Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O relógio da placa-mãe adianta e às vezes atrasa. o que pode ser?


Posts recomendados

Fala pessoal do Forum,

Estou tendo um problema que está me incomodando muito,

Eu tenho uma placa-mãe Gigabyte GA-970-DS3P REV. 2.0, essa placa já tem quase 1 ano e de umas semanas pra cá eu notei que a hora estava se adiantando. Aí eu resolvi trocar a bateria, depois de uns 2 dias, a hora começou a se atrasar aos poucos...

Com isso eu resolvi medir as baterias com Multímetro, aí notei as seguinte situação

- eu peguei 3 baterias de outras placas que eu tenho aqui e elas mediram 3v, nesse caso a hora adianta
- a Bateria nova está medindo 3,2v e ela atrasa aos poucos.


Já fiz vários testes, inclusive mudando a fonte, o slot de memória, já liguei o pc sem nenhum dispositivo SATA conectado, e nada, o problema volta...

-> O que pode ser? E como eu posso solucionar esse problema?
-> Quais problemas futuros essa situação pode me trazer?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse Windows 8 eu iria te dizer que é o bug do RTC.

Mas o Windows 10, que eu saiba, não tem esse problema.

Então é problema no RTC mesmo, que fica na placa-mãe e não compensa nem pensar em mexer, caso esteja danificado.

Tente dar um reset na bios, se não resolver use a mobo assim mesmo, ou troque-a por outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, um amigo meu sugeriu tentar outra bateria nova, eu vou tentar, e assim que puder eu posto um resultado...

 

-> Eu sei que o Windows tem a função de atualizar a hora sozinho (se tiver conexão com Net), mas há algum programa que faça isso também? Eu vi em alguns foruns que há algo assim, mas não consegui achar...

 

Se eu usar uma Placa de Análise, pode acusar esse erro de RTC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, MARCOS.DS disse:

-> Eu sei que o Windows tem a função de atualizar a hora sozinho (se tiver conexão com Net), mas há algum programa que faça isso também? Eu vi em alguns foruns que há algo assim, mas não consegui achar...

 

Pode fazer pelo próprio Windows, toda vez que você iniciar o PC, estando on-line.

Abra o bloco de notas e digite os comandos abaixo (3 linhas):

 

net start w32time
w32tm /resync /force
net stop w32time

Salve o arquivo com o nome AjustarRelogio.bat

 

Pressione as teclas Windows + R e digite: taskschd.msc  ->Enter

Clique em “Criar Tarefa“

Na guia "Geral" em "Nome" coloque “Sincronizar horário do PC“ e marque a opção: “Executar com privilégios mais altos“.

Clique na guia "Disparadores" e clique no botão "Novo".

No campo "Iniciar a tarefa" selecione a opção: “Ao fazer logon” e clique em ok.

Vá na guia "Ações" e clique em "Novo";

No campo "Programa\script" indique o caminho para o arquivo “AjustarRelogio.bat” ou clique em procurar, localize o arquivo e depois clique em "OK".

Sempre que você ligar o PC, estando com acesso à internet, o horário do PC será sincronizado.

 

43 minutos atrás, MARCOS.DS disse:

Se eu usar uma Placa de Análise, pode acusar esse erro de RTC?

Não sei, dependendo da placa de análise poderá indicar sim, pois trata-se de um dispositivo que está listado no gerenciador de dispositivos do Windows como um dispositivo do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/05/2016 às 19:16, Wal SJC disse:

 

Pode fazer pelo próprio Windows, toda vez que você iniciar o PC, estando on-line.

Abra o bloco de notas e digite os comandos abaixo (3 linhas):

 

net start w32time
w32tm /resync /force
net stop w32time

Salve o arquivo com o nome AjustarRelogio.bat

 

Pressione as teclas Windows + R e digite: taskschd.msc  ->Enter

Clique em “Criar Tarefa“

Na guia "Geral" em "Nome" coloque “Sincronizar horário do PC“ e marque a opção: “Executar com privilégios mais altos“.

Clique na guia "Disparadores" e clique no botão "Novo".

No campo "Iniciar a tarefa" selecione a opção: “Ao fazer logon” e clique em ok.

Vá na guia "Ações" e clique em "Novo";

No campo "Programa\script" indique o caminho para o arquivo “AjustarRelogio.bat” ou clique em procurar, localize o arquivo e depois clique em "OK".

Sempre que você ligar o PC, estando com acesso à internet, o horário do PC será sincronizado.

 

Não sei, dependendo da placa de análise poderá indicar sim, pois trata-se de um dispositivo que está listado no gerenciador de dispositivos do Windows como um dispositivo do sistema.

 

Valeu pela ajuda amigo, vou tentar fazer mais uns teste e avisos a todos aqui no forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala pessoal, desculpem a demora, mas tive alguns contra tempos

Mas eu troquei a bateria e não resolveu nada, a placa atrasa, mas de forma bem lenta, o bom é que quando pc se conecta a internet, o windows atualiza a hora.
Mas o problema persiste

Gente, tem mais alguma solução pra esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!