Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comunicação one wire


Posts recomendados

Pessoal recentemente comprei uma caixa de programação chamada JETIBox cujo fabricante informa o tipo de protocolo que utiliza para desenvolvedores, porém estou perdidinho e gostaria de dicas o que fazer para funcionar com meu projeto.

 

Utilizo PIC 12f1840e a minha ideia é utilizar essa caixa para alterar valores da memória da PIC, anexo como funciona o protocolo.

 

Grato.

 

Rogério Fiorotti 

EX_Bus_protokol_v121_EN.pdf

jetibox1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

estranho. comprou uma caixa preta, nem sabe pra que serve, não sabe como utilizar, "alterar valores da memória da PIC" é muito vago, quer que alguém traduza o protocolo - sim.. dei uma olhadela no d.s. e acho que não é ele que tem informações suficientes. Pesquise por outro. Também não sei se o protocolo 1wire se aplica ao bixo.

Ou seja .. tá muito sinistro.

 

Sugiro, como de praxe, mostrar algo que já fez com sucesso bem como publicar mais informações. Abra teu coração. Talvez o mesmo ocorra com tua mente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saber pra que serve eu sei, só não sei como fazer......por exemplo: você monta um temporizador com um PIC cujo valor do tempo está registrado em endereço de sua memória e para alterar esse valor usaria essa caixa para isso.

 

Quando conectada lê o valor da memória do PIC altera e grava...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

acho que um de nós está confuso. Então esta caixa mágica manipula os bytes da eeprom ou flash do mc? Mas ele deve estar rodando um fw dedicado a isso, né? Ou seja, esta caixa não tem poder absoluto sobre a vida do mc. Ele tem que ser o mestre (master) de si próprio. Agora se esta coisa for um simples programador, aí sim é a dominante. Mas aí foge um pouco do escopo do tópico.

 

Continuo achando sinistro...

 

Então tua dúvida seria algo como: "como criar um fw cujo protocolo consiga conversar com esta caixa preta de modo a manipular dados da eeprom?"?. Se sim, sugiro como de praxe, mostrar algo que já fez com mc com sucesso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se eu já tivesse conseguido fazer algo do gênero não estaria aqui solicitando ajuda, dentro dessa caixa tem um MC dda linha 18F cujo firmware é dedicado a comunicação por um fio e já vi desenvolvedores utilizando-a em pic12f mas os caras não dão nenhuma dica sequer.

 

Agora o que você quer que e mostre? algum conhecimento?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sim

 

de fato, baseando nas suas palavras, estou com dificuldades em definir uma maneira de te conduzir ao sucesso. Sequer vislumbro nem de longe seu propósito. Apesar de perto, acho que estamos 1/2 longe. Sugiro aguardar algum amigo que te entenda mas não sem antes falar 1 pouco + sobre si: o que sabes, que bases técnicas tens, e de novo, mencione algum projeto com mc que já fizeste com sucesso, e etc.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu projeto é um temporizador para aeromodelo controlado a cabo tecnicamente falando o VCC (Voo Circular a Cabo), este timer controla o tempo de pré voo (tempo de espera para a rotação do motor), tempo de voo, rotação do motor, trem de pouso e também utiliza um acelerômetro de 3 eixos para medir a aceleração centrípeta e a aceleração linear corrigindo a velocidade do aeromodelo durante o voo.

Utilizo o compilador CCS e a pic 12F1840 e hoje todo o ajuste do timer é realizado por botão e LED (piscadas) estou com dificuldades de aceitação no mercado americano por esse motivo e minha opção é utilizar uma caixa de programação como descrita anteriormente.

 

Alguns fabricantes utilizam essas caixas e optei nesta por estar pronta bastando desenvolver a interface para meu projeto, e é ai que a coisa esta pegando pois o fabricante só se prontificou em fornecer aquele documento do protocolo.

 

Bom é isso se você não achar isso o suficiente para me ajudar espero que outros possam.

 

 

www.cltimer.com

 

  

backside.jpg

front.jpg

IMG_7035.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok. Vou tentar traduzir o que entendi pois pode não ser totalmente inútil. Se não estiver correto, não ligo ok?

 

-você tem um botão e led que usa para interagir com seu sistema de timer

-que substituir/evoluir pra algo mais interativo e inteligente tipo um IHM

-como seu mc tem poucos pinos, achou interessante a opção 1wire

Tudo bem até aqui? Então vejamos...

 

Dei mais uma lida rápida no pdf. Infelizmente não consegui ver nada que solucione seu problema. P.ex. não vi comandos pra escrever no display e ler botões. Acho que são os principais

 

Uma opção curiosa e talvez + em conta é um simples shiftregister 74hc595 e um display 16x2. Com 3 pinos do mc você escreve nele e lê as teclas. Vão sobrar 2 pinos para I/O. Se precisar de mais, +1 74hc595

Mas se insistir naquilo, vai ter que correr atrás de mais informações, pois só com aquelas só mesmo o chuck noris

 

Se achar que deve, informe como o atual botão/led interagem com o usuário. Achei bacaninha este minimalismo (meu mundo)

 

49 minutos atrás, Rogerio Fiorotti disse:

espero que outros possam.

idem

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

ok. Vou tentar traduzir o que entendi pois pode não ser totalmente inútil. Se não estiver correto, não ligo ok?

 

-você tem um botão e led que usa para interagir com seu sistema de timer

-que substituir/evoluir pra algo mais interativo e inteligente tipo um IHM

-como seu mc tem poucos pinos, achou interessante a opção 1wire

Tudo bem até aqui? Então vejamos...

 

Dei mais uma lida rápida no pdf. Infelizmente não consegui ver nada que solucione seu problema. P.ex. não vi comandos pra escrever no display e ler botões. Acho que são os principais

 

Uma opção curiosa e talvez + em conta é um simples shiftregister 74hc595 e um display 16x2. Com 3 pinos do mc você escreve nele e lê as teclas. Vão sobrar 2 pinos para I/O. Se precisar de mais, +1 74hc595

Mas se insistir naquilo, vai ter que correr atrás de mais informações, pois só com aquelas só mesmo o chuck noris

 

Se achar que deve, informe como o atual botão/led interagem com o usuário. Achei bacaninha este minimalismo (meu mundo)

 

idem

 

Veja o funcionamento do minimalismo, rs...

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rogerio Fiorotti ,

 

O que voce postou é apenas a descrição do protocolo utilizado nesse Jeti. É pareçido com a descrição do protocolo de comunicação do FRSKY.

 

Agora, não tem nenhuma informação de como utilizar esse aparelho que voce comprou. Esse tá sendo o problema.

 

E creio que isso não tem nada a ver com a programação de um simples Pic. Na verdade, pode permitir programar alguns parâmentos utilizados pelo protocolo.

 

Eu uso algo pareçido na telemetria de meus RC, mas uso um aparelho desse tipo que você comprou apenas para mudar o ID de sensores quando são usados mais de um no mesmo aeromodelo, como por exemplo poder utilizar dois sensores de tensão de baterias LIPO em meu avião que usa duas baterias, uma para o sistema de ignição eletrônica, e outra para todo o restante.

 

Ajuda a gente com mais informações, ou melhor ainda, o manual desse seu aparelho, ok ?

 

Paulo

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, aphawk disse:

@Rogerio Fiorotti ,

 

O que voce postou é apenas a descrição do protocolo utilizado nesse Jeti. É pareçido com a descrição do protocolo de comunicação do FRSKY.

 

Agora, não tem nenhuma informação de como utilizar esse aparelho que voce comprou. Esse tá sendo o problema.

 

E creio que isso não tem nada a ver com a programação de um simples Pic. Na verdade, pode permitir programar alguns parâmentos utilizados pelo protocolo.

 

Eu uso algo pareçido na telemetria de meus RC, mas uso um aparelho desse tipo que você comprou apenas para mudar o ID de sensores quando são usados mais de um no mesmo aeromodelo, como por exemplo poder utilizar dois sensores de tensão de baterias LIPO em meu avião que usa duas baterias, uma para o sistema de ignição eletrônica, e outra para todo o restante.

 

Ajuda a gente com mais informações, ou melhor ainda, o manual desse seu aparelho, ok ?

 

Paulo

 

 

 

Então Paulo, o que o fabricante forneceu é somente o arquivo que postei acima sobre o protocolo, e o que você comentou sobre o FRSKY é semelhante ao que quero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

joinha!

 

Então você quer algo como preprogramar os parâmetros e despejar na memória do mc , é isso? Há várias maneiras de fazer isso e infelizmente não vislumbro nenhuma usando os dados do aparelho que comprou. Permita-me citar uma que vislumbrei. Faça seu proprio "programador" que você espeta no seu avião (sua plaquinha). Algo como um minimalista: 1 mc 1 display 4 teclas. Pode até enviar os dados via rf ou IR = controle remoto de tv. Aí...... falando nisso, se colocares um receptor de tv (tsopxxx) dá até pra programar via qualquer controle remoto.... Um outro desafio legal seria: um módulo blue tooth e a programação com um aplicativo no smartphone.. sonhar não custa

 

Enfim há varias maneiras de fazer isso (acho que já disse isso)

 

Agora estás em boas mãos! Felicidades a você e o Paulão! kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

joinha!

 

Então você quer algo como preprogramar os parâmetros e despejar na memória do mc , é isso? Há várias maneiras de fazer isso e infelizmente não vislumbro nenhuma usando os dados do aparelho que comprou. Permita-me citar uma que vislumbrei. Faça seu proprio "programador" que você espeta no seu avião (sua plaquinha). Algo como um minimalista: 1 mc 1 display 4 teclas. Pode até enviar os dados via rf ou IR = controle remoto de tv. Aí...... falando nisso, se colocares um receptor de tv (tsopxxx) dá até pra programar via qualquer controle remoto.... Um outro desafio legal seria: um módulo blue tooth e a programação com um aplicativo no smartphone.. sonhar não custa

 

Enfim há varias maneiras de fazer isso (acho que já disse isso)

 

Agora estás em boas mãos! Felicidades a você e o Paulão! kk

 

KKKK não tire da reta ainda, Isadora !!!!

 

Como trata-se de Pic e eu sou tão obsoleto como eles nesse assunto (kkkk), acho que você vai ter de ficar monitorando este tópico  ......  O que eu sei é que existem posições bem determinadas para esses parâmetros serem regravados, pode ser que o aparelho tenha suficiente inteligência para que o usuário simplesmente digite informações sobre o que que ele quer alterar e o aparelho já faça tudo o que precisa, ou talvez seja um tipo de simples gravador, onde o usuário tem de selecionar trocentas coisas, como modelo do microcontrolador que vai ser regravado, posições da memória e valores , etc... aí sim vai ser bem complicado !

 

Vou pesquisar e ver se acho alguma coisa desse JETI.  

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Informação nova, o JETIBOX trabalha como Slave e só envia informações ao Master (que seria minha plaquinha) das teclas pressionadas e recebe de retorno os valores alterados.

 

Ex. Em uma memória do Master (plaquinha)  está registrado valor 100 e envia ao Slave (JETBOX) esse valor e mostra no display, utilizando os botões vou incrementando ou decrementando o valor e vai registrando na memória do Master.

 

 

 

  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...