Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como regular a corrente de uma fonte de notebook


Posts recomendados

Olá amigos, faço curso técnico de eletrônica e ainda não sei elaborar algumas coisas pois ainda não foram muito bem explicadas, e uma questão do professor que não consigo resolver é como regular a corrente de uma fonte de notebook. Na verdade ele quer que a tensão e a corrente sejam reguladas com potenciômetros, pesquisei um pouco e descobri um circuito que ajusta somente a tensão, mas não a corrente. Tinha duas semanas para resolver, mas já se passou uma e tenho até sexta-feira para entregar. Já pesquisei bastante mas não consigo entender como fazer isto. Vou explicar melhor, a fonte é de um notebook (pode ser qualquer uma, pois não vai ser aberta, nem removido o conector do fio), o conector da fonte deve ser encaixado ao de um conector fêmea de um notebook correspondente e a partir desse conector que começa o circuito que ainda não entendo. O circuito que encontrei para ajuste de tensão usa um lm317, um potenciômetro de 10k e um resistor de 1k, mas e para regulagem da corrente? Como faço? Espero que possam me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão tem que ser regulada por um potenciômetro e a corrente por outro potenciômetro. A fonte que tenho aqui tem saída de 18,5V e 3,42A. Já montei o circuito regulador da tensão e funciona normalmente, só tá faltando o ajuste da corrente. É como se fosse uma fonte de bancada caseira feita com fonte de notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já mencionaram, se a fonte é de tensão, então a corrente é determinada pelo valor da resistência de carga. Não se poderia REGULAR a corrente.

O que pode ser feito e existe, é se colocar um circuito que limite a corrente. Neste caso, quando a corrente, fornecida pela fonte de tensão, alcançar este LIMITE, então a fonte de tensão deixa de ser regulada para poder limitar a corrente no valor desejado. Valor este que pode ser estabelecido por um potenciômetro.

Existem circuitos, que quando a corrente alcançar um valor escolhido pelo operador, via circuito com um potenciômetro, limitam a corrente ABAIXO do valor estabelecido. Isso ocorre para que a potência dissipada pela fonte caia a ponto de não comprometer os componentes internos. São conhecidos como limitadores foldback.

Vide

https://www.google.com.br/search?num=50&newwindow=1&client=firefox-b&q=limita%C3%A7%C3%A3o+corrente+foldback&o que=limita%C3%A7%C3%A3o+corrente+foldback&gs_l=serp.3...31778.37460.0.42564.19.17.0.0.0.0.438.2705.2-8j1j1.10.0....0...1c.1.64.serp..10.8.2101...0i7i30j0i13j0i8i7i30j0i13i30j0i13i10i30j0i8i13i10i30j0i8i13i30j30i10.EXXE_ab8OuE

 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junior C. ,

 

Pense conosco :

 

Se voce montar algum circuito que "sinta" quando a corrente passa de um determinado valor, e nesse caso modifique a tensão de referência do LM317, fazendo ele abaixar a tensão de saída, está feita a sua limitação de corrente, certo ?

 

Um maneira comum de se fazer isso é utilizar uma resistência em série com a carga, e usar um comparador que acione quando a queda de tensão sobre a resistência ultrapasse um determinado valor. 

 

Existem vários circuitos que limitam a corrente em um valor fixo, quase sempre usa-se um transistor cuja tensão de Base-emissor é justamente criada por esse resistor em série, fazendo o transistor conduzir.....

 

Existe também uma configuração do LM317 onde ele vira um limitador de corrente ajustável.... 

 

Já dá para voce pesquisar bastante com isso, ok ?

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, aphawk disse:

 

Existe também uma configuração do LM317 onde ele vira um limitador de corrente ajustável.... 

Aproveitando o sugerido... Se seu professor não especificou parâmetros máximos/mínimos de corrente/tensão e quiseres ficar num mundo mais didático e objetivo, para resolver teu problema nessa tarefa, podes usar o circuito da figura 9.3, ou um pouco mais complexo, da figura 23, ai do datasheet do fabricante (9.3.3 Precision Current-Limiter Circuit)

Olha o datasheet: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm317.pdf

Isso dai inserido antes do regulador de tensão típico, que já tens perfaz a demanda da tarefa, mas sempre lembrando, se ajusta a tensão e se ajusta o limite da corrente máxima, pois tensão sim você determina e corrente essa vai depender da demanda do eventual circuito, SEMPRE...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela ajuda pessoal, o professor aceitou positivamente o circuito e ainda acrescentou nota por eu ter mencionado o Foldback na teoria e ele realmente queria que os alunos estudassem mais tentando fazer o ajuste da corrente. O circuito que entreguei foi bem parecido com o que o faller indicou na figura 9.3.3 do datasheet, só que foi usando um potenciômetro de 5k e um transistor TIP3055 por causa da dissipação do calor, circuito bem simples mas foi a teoria que destacou o trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...