Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como usar apenas 1 comparador do lm339


Posts recomendados

E ae, tudo bem pessoal!

 

Estou com uma ideia na cabeça de fazer, ou tentar fazer, um termostato eletrônico para manter uma solução nutritiva de hidroponia com temperatura abaixo de 30°C. Bem, vasculhando minhas bagunças, achei um termistor de um relógio digital ( nenhuma informação tecnica sobre o componente) e um CI LM339 e dezenas de resistores e capacitores. Nas minhas pesquisas descobri que o LM339 tem 4 comparadores. Minha dúvida é essa, é possível usar apenas um deles, usando somente os terminais correspondentes a 1 comparador? Eu queria usá-lo substituindo o CI 741 neste circuito aqui:

cir0159_01.jpg

 

Li nas pesquisas que esses ci's funcionam em fontes simetricas... Queria usar com carregador de celular, será que dá? É possível tudo isso ou estou pensando besteira? Sou um simples iniciante! 

 

Abraço! Desde já agradeço a quem puder ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode sim se mas conservando as funções dos pinos e não o número do pino.

Explico: O pino 2 do 741 é uma entrada inversora, no 339 pode usar por exemplo o pino 4.

O pino 3 do 741 é a entrada não inversora. No 339 deve usar o pino 5 e a saída que no 741 é o pino 6 no 339 será o pino 2

Alimente o + da fonte no pino 3 e o negativo da fonte no pino 12 do LM339. Confira esses dados pois fiz na pressa..

 

LM339-Pinout.gif

LM741_pinout_diagram.jpg

 

 

Pode sim alimentar um 339 com fonte simples.

 

O LM339 possui saída open colector. não é em toda aplicação qiue ele pode substituir o 741 sem que se coloque um resistor da saída de cada comparador para o +Vcc. Nesse diagrama por ti colocado pode sim sem colocar resistor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites