Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fx-6300 tcase e amd overdrive


Posts recomendados

Então pessoal, como o tópico em que se discutia a temperatura do FX-600 foi encerrado a pedido do autor, eu vou postar aqui.

 

Eu escrevi para a AMD sobre o Tcase dos FX e eles me responderam (esquisito até). Depois ele fala sobre overclock (eu disse que ia fazer e precisava do Tcase), isso e aquilo.

 

Citação

 

As I understand that you are question regarding Tcase Temperature of FX 6300 processor. If I have missed any critical information about your inquiry, please let me know as my suggestion below may change.

 

Tcase information is high confidential information that cannot be accessed by anyone under the agreement between AMD Non-Disclosure Agreement (NDA) & the person. As you have requested the Tcase information of FX 6300 processor. I would like to share the information of Tcase. If you wish to have more information about Tcase of rest of the processor, I request you to sign NDA with AMD local sales representative.

 

The Tcase Temperature of FX 6300 processor is 70ºC.

 

 

Em tradução livre:

 

Citação

 

Pelo que entendi você é pergunta sobre a temperatura Tcase do processador FX-6300. Se eu perdi alguma informação crítica da sua pergunta, por favor, me avise, já que a minha informação abaixo pode mudar.

 

A informação da Tcase é altamente confidencial e não pode ser acessada por ninguém diante do acordo de não divulgação (NDA) entre a pessoa e a AMD. Como você solicitou a informação sobre o Tcase do FX-6300, eu gostaria de compartilhá-la. Se você desejar receber mais informações sobre o Tcase do resto dos processadores, eu peço a você para assinar um NDA com um representante de vendas local da AMD.

 

A temperatura Tcase do processador FX-6300 é 70ºC.

 

 

Vale lembrar que tem outros posts em fóruns internacionais de representantes da AMD dizendo a mesma coisa, que o Tcase do FX-6300 é de 70ºC. Ou seja, alguns vídeos de tutorial do AMD Overdrive estão errados quando eles se baseiam pelo Tcase de 80ºC.

 

O mito de que os programas de análise leem a temperatura errado, como HWmonitor, AIDA64, Core Temp, etc, também não procede, pois eu sou usuário de um FX-6300, e se eu comparar o AMD Overdrive (levando em conta o Tcase de 70°C) com os programas de análise, a temperatura é exatamente a mesma.

 

Agora eu pergunto aos colegas... Que história é essa de NDA?! De que a temperatura é "altamente confidencial"? Isso é papo de louco ou a AMD ficou maluca? De que eu preciso assinar um termo de NDA para ser informado do Tcase do resto da linha FX? De onde eles tiraram essa maluquice? Realmente, AMD tá difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr :P Tcase é a temperatura do processador, e a Tcase max é a temperatura recomendada para uso 24/7. Depois tem o TJunction, que seria uma contagem regressiva até a temperatura máxima do processador (TJ Max), então ele desliga para não fritar. No meio dessa história tem o throttling. Nos Intel, geralmente o TJ Max é 105ºC, aí eu acho que ele começa o throttling acima de 90ºC). Mas eu não saco muito de throttling.

 

O Tcase eu tenho que pesquisar, pois acho que é a temperatura da CPU, não dos núcleos, mas no caso da AMD eles parecem ter padronizado, pois a minha temperatura dos núcleos e da CPU é sempre a mesma, varia sempre igual. 

 

Depois você pode fazer um teste com o AMD Overrive e o HWmonitor e o AIDA64. Levando em consideração que o Tcase do FX-6300 é 70ºC, some a temperatura que o HWmonitor e o AIDA64 indicam com a margem que o AM Overdrive indica. Se a soma for 70ºC, todas as temperaturas estão corretas*.

 

Corretas* entre aspas, porque o meu FX-6300 não poderia estar a 33ºC rodando AIDA64 com CPU e FPU. As temperaturas em idle abaixo do ambiente também estão erradas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que as pessoas estão fazendo a conversão errada do AMD Overdrive.

 

Existe o tCTLMax da placa-mãe que pode variar de fabricante. No vídeo daquele tutorial (abaixo) o valor do tCTLMax é 80ºC, então as pessoas acham que o Tcase do FX-6300 é 80ºC. Não é isso, pode variar de placa-mãe para placa-mãe, e no site da AMD agora aparece as temperaturas máximas. Não tem do FX-6300, mas o FX-6350 (125W) é 61ºC.

 

Mas não para por aí, você tem que subtrair a margem térmica do Overdrive pelo valor do tCTLMax da placa-mãe. Só aí você terá a temperatura real do processador. Acho que é isso, estou esperando mais responstas, mas o pessoal do fórum fica irritado porque é um bando de fanboys e eles não gostam quando a gente critica esse sistema. Nem sei se eles vão responder mais. Eu disse que o AMD Overdrive era um gimmick, app de mobile e o pessoal ficou fulo :D:):lol: 

 

Nota: precisava da AMD fazer essa bagunça? As pessoas ficam dependentes de um app que só indica se o processador está esquentando ou não. Parece até cabra-cega... "tá quente, não, esfriou, esquentou..." E as temperaturas não batem com os outros programas e ninguém sabe que esse tCTLMax é variável. Depois se reclama que as pessoas têm má vontade com a companhia. Como diz o ditado, "você recebe aquilo que você dá".

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini putz, eu acho difícil, pois eles vão usar o mesmo soquete que eles vêm usando há séculos. Muito provavelmente eles vão importar todas as características dos chips. Eu já tive um 1090T, mas na época eu não sabia o que era HWmjonitor :D Não sei se antigamente era essa salada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini Hahahahahaha! Não, é, eu falo que eles vão continuar com a mesma cara de um Phenom, então eu acho que eles vão importar o sistema de temperatura, os pinos para fora (que eu acho ruim, pois eles entortam), a presilha da CPU (que só serve para entortar os pinos) e a presilha do cooler (que eu acho melhor do que o sistema da Intel).

 

Por isso que eu acho que eles vão manter o AMD Overdrive. Se eles trocassem o soquete (estava precisando, pois eu acho muito palha esse soquete de plastico com presilha que não segura a CPU), talvez eles trocassem a metodologia toda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!