Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
nanquinote

C++ - dividir programa

Recommended Posts

Boa tarde. Meus programas ainda são bem pequenos, mas estão começando a ficar confusos.

Queria saber qual a melhor forma de dividi-los, ex... colocar as funções em um arquivo separado. Posso ter um arquivo pra struct, outro pra main, outro pra função? Como faço pra chamar o arquivo na header?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode sim, isso é utilizado toda vez que você incluí uma biblioteca, como #include <stdio.h>, procure estudar sobre bibliotecas(header), que no caso você pode separar suas estruturas e colocar o escopo de suas funções abaixo delas, ou so colocar as declarações na biblioteca e colocar o escopo das funções no arquivo main, etc...

exemplo de biblioteca:

//----- biblioteca.h -------

#ifndef _MINHA_BIBLIOTECA   //Verificar se ja não foi declarado uma biblioteca com esse nome
#define _MINHA_BIBLIOTECA   //Se não foi, defini-la

//Escopo de _MINHA_BIBLIOTECA
#include <stdio.h>

//Declaracoes
void funcaoA();
void funcaoB();

//Escopo das funcoes
void funcaoA(){
  printf("Ola da funcaoA\n");
}
void funcaoB(){
  printf("Ola da funcaoB\n");
}

#endif //Fim do ifndef - igual if

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Busque no google "arquivos de cabeçalho em C" que você verá uma amplia documentação sobre o tema. Veja as matérias e em vídeos também, que certamente você vai obter o que busca. Se depois disso tiver duvidas volte aqui.

A única regra é tomar cuidado com inclusões duplas. Saber que deve especificar o arquivo como #include "path do arquivo/nomearquivo.c" com aspas duplas e não com maior que e menor que(<>). Se o arquivo estiver na mesma pasta você pode incluir ele como #include "nomearquivo.c", somente indicando o nome. Se tiver em outras pastas você tem que especificar o path completo, tipo #include "c:\\nomeDeUmaPasta\\nomeDeOutraPasta\\nomearquivo.c". Se o arquivo estiver um nível acima você teria que usar dois pontos para subir um diretório, tipo se tiver no seu escritório uma pasta chamada pastaExterna e dentro outra chamada pastaInterna e seu programa estiver dentro da pasta interna, imaginamos que o arquivo de cabeçalho esteja na pastaExterna, você faria algo como #include "../nomearquivo.c"(note os 2 pontos ".."), isso seria como subir de pastaInterna a pastaExterna, mais ou menos como o manejo de diretórios do prompt, isso evita ter que escrever todo o path e funciona em qualquer pasta, pois o programa sempre buscaria o header um nível acima.

Bom... faça as leituras e diga o que aprendeu.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais