Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
P4ndi0n

Monitor apagando após segundos

Recommended Posts

Bom dia meus caros.

Um cliente acabou abandonando um monitor de 22 aqui da Samsung LCD que liga normalmente, porém dá uns 3-5 segundos a imagem some (ele continua aceso o led indicador, mas some a imagem, se eu desligar e religar acontece o mesmo) e eu estava querendo consertá-lo para colocar em minha bancada (ainda utilizo um CRT rsrs).

Desmontei a fonte dele, achando que seria algum problema com os capacitores da fonte porém estão intactos (ainda não os medi fora da placa com capacimetro/ESR). Eu li alguns relatos por aí que talvez poderia ser o Inversor...

Alguém já pegou algum problema do tipo e poderia me dar alguma dica de medição/desconfiômetro de algum componente que possa causar isso?

 

Grato :)

 

 

### Editado ###

 

Não encontrei via search do forum mas diretamente no google acabei caindo aqui mesmo em outro tópico, vou acompanhar por lá e tentar algumas soluções lá postadas: 

 

 

 

Editado por P4ndi0n

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ricardo S Ferreira Vou fazer uma rotina de testes na segunda feira, mas o que pude perceber até agora é que fonte não é pois está chegando as correntes redondinhas na saída da placa.

Vou dar um jeito de testar as lâmpadas e também tentar abrir ela pra verificar as soldas por lá, vi alguns relatos de temperatura romper/gerar mal contato e se nem assim achar o problema, tentarei ver se arrumo aquela plaquinha menor que faz a inversão.

 

Assim que tiver novidades torno aqui, obrigado por hora :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Realmente pode ser lâmpada, verificar mal contato nos terminais ou pontas escuras.

Também pode ser o trafo inverter. Minha recomendação é que se for esse trafo, não compre esses do mercadolivre avulso, tive problemas, procure por outra placa original completa.

 

Att,

Fernando

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Fervolt, desculpe a ignorância, sou relativamente novo na eletrônica, este trafo inverter seria a plaquinha menor que fica ao lado, tem a saída vga e tal alimentada pela placa maior?

 

Eu medi a fonte principal nas saídas 5v e 18v e as correntes saem normal, acho que dá pra dizer que a placa principal está boa quando a saída está em ordem, ou não?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas placas na imagem do anexo (chamada placa-fonte) são de um monitor Samsung de 22 pol. modelo 2233 se não me engano. Esse foi um caso em que eu tentei trocar só o trafo, (essa peça que está fora da placa da direita, com detalhe azul) mas o defeito persistiu. A placa da esquerda é uma placa usada mas original e funcionando.

Para ter certeza que era o trafo o defeito, antes de montar a placa boa, eu retirei o trafo dela e soldei na placa com defeito e funcionou também.

photomagic(1).jpg

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito esclarecedor, não fazia ideia que esse componente se chamava trafo! Vou ver se acho um monitor sucateado igual pra testar com outro trafo ou então uma placa completa como recomendou!

 

Obrigado :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja bem que "trafo" é o "nome de guerra", apelido ou abreviação para transformador. O pessoal da area chama simplesmente de trafo. Esse seria um transformador inversor.

Recomendo analisar as lâmpadas antes de sair atrás de um trafo ou placa.

Se não tem muita experiência com esse serviço, cuidado, pois é bem fácil quebrar essas lâmpadas. Seu monitor deve ter 2, uma no topo do display e outra na parte de baixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×