Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber se a placa-mãe ou o processador queimou?


Posts recomendados

Depois de vários estalos vindos do DVD ROM meu computador parou geral, nada dá sinal, nem mesmo o cooler.  Ja troquei a fonte mas o problema continua.

Diante da possibilidade da queima da placa-mãe. gostaria de saber se o processador Phenom II X4 955 pode ser usado numa placa com suporte para DDR3.  

Porém, no caso da placa-mãe estar ok, pergunto se tem algumas forma de se testar se foi o processador que queimou.

Agradeço qualquer ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP


O phenom 955 BE pode ser usado em qualquer chipset do 870 para cima, mas se tu fizeres overclock é bom pegar o 970 para cima. 990 não está sendo muito bom custo beneficio...

 

eu usava o 965/955 BE numa m4a88td-V Evo/usb3 3 não tive problemas....

 

Se tu pores o processador, e tirar as memórias, e ligar.... a placa-mãe DEVE bipar. Significa que ela está lendo o processador, e aguarda memória. Se isso não acontecer, pode ser processador.

 

Mas tire todos os periféricos do pc fora, deixando só teclado/mouse e monitor. Daí faça o teste da memória, tirando ela...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rogerio D Pereira Seja bem vindo ao Fórum!

 

 

Siga a recomendação dos amigos @NASCARBR@ilkyest para tentar localizar o item defeituoso.

 

Caso o problema seja na placa-mãe uma simples que serviria para seu processador e aceita DDR3 é esta.

http://www.kabum.com.br/produto/48426/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-matx-ga-78lmt-usb3-ddr3-hdmi-vga-usb-3-0-raid-ide

 

Porém dependendo de seu orçamento você pode pegar alguma melhor que possua mais recursos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Zucchini Não pode porque as placas 760G são 95W, este Phenom dele aí é 125W.

Verdade, vi no site do fabricante da placa-mãe que esse processador está na lista de CPU suportados, porém não me atentei ao detalhe do TDP. Obrigado pelo alerta. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ufa!

Como sou novato na área, estou muito surpreso com tanta resposta ao post.

Agora vou precisar de um tempo para colocar em prática todas sugestões

Por enquanto, vou deixando algumas informações curiosas sobre minha máquina.

Em primeiro lugar, cito um problema que tive que conviver nos últimos anos, que é o de só dar boot com temperatura alta.  Isso mesmo.  Em dias frio o pc nunca ligava, só o cooler começava e depois parava.  A solução era usar o secador de cabelo de minha filha.  Até que cheguei a trocar a fonte, mas sem resultado.

Com relação aos estalos  vindo do DVD rom, desconfio que tenha sido devido ao fato do gabinete ter ficado algum tempo deitado e com um disco dentro, embora não tenha sido a primeira vez que tenha feito isso.  Mas o barulho tinha tudo a ver com um CD rodando fora do eixo.  Outro detalhe é que enquanto eu tentava ligá-lo mesmo com os estalos, ele dava sinal, mas quando desconectei o DVD rom ele parou geral.

Em breve trarei novidades sobre meu caso..

Muito obrigados à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, estou de volta.  Demorei, mas não por desinteresse e sim por falta de tempo.

Dei uma olha na placa indicada pelo amigo Zucchini e surgiram as seguintes dúvidas:

* Um comentário na própria página indicava que ele aceita sim 125W;

* Como uso o computador para coisas básicas e sendo o máximo que exijo dele é para exibição de vídeos,  overclock, nem pensar.  Então, pergunto se não conhecem uma placa numa faixa abaixo dos R$ 300,00.

 

Obs.: O tipo de processador que quero aproveitar é Phenom II X4 955 64bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa suporta sim seu processador; 

placa-mãe para AMD AM3+ FX?/Phenom II/Athlon? II/Sempron? 100 Series Processors, Supports CPU up to 140 W, AMD Cool ´n´ Quiet? Technology, chipset: AMD 760G (780L)/SB710, memory: 4 x DIMM, Max. 32GB, DDR3 2000(O.C.)/1866(O.C.)/1800(O.C.)/1600(O.C.)/1333/1066 Hz ECC, Non-ECC, Un-buffered Memory, Dual Channel Memory Architecture, System Bus: Up to 5.2 GT/s HyperTransport? 3.0, Graphic: Integrated ATI Radeon? HD 3000 GPU Multi-VGA output support : HDMI/DVI/RGB ports *1 - Supports HDMI with max. resolution 1920 x 1200 @ 60 Hz - Supports DVI with max. resolution 2560 x 1600 @ 60 Hz - Supports RGB with max. resolution 2560 x 1440 @ 75 Hz Maximum shared memory of 1024 MB Hybrid CrossFireX? Support *2, Expansion Slots: 1 x PCIe x16, 1 x PCIe x1, 2 x PCI, storage: Built-in Controller: 6 x SATA 3Gb/s port(s), blue, Support Raid 0, 1, 10, JBOD, LAN: Realtek® 8111E , 1 x Gigabit LAN Controller, audio: VIA VT1708S 8-Channel High Definition Audio CODEC 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rogerio D Pereira Colega, eu usava um phenon desse numa Asus M4a79T deluxe, e depois de uns 5 anos meu pc ficou assim também, de só querer ligar depois que esquentava :exorcize:

Isso era a mobo já bem desgastada por causa de oxidação. OS slots começaram a parar de funcionar... Até que ela morreu de vez xD

Por curiosidade, qual é a fonte que tais usando? E a quanto tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Papitow, até no tempo seu caso é igual ao meu, será que sua placa também era AsRock série N68?

Minha fonte antiga é ATX PcTop, que uso também há 5 anos.  Disse antiga, porque decidi comprar uma nova, marca Hoopson(500W), para instalar com a nova placa-mãe que comprarei.  Nem sei se esta fonte presta, mas a antiga apresenta uma oscilação no cooler que considerei suspeita. 

 

Paulo Jorge Paixão, graças à sua colocação decidi comprar uma placa com chipset 760, só falta encontrar uma dentro do orçamento.

 

Deixo aqui meu sinceros agradecimentos pela ajuda.

 

Abraços

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
15 horas atrás, Rogerio D Pereira disse:

@Papitow, até no tempo seu caso é igual ao meu, será que sua placa também era AsRock série N68?

Minha fonte antiga é ATX PcTop, que uso também há 5 anos.  Disse antiga, porque decidi comprar uma nova, marca Hoopson(500W), para instalar com a nova placa-mãe que comprarei.  Nem sei se esta fonte presta, mas a antiga apresenta uma oscilação no cooler que considerei suspeita. 

 

Paulo Jorge Paixão, graças à sua colocação decidi comprar uma placa com chipset 760, só falta encontrar uma dentro do orçamento.

 

Deixo aqui meu sinceros agradecimentos pela ajuda.

 

Abraços

 

 

 

 

Péssima fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Papitow acabo de ver esta Asus em

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=24797&origem=52&gclid=CjwKEAjwk6K8BRDM3aCSkdCtzSQSJAA3Vf38niMGDsx200Bgz3WSMcIoukuvyvyfzGnMsRJcYBqkahoCUwDw_wcB, e acho que me servirá bem, mesmo tendo usado como critério o limite do meu orçamento.

Achei legal a dica sobre as fontes genéricas, tanto que vou guardá-las para uma futura substituição, pois ainda tenho que comprar a(s) memórias(s) e o DVD rom.

  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rogerio D Pereira É colega, o importante é fazer seu sistema funcionar. É uma placa micro atx. Então é pequena. A ventilação do seu gabinete tem que ser boa, esses phenon esquentam bastante. Suporta Dual channel ddr3 até 8gb. O que deve te atender também. É sempre ter um bom air cooler pro processador, que serve não só pra esse seu atual, mas pra outros que você venha adquirir. Eles ajudam muito a baixar as temps, e tem bons air coolers a preços acessíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
51 minutos atrás, Rogerio D Pereira disse:

Oi @Papitow acabo de ver esta Asus em

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=24797&origem=52&gclid=CjwKEAjwk6K8BRDM3aCSkdCtzSQSJAA3Vf38niMGDsx200Bgz3WSMcIoukuvyvyfzGnMsRJcYBqkahoCUwDw_wcB, e acho que me servirá bem, mesmo tendo usado como critério o limite do meu orçamento.

Achei legal a dica sobre as fontes genéricas, tanto que vou guardá-las para uma futura substituição, pois ainda tenho que comprar a(s) memórias(s) e o DVD rom.

  

 

Não vai servir para o Phenom II X4 955. Ele é TDP 125W e essa placa-mãe tem TDP máximo de 95W. Tem que ser pelo menos essa: http://www.kabum.com.br/produto/37889/placa-mãe-asus-p-amd-am3-matx-m5a78l-m-usb3-4xddr3-hdmi-dvi-vga-usb-3-0-boost-proc-140w-porta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...