Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Litanu

R9 280x vapor-x - alimentação de energia.

Recommended Posts

Boa noite,

Acabo de montar um PC com as seguintes configurações:

CPU: AMD FX 8350 4ghz 16mb L2 Cache Black Edition

MB: Asus M5a78l-m/usb3 P/ Amd Am3+ (140w) 4xddr3/1pci

Placa de vídeo: Sapphire R9 280x Vapor-X

Fonte: Corsair CX750w (Selo Bronze)

Memória: G.skill 16gb 1600mhz Ripjaws X Series (2 X 8gb)

Gabinete: Warrior GA139

Realizei a montagem das peças no Gabinete, conectei os fios do gabinete na placa-mãe, conectei os cabos de alimentação do HD e tudo mais. Porém quando eu vou ligar o PC não aparece imagens  no monitor. Realizei a limpeza nos conectores das memórias, passei óleo limpa contato nas memórias e outros componentes também. E ainda assim o monitor não dava sinais. Nem mesmo quando eu conectava o cabo do monitor no encaixe de vídeo onboard da placa-mãe. Então fiz o teste de ligar o PC sem a placa de vídeo e funcionou perfeitamente. Recoloquei a placa de vídeo e voltou o mesmo problema. Eis que tive a ideia de deixar conectado somente 1 PCI-E de 8 pinos na placa de vídeo, sendo que há 2 conectores de 8 pinos (aos quais eu havia conectado) e funcionou. Gostaria de saber se isso é um indicativo de que a minha fonte não fornece energia suficiente para deixar os 2 cabos PCI-E na placa de vídeo e, se caso eu deixar assim, haveria alguma perda de desempenho da placa de vídeo.

Obrigado.

Editado por Pêdro Bonzinho
Recuperando título original.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim vai implicar no desempenho da placa, essa sua cx750m é pra empurrar de boa, muito curioso seu caso. voce disse que montou o pc agora suponho então que a psu seja nova, ou você ja possuia ela?

Compartilhar este post

Link para o post

A sua rede eletrica é de quantos volts? Veja se a fonte está de acordo, caso você não use estabilizador (esperamos que não hehehe). Se usas estabilizador, então veja se a fonte está com o seletor de tensão de acordo com a saida do estabilizador.

Se a fonte não tem seletor então não precisa mexer pois é automátco.

Veja se conectou todos os cabos de alimentação corretamente, especialmente os da alimetnação auxiliar. A minha placa-mãe requer 2 conectores 4 pinos, mais o conector de 24.

Não use essa placa de video sem os 2 conectores de energia.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@WMF Eu já possuía essa PSU e funcionava bem.

@AmarildoJr Minha rede elétrica? Imagino que seja igual a todo mundo hehe. Eu uso um estabilizador, mas ainda não fiz o teste de ligar o PC direto na tomada. Não vi nenhuma chave pra selecionar a tensão na minha PSU e na minha MB só havia espaço para 1 conector de 4 pinos mais o conector de 24 pinos.

Compartilhar este post

Link para o post

Seu establizador pode esta sendo o gargalo

o  certo é apenas usar um filtro de linha pricipalmente para nos que usamos fontes reais com pfc ativo

Faça o teste direto...

por curiosidade sabe qual a potencia de seu estabilizador, pois só sua vga tem uma demanda de alta de 300w segundo fabricante

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Independente de qual seja o estabilizador simplesmente para de utiliza-lo e ligue o pc direto na tomada.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem a demora. Acabei de realizar o teste de ligar a fonte direto na tomada, porém o problema persistiu. Não houve sinais do monitor com os 2 conectores PCI-E de 8 pinos ligados.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu no seu caso daria um jeito de arranjar com alguém uma outra fonte para testar...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sua fonte tem 4 cabos PCI, já testou com todos?

Editado por Zucchini

Compartilhar este post

Link para o post

@WMF Tô pensando em fazer isso. Vou ver essa semana se consigo com alguém.

@Zucchini Não testei com todos. Vou ver isso agora

Compartilhar este post

Link para o post

Os seguintes testes foram todos realizados com a fonte ligada direto à tomada:

Testei os 4 cabos PCI, ligando de 2 em 2, e os resultados foram os mesmos. Sem sinal do monitor.

Conectei o cabo PCI somente ao primeiro conector de 8 pinos e o PC ligou normalmente.

Conectei o cabo PCI somente ao segundo conector de 8 pinos e a placa de vídeo nem ligou, mas o PC, sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho, o problema não é a potência da fonte, mas pode ser a fonte em si, para ter certeza somente testando com outra.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara arranja outra fonte e testa se persistir certeza ser VGA. Pois era pra ocorrer o mesmo que ocorreu com o primeiro conector, a placa ligar normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite,

Realizei mais alguns testes:

*Com a fonte ligada diretamente à tomada e com os 2 conectores de 8 pinos ligados a placa de vídeo, liguei os conectores DVI e HDMI da placa de vídeo a uma TV LCD de 40 e poucas polegadas (a qual estava com seu cabo de energia ligada a outra tomada) e não obtive resposta. Nem mesmo quando conectei os cabos aos conectores onboard da placa-mãe. Somente obtive retorno quando conectei o cabo serial e, então, funcionou como esperado.

*Agora o monitor liga mesmo quando os 2 conectores de 8 pinos PCI-e estão conectados a placa de vídeo. O mesmo não ocorria antes

Minha pergunta é: o PnP do Windows só funcionaria para a placa de vídeo quando o monitor estivesse ligado à ela? O programa para diagnóstico de hardware que estou usando é o CPU-Z e ele mostra uma placa de vídeo diferente da minha (como mostra na imagem). Ele sugere um outro programa que atualiza os drivers automaticamente chamado DriverAgent. Ele reconhece erros de drivers e pede para que eu os atualize, mas pra isso, eu teria que fazer a assinatura do programa que está custando U$ 30,00.

Outra pergunta: o fato de nem mesmo as saídas de vídeo onboard funcionarem poderia significa um erro na placa-mãe?

Agradeço desde já.

CPU-Z.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@Litanu acessa a BIOS e altera para o video off board. 

Essa imagem ai é da placa onboard.

Use o GPU-z para ter unfos da placa de video.

Compartilhar este post

Link para o post

O computador funciona normalmente sem placa de video? 

Esse ultimo teste, você ligou os dois cabos ao mesmo tempo ou um de cada vez na tv? ficou meio dúbio a frase.

Compartilhar este post

Link para o post

@ApoloBrz Funciona. Atualmente a placa de vídeo está ligada com os 2 conectores PCI-e ligados, porém não consigo usa-la. Ela tem 2 saídas DVI diferentes e 2 saídas HDMI diferentes também. Meu monitor só possui entrada DVI e Serial e se eu o conecto a placa de vídeo, simplesmente não funciona.

No teste q eu fiz, os conectores não foram ligados ao mesmo tempo. Foi um de cada vez.

Compartilhar este post

Link para o post

porque este chipset da placa-mãe não é o mais indicado para os FX's , mas como funciona...

Usava outra placa de video antes? A BIOS está atualizada? 

Tem como testar a placa em outro computador?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse computador todo foi montado com peças separadas. Então ele é novo. Montei há uma semana.

Acredito que a BIOS esteja atualizada. A Asus disponibiliza muitas versões de BIOS e eu peguei a última lançada.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo AMD OverDrive não aparece minha placa de vídeo e nem minha placa de rede wireless offboard conectadas. É possível que os slots PCI estejam desabilitados na BIOS? Se "Sim", seria possível reabilita-los?

Slots PCI.jpg

Editado por Litanu

Compartilhar este post

Link para o post

Instalei os drivers de placa wireless e agora está funcionando. Porém, ainda não aparece no diagrama do AMD OverDrive.

Alguém tem uma assistência técnica ou conhece alguma de confiança a qual eu poderia encaminhar o meu PC?

Alguém poderia me dar uma luz?

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente consegui arrumar esse problema e agora a placa de vídeo foi reconhecida e está totalmente funcional!! Porém... ao que parece o monitor q eu uso não é compatível com a placa de vídeo. Ele dá sinal até a inicialização do Windows e depois a tela apaga como se estivesse em stand by. Alguém teria uma ideia do que poderia estar causando isso? Já fiz o teste de ligar a fonte e o monitor em tomadas diferentes.

Editado por Pêdro Bonzinho
Tópicos unidos para facilitar o entendimento do assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja se o Windows inicia em modo de segurança.

Provavelmente você setou errado a resolução do monitor ou frequência de atualização.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais