Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Junior C.

Como regular a corrente de uma fonte de notebook

Recommended Posts

Olá amigos, faço curso técnico de eletrônica e ainda não sei elaborar algumas coisas pois ainda não foram muito bem explicadas, e uma questão do professor que não consigo resolver é como regular a corrente de uma fonte de notebook. Na verdade ele quer que a tensão e a corrente sejam reguladas com potenciômetros, pesquisei um pouco e descobri um circuito que ajusta somente a tensão, mas não a corrente. Tinha duas semanas para resolver, mas já se passou uma e tenho até sexta-feira para entregar. Já pesquisei bastante mas não consigo entender como fazer isto. Vou explicar melhor, a fonte é de um notebook (pode ser qualquer uma, pois não vai ser aberta, nem removido o conector do fio), o conector da fonte deve ser encaixado ao de um conector fêmea de um notebook correspondente e a partir desse conector que começa o circuito que ainda não entendo. O circuito que encontrei para ajuste de tensão usa um lm317, um potenciômetro de 10k e um resistor de 1k, mas e para regulagem da corrente? Como faço? Espero que possam me ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A corrente depende da carga. Se regular a tensão, para uma determinada carga, a corrente será determinada pela lei de Ohm.

 

A não ser que seu professor esteja pensando em uma fonte de corrente constante, mas penso não ser o caso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A tensão tem que ser regulada por um potenciômetro e a corrente por outro potenciômetro. A fonte que tenho aqui tem saída de 18,5V e 3,42A. Já montei o circuito regulador da tensão e funciona normalmente, só tá faltando o ajuste da corrente. É como se fosse uma fonte de bancada caseira feita com fonte de notebook.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como já mencionaram, se a fonte é de tensão, então a corrente é determinada pelo valor da resistência de carga. Não se poderia REGULAR a corrente.

O que pode ser feito e existe, é se colocar um circuito que limite a corrente. Neste caso, quando a corrente, fornecida pela fonte de tensão, alcançar este LIMITE, então a fonte de tensão deixa de ser regulada para poder limitar a corrente no valor desejado. Valor este que pode ser estabelecido por um potenciômetro.

Existem circuitos, que quando a corrente alcançar um valor escolhido pelo operador, via circuito com um potenciômetro, limitam a corrente ABAIXO do valor estabelecido. Isso ocorre para que a potência dissipada pela fonte caia a ponto de não comprometer os componentes internos. São conhecidos como limitadores foldback.

Vide

https://www.google.com.br/search?num=50&newwindow=1&client=firefox-b&q=limita%C3%A7%C3%A3o+corrente+foldback&o que=limita%C3%A7%C3%A3o+corrente+foldback&gs_l=serp.3...31778.37460.0.42564.19.17.0.0.0.0.438.2705.2-8j1j1.10.0....0...1c.1.64.serp..10.8.2101...0i7i30j0i13j0i8i7i30j0i13i30j0i13i10i30j0i8i13i10i30j0i8i13i30j30i10.EXXE_ab8OuE

 

MOR_AL

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi um pouco, vou pesquisar mais pra ver se consigo montar o circuito deste modo. Mas então o que o professor pediu foi meio que uma pegadinha pra fazer os alunos pensarem mais no assunto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Do jeito que você apresentou o problema, parece que sim. Provavelmente foi uma pegadinha.

Somente pedindo um exercício sem solução é que faz a turma pensar, que não está conseguindo resolver. Aí exige mais do aluno.

MOR_AL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Junior C. ,

 

Pense conosco :

 

Se voce montar algum circuito que "sinta" quando a corrente passa de um determinado valor, e nesse caso modifique a tensão de referência do LM317, fazendo ele abaixar a tensão de saída, está feita a sua limitação de corrente, certo ?

 

Um maneira comum de se fazer isso é utilizar uma resistência em série com a carga, e usar um comparador que acione quando a queda de tensão sobre a resistência ultrapasse um determinado valor. 

 

Existem vários circuitos que limitam a corrente em um valor fixo, quase sempre usa-se um transistor cuja tensão de Base-emissor é justamente criada por esse resistor em série, fazendo o transistor conduzir.....

 

Existe também uma configuração do LM317 onde ele vira um limitador de corrente ajustável.... 

 

Já dá para voce pesquisar bastante com isso, ok ?

 

Paulo

 

 

Editado por aphawk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 horas atrás, aphawk disse:

 

Existe também uma configuração do LM317 onde ele vira um limitador de corrente ajustável.... 

Aproveitando o sugerido... Se seu professor não especificou parâmetros máximos/mínimos de corrente/tensão e quiseres ficar num mundo mais didático e objetivo, para resolver teu problema nessa tarefa, podes usar o circuito da figura 9.3, ou um pouco mais complexo, da figura 23, ai do datasheet do fabricante (9.3.3 Precision Current-Limiter Circuit)

Olha o datasheet: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm317.pdf

Isso dai inserido antes do regulador de tensão típico, que já tens perfaz a demanda da tarefa, mas sempre lembrando, se ajusta a tensão e se ajusta o limite da corrente máxima, pois tensão sim você determina e corrente essa vai depender da demanda do eventual circuito, SEMPRE...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela ajuda pessoal, o professor aceitou positivamente o circuito e ainda acrescentou nota por eu ter mencionado o Foldback na teoria e ele realmente queria que os alunos estudassem mais tentando fazer o ajuste da corrente. O circuito que entreguei foi bem parecido com o que o faller indicou na figura 9.3.3 do datasheet, só que foi usando um potenciômetro de 5k e um transistor TIP3055 por causa da dissipação do calor, circuito bem simples mas foi a teoria que destacou o trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×