posso deixar ele rodando por umas 6-8 horas enquanto eu durmo, mas eu uso ele para trabalho e não quero forçar o bicho. Se tudo correr bem, se o micro não der tela azul, se eu desligar e ele religar de novo por um ou dois dias normalmente, será então que ele aguenta fazer os testes de 10 minutos nos 4 coolers sem dar pau? Lembrando que alguns coolers vão fazer a CPU rodar mais quente do que os outros.

 

Agradeço de antemão qualquer ajuda.

 

Ah, um dos motivos de tentar fazer um teste curto de estabilidade é porque eu não tenho muito tempo para descer o clock de 0,1 várias vezes, perder uma semana fazendo isso. O ideal será eu descer 0,2 a cada vez ou até setar uma tensão mais alta e experimentar só algumas variações. A questão não é fazer um overclock para usar 24/7, mas só para os testes. Então eu poderia muito bem usar um over folgado na tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem está procurando informações, dois links que estão me ajudando muito:

 

http://www.overclock3d.net/reviews/cpu_mainboard/gigabyte_z77_overclocking_guide/1

 

 

Este aqui também:

http://www.overclock.net/t/1247413/ivy-bridge-overclocking-guide-with-ln2-guide-at-the-end

 

Eu acho que logo estarei fazendo o meu primeiro overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT É, eu acabei de fazer hoje meu primeiro over. Cheguei a 4.2 com 1.095v. Mas eu só estou brincando ainda. Só fiz testes rápidos de 10min no OCCT e AIDA64. Depois eu vou fazer uns testes de 1-2h. Se passar, eu deixo virando a noite para oficializar.

 

Mas o LLC varia muito a tensão. Achei que fosse mais preciso. Ela não varia com o uso, mas você seta 1.100v com LLC no turbo e ela vai para 1.150v. Depois eu vou testar com o LLC desabilitado para ver como é.

 

Quando eu oficializar o de 4.2 eu farei um de 4.4 e 4.6. Acho que esses três tá bom para testar os coolers. Acho que só o NH-U14S vai segurar 4.6, então é melhor deixar duas opções para os outros. Se bem que está ficando frio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Abre o utilitário OCCT, não modifico nada e aperto no botão ON, deixo rodando...

 

Geralmente para definir 100% estabilidade é deixar rodando 24 horas, em um período de tempo em que você não vai precisar da máquina para usar.

 

O Rainjiteck Evo indicado por você, segurou um Q9550 com overclock de 2.8 para 3.7 ghz(900 mhz de over), abaixo de 60 graus.

 

Agora está segurando um FX 6300 com overclock de 3.5 para 4.2 ghz|(700 mhz de over) também abaixo de 60 graus.

 

Lembrando que aqui na minha região é bastante quente e baixa umidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCTValeu, esse teste é o mais pesado. Mas ontem, depois de alguns testes, eu cheguei a conclusão que para mim não seria necessário fazer testes muito longos, já que eu só vou usar o over para testar os coolers. Vou deixar por volta de 6-8h (o horário que eu durmo. Se passar, acho que dá tranquilo para fazer os testes de 10 minutos. Outro lance que eu percebi é que a minha tensão será mais alta para poder dar uma diferença para cada teste.

 

Eu fiz um teste rápido ontem e tirei as temperatudas com diferentes setups. Engraçado que o VRM também muda de temperatura conforme o teste. As temperaturas da CPU são a média.

 

Overclock 4.2Ghz (ambiente de 25ºC)

4.2Ghz
Vcore 1.120v
LLC high

AIDA64 CPU - CPU 50ºC / VRM 45ºC
AIDA64 CPU FPU - CPU 60ºC / VRM 55ºC
OCCT - CPU 53ºC / VRM 47ºC
OCCT LINPACK- CPU 58ºC / VRM 55ºC

 

Stock 3.7Ghz (ambiente de 25ºC)

3.7Ghz (com quatro cores ativos ele não passa de 3.7Ghz)
Vcore 1.110v (média)

AIDA64 CPU - CPU 47,5ºC / VRM 42ºC
AIDA64 CPU FPU - CPU 55ºC / VRM 50ºC
OCCT - CPU 52ºC / VRM 45ºC
OCCT LINPACK- CPU 54ºC / VRM 50ºC

 

O mais pesado de todos foi o AIDA com CPU e FPU, mas o que pegou erros mais facilmente foi o OCCT na aba OCCT (o que você faz).

 

Acho que eu farei os testes todos com o AIDA, porque eles passam mais fácil e esquentam mais. O do OCCT pode dar erro no meio se os coolers mais fracos esquentarem muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

Na verdade estes testes como Linpack e Intel Burn Test, estressam mais o processador que os outros programas, mas na prática dificilmente se chega nas temperaturas que são alcançadas usando eles.

 

Na minha recente experiência com overclock, o OCCT rodando em torno de 20 à 30 minutos reflete bem as temperaturas máximas que o processador pode chegar a ser usado na prática, seja em renderização, jogos etc.

 

No caso do overclock que eu fiz no FX 6300 para 4.2 ghz, não fiz teste de 24 horas, fiz 1 teste de 3 horas e não apresentou erros, já joguei durante horas. usei durante horas o pc e nada de erros assim como não teve erros no OCCT.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT é, eu ouvi falar que o Linpack seria o Intel Burn Test mascarado. Eu vou fazer mais alguns testes de temperartura, ou então eu aumento um pouco a tensão dele a 4.2Ghz para dar uma diferença dele em stock, porque só com o OCCT a temperatura é muito parecida. Ou então eu teria que subir para 4.3Ghz, mas aí acaba matando o de 4.4Ghz. Acho que só o de 4.6Ghz que está meio certo, pois eu não estou a fim de passar disso.

 

Depois dos testes eu assento um over de 4.4Ghz bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!