Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como usar apenas 1 comparador do lm339


Posts recomendados

E ae, tudo bem pessoal!

 

Estou com uma ideia na cabeça de fazer, ou tentar fazer, um termostato eletrônico para manter uma solução nutritiva de hidroponia com temperatura abaixo de 30°C. Bem, vasculhando minhas bagunças, achei um termistor de um relógio digital ( nenhuma informação tecnica sobre o componente) e um CI LM339 e dezenas de resistores e capacitores. Nas minhas pesquisas descobri que o LM339 tem 4 comparadores. Minha dúvida é essa, é possível usar apenas um deles, usando somente os terminais correspondentes a 1 comparador? Eu queria usá-lo substituindo o CI 741 neste circuito aqui:

cir0159_01.jpg

 

Li nas pesquisas que esses ci's funcionam em fontes simetricas... Queria usar com carregador de celular, será que dá? É possível tudo isso ou estou pensando besteira? Sou um simples iniciante! 

 

Abraço! Desde já agradeço a quem puder ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode sim se mas conservando as funções dos pinos e não o número do pino.

Explico: O pino 2 do 741 é uma entrada inversora, no 339 pode usar por exemplo o pino 4.

O pino 3 do 741 é a entrada não inversora. No 339 deve usar o pino 5 e a saída que no 741 é o pino 6 no 339 será o pino 2

Alimente o + da fonte no pino 3 e o negativo da fonte no pino 12 do LM339. Confira esses dados pois fiz na pressa..

 

LM339-Pinout.gif

LM741_pinout_diagram.jpg

 

 

Pode sim alimentar um 339 com fonte simples.

 

O LM339 possui saída open colector. não é em toda aplicação qiue ele pode substituir o 741 sem que se coloque um resistor da saída de cada comparador para o +Vcc. Nesse diagrama por ti colocado pode sim sem colocar resistor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando não quero usar um ou mais comparadores de um mesmo chip, coloco três resistores em série, desde +Vcc até o terra (caso de fonte simples), ou até o -Vcc (caso de fontes simétricas).

Faço passar uma corrente entre 100uA e 1mA pelos três resistores (Rtotal = Vcc / 0,0001, ou Rtotal = Vcc / 0,001, ou Rtotal = 2Vcc / 0,0001, ou Rtotal = 2Vcc / 0,001). São valores para Vcc com 100uA, Vcc com 1mA, 2Vcc com 100uA ou 2Vcc com 1mA.

Divido as tensões nos resistores do seguinte modo.

Escolho para os resistores externos (o de cima e o de baixo) igual a Rtotal / 2.

Para o resistor do meio escolho Rtotal / 10.

Conecto os terminais deste resistor do meio nas entradas dos comparadores não usados.

Assim, o resistor do meio fica com uma pequena tensão, mas suficientemente grande para definir a saída, se alta ou baixa. Assim, evito a possibilidade dos comparadores não utilizados ficarem quase livre para oscilar, podendo provocar ruídos e consumirem mais da fonte que o necessário. Quando o problema de ruído for sério, ainda coloco um capacitor entre os terminais do resistor do meio.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal pelas respostas! Meu circuito funcionou com as indicações do mestre faller! Mas acabei perdendo meu transistor bc557, um terminal quebrou, tem como usar um transistor NPN, como o bc547 no lugar? Que alterações no circuito deverei fazer?

 

Desde já, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem, mais tem que ligar invertido. Nesse caso o terminal Emissor do BC547 vai ligado ao negativo e o coletor vai ligado ao Relé, o outro terminal do Relé vai ligado ao positivo.

Eu não sei o que você liga ao relé, mas o que estiver usando deve inverter o terminal do contato também, se está usando o NA use o NF e vice-versa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal pela grande ajuda no meu pequeno projeto...rsrs

 

O circuito está funcionando muito bem! Como perdi o único transistor BC557 que tinha, agora estou usando o TIP127 que estava no meio das tralhas e o circuito está funcionando bem!

 

Obrigado mais uma vez!

Abração!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...