Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ci lt1083cp


Posts recomendados

Saudações a todos, estou com uma pequena duvida mas é uma daquelas que já pesquisei para todo lado mas não consegui nem um exito.

Bom a duvida é a seguinte, eu tenho um CI LT1083CP que regula tensões de 1V a 30V 7.5A ( marca LINEAR) eu quero construir um regulador de tensão utilizando o mesmo, porém quando verifiquei o datasheet, não consegui identificar o valor hFE ou Ganho do mesmo se é que tenha, a duvida é a seguinte, este CI tem um hFE se não, como calcular a corrente de ajuste.

Obrigado.

LT1083.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

preocupe-se com a máxima v de entrada.

Este ci é quase um LDO e é bem bacana pra fazer um regulador híbrido: regulador chaveado ou trafo chaveando várias tensões de saída aplicando 1V a menos na entrada dele do que a saída. ou algo do gênero. puts.. agora que vi que esta é mesmo uma aplicação típica dele...

Vi também que, ao contrário do que alguns pensam, dá pra ligar alguns dele em paralelo.

Que fofo! Quero um!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, como eu quero utilizar este componente para montar uma fonte ajustável com saída de +- 1.5v a 24v 7a vou montar um regulador simples, usando uma tensão de 24v  ja com esse trafo de 25a que tenho aqui medir a corrente de ajuste dele e descobrir a corrente máxima de ajuste para posteriormente dimensionar o resistor e potenciômetro adequado.

Pois não localizei um calculo ou limite de corrente de ajuste no datasheet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, EDMAR DUARTE disse:

Pois não localizei um calculo ou limite de corrente de ajuste no datasheet.

 

É porque a configuração simples regula apenas tensão, não corrente.

E como eu já disse antes, respeite os 7,5A do regulador na carga, não importa se o seu transformador é maior que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"respeite" não dando curto na saída. Mas se eventualmente "perder o respeito", hás de elaborar um sistema de proteção. Um bem legalzinho é usar um scr. Algo tipo assim...

15_07a_12.gif

Se a corrente for alta, passa de Vgk no 'Resistor sensor' e dispara o scr abrindo o contato. Pra rearmar, basta um push buttom em paralelo como o scr. Vgk varia em torno de 0.5 a 1V. Calcule o valor de R pra corrente que queres 'domar'. Um adicional seria usar um potenciômetro pra ajuste de corrente máxima. Com relação à isso... não quero lhe tirar o prazer de descobrir por si, ok?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!