Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lordkruell

Water cooler ou air cooler para minha configuração ?

Recommended Posts

Boa noite, recentemente estou fazendo uns upgrades no meu pc, trocarei a placa-mãe e pretendo trocar o cooler por um water ou air, o cooler original da AMD é uma porcaria, e faz muito barulho, portanto quero algo mais silencioso, jogo muito de madrugada e de barulho ja basta o do teclado mecânico, porém estou na duvida.

Minha placa-mãe antiga, uma Asus m5a78l-m lx/br queimou e eu troquei temporariamente pela atual, Gigabyte Ga-78lmt-S2 mas na próxima semana vou substitui-la pela Gigabyte 970a-ds3p. Na opinião de vocês qual cooler ou air ficaria melhor na minha configuração para eu ter um pc mais silencioso ? estou disposto a pagar ate uns 400 reais em um bom water cooler, mas se um air resolver o problema de temperatura e principalmente de barulho, a economia seria valida e eu investiria em um ssd.

Minha configuração atual :

gabinete : Pcyes rhino

Processador : Amd FX-6300

placa-mãe : Gigabyte Ga-78lmt-S2

Memoria : 8 gb (4+4) Hyperx Beast 1,666mhz

Placa de Video : xfx r7 250x

Hd : Seagate Barracuda 1 tb

Fonte : XFX ATX Pro 550W Core Edition

Desde ja agradeço pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lordkruell se o silêncio é importante, compre o Gammaxx S40 que vem com as presilhas da AMD e instala lateralmente. Porque a maioria dos air coolers só monta para cima no soquete AMD (desaconselhável).

Se for fazer um overclock, eu compraria o H60. Obviamente que não fará barulho como o cooler box, mas os water coolers são mais barulhentos porque são fans de alta rotação.

Mas o Gammaxx também dá para fazer um overclock decente.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa No caso entre o H60, H45, Maelstrom 120T e Seidon 120V qual seria melhor ? futuramente pretendo trocar o processador por um 8350, e fazer um SLI, prezando claro, a questão do silencio. li em alguns fóruns que o Seidon é muito barulhento, preciso de qualidade e silencio. aproveitando também, pesquisei o Gammaxx s40 e nas minhas pesquisas veio também o Gammaxx 400, vi uns videos do barulho dele e pra mim é bastante silencioso e ainda vem com led azul. Meu pc e conjunto de periféricos é todo nessa cor, você ainda acha vantagem pegar um air cooler com essas futuras atualizações ? ou um water é a melhor saida ? vi um comentario seu aqui no forum falando do H45, ele realmente é bom ? 

Compartilhar este post

Link para o post

@Lordkruell Se não for fazer overclock eu ficaria com o Gammaxx S40 de qualquer forma. Os water coolers tem fans de 2000-2200rpm e radiadores com mais fins por polegada. O barulho é maior, não tem jeito.

Se for fazer overclock, compre um H45, que é mais mais barato do que o H60, só que mais forte. Ele chega perto do H80i. É uma tecnologia nova, com a bomba no radiador. Se você achar que ele faz barulho (no PWM não deve fazer), compre depois um fan Noctua ou um Silencio da Cooler Master.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Acho que vou de H45 mesmo, aproveitar que a mobo será comprada na Kabum e já incluir tudo no pacote, essa fan Noctua me agradou, por ter o led azul, no caso é trocar a fan original do water cooler por ela, correto ? e pode me confirmar se é está do link mesmo ? 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=47535&origem=52&gclid=CKaojOqb7M0CFReAkQodBWYP9Q

Compartilhar este post

Link para o post

@Lordkruell esse aí não é Noctua, é Cooler Master. Não serve porque ele só tem 3 pinos e não pode ser controlado pelo PWM.

Compre o H45 primeiro e depois veja como fica. Se achar barulhento em load, jogando, etc, abre um tópico pedindo um cooler mais silencioso. Mas não tem muitas opções de fans de alta performance e silenciosos. Os Noctua são famosos pelo silêncio, mas talvez você tenha que comprar pelo Aliexpress ou E-bay.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Entendi, de qualquer forma, existe alguma forma de controlar a rpm desse water cooler, ou é automático? Por que moro em Salvador-Ba, e a temperatura ambiente costuma ser de 30º pra cima, se o processo for automático já vi que vai trabalhar em full load.

Compartilhar este post

Link para o post

@Lordkruell pelo BIOS você tem algumas configurações como quiet, standard, turbo, etc. Deixe normalmente que não vai rodar no talo. Esse water cooler é bom e vai manter temperaturas normais. Depois você dá uma estudada no setup do BIOS e pode começar a experimentar outras configurações.

Mas leia o manual direito na hora de instalar para conectar as peças no lugar correto.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Amigo, vou comprar hoje os componentes novos para o pc, estava esperando a placa-mãe ficar disponível na pichau, porém, durante esses dias corridos, pesquisei bastante e decidi atualizar a minha placa de video, então reduzirei os custos, optando pelo Air cooler. alguns me chamaram a atenção e gostaria de saber sua opinião sobre qual vai ter um melhor desempenho na minha maquina prezando pelo silêncio, claro.

Gammaxx S40 

Gammaxx 400 (o que me chamou a atenção foi o Led azul)

Cooler Master Hyper tx3 evo

Compartilhar este post

Link para o post

@Lordkruell o Gammaxx S40 é melhor. Até porque o Gammaxx 400 é mais alto e talvez não caiba no seu gabinete, que é bem estreito. 

Tem que ver se cabe o Gammaxx S40 também. Teria que ter pelo menos 15,5cm da placa-mãe até a tampa.

Compartilhar este post

Link para o post

@Lordkruell o Gammaxx S40 é o melhor de todos. Acho até que ele vai caber com folgas. Se depois você quiser colocar um fan com led, compre um de 120 com a cor que você escolher e troque. É fácil trocar.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Cara só tenho a te agradecer, acabou que no fim, comprei o H45 mesmo, e velho, é perfeito !!! fiz uns testes com a cpu em 100%. A temperatura não passou de 33º !! não acreditei e refiz umas 3x... Sempre 33º ~ 34º. Fica aqui também minha recomendação, o barulho não é nada comparado ao cooler box da amd, em 100% era um barulho insignificante e eu nunca vou usar 100% da cpu, só foi para o teste mesmo, realmente o Corsair H45 vale muuuuuuuuuuuuuuuuito a pena, a questão é só o tamanho mesmo, minha sorte é que meu gabinete tem espaço para water cooler em cima, por que no fundo não deu. Muito obrigado pela dica, você é 10 cara !!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais