Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacimetro hcp-100 hikari


P4ndi0n

Posts recomendados

Fala pessoal, beleza?

Adquiri um capacímetro Hikari HCP-100 e hoje ele chegou, fui correndo testar. Pra minha surpresa, medi alguns capacitores guardados velhos e sempre estava dando acima.

Resolvi então tirar vários capacitores de placas diversas e sempre ele mede bem acima, vou detalhar melhor...

 

Tenho um medidor ESR, peguei um capacitor de 1000uF e no medidor ESR deu 1098. Medi no capacimetro e deu 1397!

Exemplo 2: Capacitor de 470uF no ESR deu 478 e no capacimetro deu 501.

 

Verifiquei que este capacimetro tem um botao pra ajuste do 0.00, alinhei ele na escala mais baixa, nao sei se fiz correto.

Estou comendo bola ou esse aparelho pode estar com problema?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Todo capacitor tem uma tolerância, geralmente de 5% a 20%.

2 - Você tem certeza que os capacitores medidos estão bons? São novos?

3 - Você está comparando a medição do capacímetro Hikari com outro instrumento, mas você sabe se esse "medidor ESR" está calibrado?

4 - O capacímetro joga uma carga no capacitor ao medi-lo, você está descarregando os capacitores antes de medir pela 2a. vez?

5 - O ajuste de zero atua nas escalas menores, se não me engano até 200 nF. A partir da escala de 2uF o ajuste não funciona.

6 - A bateria do instrumento Hikari está boa?

7 - Possibilidade de defeito sempre existe, mas certifique-se melhor, se possível comparando com um instrumento calibrado, ou pelo menos confiável.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Wal SJC disse:

1 - Todo capacitor tem uma tolerância, geralmente de 5% a 20%.

2 - Você tem certeza que os capacitores medidos estão bons? São novos?

3 - Você está comparando a medição do capacímetro Hikari com outro instrumento, mas você sabe se esse "medidor ESR" está calibrado?

4 - O capacímetro joga uma carga no capacitor ao medi-lo, você está descarregando os capacitores antes de medir pela 2a. vez?

5 - O ajuste de zero atua nas escalas menores, se não me engano até 200 nF. A partir da escala de 2uF o ajuste não funciona.

6 - A bateria do instrumento Hikari está boa?

7 - Possibilidade de defeito sempre existe, mas certifique-se melhor, se possível comparando com um instrumento calibrado, ou pelo menos confiável.

 

Amigo, obrigado pela prestatividade em sugerir vários testes. Todas as perguntas eu chequei e re-chequei insistentemente e tudo ok. Agora pouco eu resolvi pegar outra bateria e colocar nele, acredita que só de trocar a bateria começou a medir corretamente?

O pior de tudo é que a bateria veio lacradinha e bate a tensão normal, mas é de marca "duvidosa"!!!! Amanhã irei comprar uma bateria nova Duracell/alguns capacitores novinhos por desencargo e fazer os testes novamente, aí edito aqui e te dou um feedback.

 

Obrigado novamente :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, pra que fique documentado. Segui o passo  6 sugerido pelo amigo Wal SJC e mesmo ela vindo lacrada, troquei por uma Panasonic novinha, fiz medições e normalizou. De fato, o problema era a bateria nova que veio lacrada para o aparelho ser de má qualidade.

 

Obrigado ;)

Caso encerrado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ch4c4r disse:

Galera, pra que fique documentado. Segui o passo  6 sugerido pelo amigo Wal SJC e mesmo ela vindo lacrada, troquei por uma Panasonic novinha, fiz medições e normalizou. De fato, o problema era a bateria nova que veio lacrada para o aparelho ser de má qualidade.

 

Obrigado ;)

Caso encerrado!

Disponha quando precisar!

E não se esqueça de clicar em "Curtir", quando achar que alguma informação foi útil!

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Comprei esse mesmo capacimetro ( para substituir um ICEL CD-300) e apresentou problema nas leituras jogando lá pra cima tb. O de 470uF ia pra 615uF.    Troquei a bateria nova ( q é marca xing ling) e estava dando 9.38v  por uma Sony. E não deu certo.  Segui a dica do TARCISO nesse forum , o ultimo comentário e passou a funcionar. Mas tenho q fazer isso SEMPRE:

 

http://eletronica2002.forumeiros.com/t152650-capacimetro-hikari-hcp-100-com-medidas-erradas

 

""amigo estou com um do mesmo jeito já troquei a bateria, dei uma limpeza, ressoldei os componentes e nada, estou pensando que o problema é na chave seletora, com algum tipo de mal contato, mas tente isso= com a chave seletora na posição off gire ela para a escala de 200pF (essa escala inicialmente não zera) e no mesmo instante desligue (off) e volte de novo para a escala de 200pF, assim provavelmente ficará zerado, se não ficar use o potenciometro, se mesmo assim não ficar faça o procedimento anterior, eu estou usando o meu deste modo.... por favor mim retorne se você conseguiu....""

 

Ou seja, perdi a confiança no aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!