Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlador de fan rangendo


Visitante
Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Bom dia povo,

 

Instalei um controlador de fan ontem, NZXT Sentry Mesh, com esta configuração:

 

Botão 1 - Cougar 120mm

Botão 2 - Coolermaster 200mm

Botão 3 - DeepCool 800mm x2

Botão 4 - Corsair H110 140mm x2

Botão 5 - Aerocool Shark 140mm x2

 

img_0117.jpg

 

O problema está nas fans dos botões 4 e 5, as quais coloquei com este fan splitter:

 

file_178_43.jpg

 

Quando eu ajusto os sliders 4 e 5 num nivel intermediario, o controlador fica rangendo. Não sei o que é isso, peço ajuda pls abç e obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rangendo, quando você faz o ajuste? (Move o potenciômetro?)

 

Poderia usar Corrosion X por exemplo, para lubrificar, mas cabe uma ressalva que quando usa-se "óleos" existe tendência de sujar mais facilmente com o tempo. Porque gruda poeira com mais facilidade, então tem que ter um "cuidado" a mais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Bom dia mano,

 

SIm, range quando eu faço o ajuste. Quando eu deixo no minimo ou no maximo nao faz barulho mas só quando eu migro do minimo pro maximo ou quando eu deixo o slider do potenciometro num valor intermediario,  fica ali, rangendo.

 

cara valeu a dica do oleo mas nao to afim de passar oleo nao porque comprei nessa semana, inclusive esta no prazo de devolver sem justificar motivo (os 7 dias do CDC)

 

Sei la, em casa vou testar colocar as fans sem splitter, mas acho um desperdicio um canal de 30W só para uma fan, abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Fala mano,

 

Falei com o vendedor do controlador o qual providenciará uma troca. Eu nunca tive um controlador de fan antes e não sei se com o tempo ele se degrada dessa forma, ou seja, seu potenciômetro começa a fazer barulho.

 

Comprei o troço justamente pra ter mais silêncio, não quero de tempo em tempo ter que jogar óleo nele sabe? se esse futuro for inevitável, talvez compense trocar todas as fans para PWM e deixar a placa-mãe administrar.

 

Link recomendando este controlador: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-controlador-de-ventoinhas-nzxt-sentry-mesh/2325

 

Abç e obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Caraca fui comprar uma solução acho que comprei foi uma bomba...

 

mano, última pergunta: pelo menos essa degradação, pela sua experiencia, vai me dar um ano sem ruído ? 

 

O fabricante me dá 2 anos de garantia:  https://www.nzxt.com/products/sentry-mesh

 

aí depois é só manter com algum lubrificante anti-oxidante e tocar a vida com ele?

 

abç e obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é bomba... porque ranger não significa que esteja no fim de vida útil, porque ele pode estar fazendo o controle como devido. O problema é quando não se consegue ajustar mais, aí tem que trocar.

 

Acho que sim, mesmo porque você não deve ficar ajustando todo dia eles... depois de um ajuste você mantém ele durante um tempo. Sim, você pode tentar melhorar o ranger usando o Corrosion X ou similar, para que não ataque/danifique outras partes do potenciômetro.

 

Digo isto, porque tenho aqueles chuveiros que tem um potenciômetro e 2 em 2 anos tem que trocar... claro que neste caso o ambiente é mais agressivo, a umidade contribui para reduzir a vida útil... Aí o chuveiro ou fica quentão, ou frio... não tem ajuste mais. E trocar geralmente é algo simples, por exemplo comprando da China 5 Pots foram R$7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu a dica. 

 

nao me importo de 2 em 2 anos abrir o controlador e ressoldar um novo potenciometro. Se eu encontrar um potencionetro igual pra vender, troco de boa. 

 

abç e obrigado pela atencao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os pontos de fan 4 e 5 quando estão no maximo ou no minimo nao fazem ruido. 

 

fazem ruido quando deslizo o botao do potenciometro, ou seja faz barulho durante o deslizar e faz barulho também se eu mantiver o slider no meio, entre o minimo e o maximo.

 

Ja to providenciando a troca, quando o novo chegar eu posto o resultado abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!