Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ChocolateBis

Superaquecimento e fps caindo!

Recommended Posts

eae galera, tudo bom?

Meu computador, quando está com a tampa do gabinete aberta, e tento jogar Battlefield 4 ou outros jogos pesados, o fps cai por causa da temperatura. De 100+ fps ele cai pra 20 ou menos durante uns 10 segundos e logo após volta ao normal. O mais interessante é que quando eu coloco a tampa no gabinete, essas quedas param, isso por que eu coloquei um cooler na tampa que está funcionando como exaustor (tirando o ar quente de dentro do gabinete) fazendo assim que o gabinete fique mais ventilado do que mesmo com a tampa aberta. 

A princípio, eu tinha certeza de que era a temperatura do processador que estava muito elevada (chegando aos 80 graus - Phenom 2 X6 1100t), pois me disseram que quando o processador chega a uma determinada temperatura, ele corta automaticamente seu próprio funcionamento até resfriar. Pois bem, eu adquiri um Water Cooler H80i que mantém a temperatura do meu processador incrivelmente nos 40ºC mesmo quando estou jogando.

Já a placa de vídeo (R9 270X 2GB Gigabyte Windforce) mantém uma temperatura de 50ºC quando estou jogando.

Estou pensando que com o cooler, a ventilação no gabinete claramente funciona mais efetivamente. porém, se o fps cai quando eu tiro a tampa, significa que alguma coisa está aquecendo não é?! Pois a única vantagem de colocar a tampa é o cooler que eu coloquei nela. Eu acho que esse cooler ta fazendo tanta diferença assim por que ele está retirando justamente todo o ar quente que sai da placa de vídeo para fora do gabinete. Mas o que poderia estar aquecendo tanto assim pra causar as quedas quando tiro a tampa?

Desde já, obrigado.

Temperatura do pc jogando:

temperaturas.png

Editado por ChocolateBis

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso significa que o seu PC tem um sistema de refrigeração bem planejado (ou você acertou sem querer).

É normal que aqueça mais com a tampa aberta do que com ela fechada, se a refrigeração interna foi bem planejada.

Com a tampa fechada você mantem um fluxo constante de ar frio entrando e um fluxo de ar quente saindo do gabinete.

Se você tirar a tampa corta esse fluxo de ar, aí o ar quente começa a ficar parado e o aquecimento aumenta.

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, Wal SJC disse:

Isso significa que o seu PC tem um sistema de refrigeração bem planejado (ou você acertou sem querer).

É normal que aqueça mais com a tampa aberta do que com ela fechada, se a refrigeração interna foi bem planejada.

Com a tampa fechada você mantem um fluxo constante de ar frio entrando e um fluxo de ar quente saindo do gabinete.

Se você tirar a tampa corta esse fluxo de ar, aí o ar quente começa a ficar parado e o aquecimento aumenta.

Sim exatamente. Eu tive que fazer vários testes pra descobrir a posição mais adequada pros coolers, mas infelizmente, a única que funcionou foi com um deles na tampa (também tenho 2 em cima, 1 na frente, 1 em baixo e o water cooler atrás). E nos dias mais quentes aqui da minha cidade (que podem chegar a quase 40º) eu tenho que colocar a velocidade dos 2 coolers do water cooler no máximo.

30 minutos atrás, ApoloBrz disse:

informe a configuração completa.

Placa-mãe ASUS M5A88-M

Processador Phenom II X6 1100t

Memória Kingston 2x4GB

Placa de vídeo Gigabyte R9 270X 2GB

Fonte Corsair CX750

Water Cooler H80i

Acho que isso é tudo :S

Editado por ChocolateBis

Compartilhar este post

Link para o post
21 minutos atrás, ApoloBrz disse:

Veja como anda a saúde do seu HDD, baixe o hdtune ou o cristal disk info, suas temps estão bem boas.

Ok, baixei o hdtune e estou fazendo alguns testes. Na aba "health" está tudo OK e na aba "error scan" eu já fiz o teste mais rápido e não deu erros. Estou fazendo o teste mais avançado agora, mas demora demais.

Só lembrando que eu continuo com a minha opinião que o problema está na temperatura, pois simplesmente por tirar a tampa o fps começa a cair. Estou a disposição para fazer testes nas outras peças, mas peço que foquem em alguma solução relacionada à temperatura.

Compartilhar este post

Link para o post

Broder, as temps estão muito boas, até mesmo a placa de vídeo, eu sinceramente não sei o que pode ser

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, ApoloBrz disse:

Broder, as temps estão muito boas, até mesmo a placa de vídeo, eu sinceramente não sei o que pode ser

Pois é, como sempre eu fico com os casos não solucionáveis

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, ChocolateBis disse:

Pois é, como sempre eu fico com os casos não solucionáveis

Não é um "caso não solucionável" !!!

O gabinete foi projetado para trabalhar fechado.

você trabalhando com a tampa fechada ele está OK.

Por que você quer trabalhar com a tampa aberta?

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Wal SJC disse:

Não é um "caso não solucionável" !!!

O gabinete foi projetado para trabalhar fechado.

você trabalhando com a tampa fechada ele está OK.

Por que você quer trabalhar com a tampa aberta?

Não é que eu quero trabalhar com a tampa aberta, mas alguma coisa tem que estar causando a queda de fps

Compartilhar este post

Link para o post

Não disse que não é solucionável, só que o meu conhecimento chegou ao fim, talvez algum outro usuário posso te ajudar melhor.

Drivers atualizados? Antivirus em ordem? 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, ApoloBrz disse:

Não disse que não é solucionável, só que o meu conhecimento chegou ao fim, talvez algum outro usuário posso te ajudar melhor.

Drivers atualizados? Antivirus em ordem? 

Entendo. Problemas com windows eu descarto pois esse meu problema é antigo, desde que eu montei o pc em 2011. Desde lá eu ja formatei o pc milhões de vezes, atualizei varias vezes os drivers e etc. As peças que eu já troquei foram fonte e placa de video. O resto continua igual a quando montei o pc. Só o water cooler que eu coloquei em 2014.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, ChocolateBis disse:

Não é que eu quero trabalhar com a tampa aberta, mas alguma coisa tem que estar causando a queda de fps

Claro que sim, o que tá causando a queda do FPS é o Thermal Throttling do processador.

Quando você tira a tampa, a corrente de ar frio que estava tirando o ar quente em volta do processador para de circular, o processador esquenta um pouco mais e reage entrando em "termal throttling", até retomar a temperatura ideal.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Wal SJC disse:

Claro que sim, o que tá causando a queda do FPS é o Thermal Throttling do processador.

Quando você tira a tampa, a corrente de ar frio que estava tirando o ar quente em volta do processador para de circular, o processador esquenta um pouco mais e reage entrando em "termal throttling", até retomar a temperatura ideal.

Mas mesmo sem a tampa, a temperatura do processador continua a mesma. O water cooler mantem a temperatura baixa mesmo sem a tampa. Esse thermal throttling acontecia quando eu não tinha water cooler e a temperatura do processador chegava aos 70º ou 80ºC, nao me lembro mais ao certo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, ChocolateBis disse:

Mas mesmo sem a tampa, a temperatura do processador continua a mesma. O water cooler mantem a temperatura baixa mesmo sem a tampa. Esse thermal throttling acontecia quando eu não tinha water cooler e a temperatura do processador chegava aos 70º ou 80ºC, nao me lembro mais ao certo.

você desativou o Cool n' Quiet e o C6 state na bios?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, ChocolateBis disse:

nao, nem sei o que é isso. 

Então entra na bios e dá uma vasculhada.

Achando você desativa, para fazer um teste.

O Cool N Quiet é para reduzir a velocidade do cooler e causar menos ruído quando o processador está "frio" , mas aí o processador aquece e o cooler volta a acelerar. Nesse esquenta/esfria o processador pode dar uma "piscada".

O C6 é uma implementação do processador para reduzir o clock quando ele não está sendo 100% solicitado, mas de repente vem uma solicitação e nesse abaixa/aumenta do clock, ele pode dar uma "piscada".

Edit: Menu "Advanced / CPU Configuration"

1 - Desabilita Cool N Quiet, para teste.

2 - Desabilita C1E Support, para teste.

(Se não der resultado, volta do jeito que estava).

Editado por Wal SJC

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Wal SJC disse:

E se eu abrir a tampa mas botar um fan de  120mm jogando ar na mobo/proc/mem?

(Desculpem sequestrar esse tópico heheheh)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, AmarildoJr disse:

Tá na cara que fazendo isso não vai dar o problema, se com a tampa fechada não dá.

Mas eu acho que é um teste interessante, para ter certeza de que não há nada de anormal.

Compartilhar este post

Link para o post
47 minutos atrás, Wal SJC disse:

Então entra na bios e dá uma vasculhada.

Achando você desativa, para fazer um teste.

O Cool N Quiet é para reduzir a velocidade do cooler e causar menos ruído quando o processador está "frio" , mas aí o processador aquece e o cooler volta a acelerar. Nesse esquenta/esfria o processador pode dar uma "piscada".

O C6 é uma implementação do processador para reduzir o clock quando ele não está sendo 100% solicitado, mas de repente vem uma solicitação e nesse abaixa/aumenta do clock, ele pode dar uma "piscada".

Edit: Menu "Advanced / CPU Configuration"

1 - Desabilita Cool N Quiet, para teste.

2 - Desabilita C1E Support, para teste.

(Se não der resultado, volta do jeito que estava).

Fiz o processo mas infelizmente o problema persiste.

31 minutos atrás, AmarildoJr disse:

Tipo, pode até funcionar, mas com o gabinete fechado e o cooler na lateral funciona melhor. Se for um dia não muito quente, pode funcionar sim. A única outra forma que eu conseguia fazer parar os drops, antes de comprar o water cooler e em dias quentes, era com a tampa aberta mas com o ventilador soprando bem do lado do gabinete kkkkkk

29 minutos atrás, Morderisk disse:

Você ainda está com os problemas de drop de fps?

Com o cooler na lateral tirando o ar quente de dentro não.

Editado por ChocolateBis

Compartilhar este post

Link para o post

Você já considerou que pode ser fuga de corrente?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais