Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acendimento de led ttl


Posts recomendados

Galera, é o seguinte. Foi-me incumbido produzir um pequeno circuito de teste, basicamente é controlar o acendimento de UM LED por meio de TTL, usando um board da National Instruments. Eu simplesmente não faço ideia de por onde começar.

 

EDIT: na verdade tenho que fazê-lo piscar numa frequência de 47Hz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André Cobe ,

 

Como assim, "não faço ideia de por onde começar" ?

 

Ué, não foi para pesquisar que foi criado o site do Google ???????

 

1 - Pesquise sobre "TTL" :

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Transistor-Transistor_Logic

 

Opa, legal .... já sabemos que é uma família de circuitos integrados antigos, os quais eram muito usados como blocos de construção de circuitos maiores.

 

Entre os blocos mais úteis, temos um montão de portas lógicas, tipo OR, AND, XOR, NAND, INVERTER, etc, que permitem realizar as várias funções booleanas.

 

Agora, será que essa tecnologia TTL consegue fornecer corrente suficiente em suas saídas para acender um Led ? Melhor dizendo, do que é capaz uma saída TTL ?

 

2 - Mais uma Googlada pesquisando em "TTL OUTPUT CAPABILITIES"  :

 

http://www.petervis.com/Raspberry_PI/Driving_LEDs_with_CMOS_and_TTL_Outputs/Current_Sinking_and_Sourcing_in_Digital_Circuits.html

 

Opa, nossa, quanta informação legal !!!!!!  nesse site vimos que  podemos ligar um Led diretamente à uma saída TTL, claro que com um resistor limitador em série, e sabemos a capacidade de fornecer ou de consumir corrente de uma saída TTL . Tranquilamente, sim, podemos acender um Led com 10 mA !

 

E agora, será que dá para montar um oscilador com portas lógicas TTL, de maneira que possamos acender o Led na frequência desejada ?

 

3 - Mais uma Googlada em "TTL OSCILLATORS WITH LOGIC GATES" :

 

http://ftp.utcluj.ro/pub/users/dadarlat/circ_analognumeric-calc/curs9-eng.pdf

 

UAU que legal !!!!  podemos fazer um oscilador astável usando portas inversoras comuns TTL como por exemplo usando o SN7404, ou até mesmo usando um CI TTL do tipo SN7413, que tem na entrada um Schmitt  Trigger !!!! E tudo usando só resistor e capacitor, apenas isso !

 

Veja nas páginas 13 e 14 ....

 

Incrível, ainda bem que existem pessoas que resolveram perder o seu tempo disponibilizando o seu conhecimento para que outros possam aprender, não é mesmo ????

 

Nesse artigo tem até as fórmulas para o cálculo do tempos envolvidos e portanto podemos calcular a frequência também !!!!!!

 

Basta selecionarmos os valores adequados de R e de C !

 

Finalmente, agora é só procurar um Board que tenha um desses  tipos de portas lógicas, e ser feliz !!!!

 

 

Agora, falando sério :

 

Se você não fazia nem ideia por onde começar, então talvez fosse melhor nem começar mesmo, meu amigo!  Afinal, se nem lhe passou na cabeça a ideia de procurar no Google da maneira que eu fiz aqui, talvez a Eletrônica não seja a sua profissão, pois ela requer muita, mas muita mesmo, pesquisa e dedicação.

 

Eu, com mais de 30 anos de experiência, uso o Google todo santo dia para pesquisar tanto coisas mais modernas como as coisas mais antigas. Hoje em dia um livro não serve de nada, nada mesmo ! Dominar as pesquisas na Internet faz a diferença entre você ter um ótimo emprego ou um empreguinho de M .......

 

Você tem de aprender a respirar Google, dormir sonhando com o Google, agradecer toda noite pro tal do  Mark, que criou o Google... afinal todo o conhecimento que você precisa está espalhado no Google em milhares de sites que possuem centenas de apostilas para você baixar e estudar. Repare que nem é mais necessário um professor !!!!  Você pode ser um autodidata !

 

Agora, precisa de pelo menos querer aprender, precisa ter a boa vontade de ir no Google e pesquisar com um pouco de dedicação.

 

Por exemplo, eu achei esses 3 sites que passei acima em menos de 3 minutos... Abri alguns links ( uns 10 ... ) que não eram o que eu queria, claro, mas logo achei o que eu precisava saber.

 

Ah, se você não sabe Inglês .... está esperando o quê para aprender pelo menos a Leitura em Inglês ????????  

 

Ainda mais hoje que temos o Tradutor do Google, que facilita muito ler qualquer coisa em qualquer língua ..... existem vários "plugins" para os navegadores que usamos, e facilitam demais o uso de tradução.

 

Sabe como eu aprendi Inglês ?  Pegando aquelas revistinhas vagabas nas bancas de jornal que tinham as letras e as traduções das musicas estrangeiras que faziam sucesso. Escutava elas para pegar a pronuncia correta, e aprendia a traduzir pelas revistinhas .... Nunca fiz um curso, mas me viro muito bem por conta própria. Aos 17 anos já tinha leitura fluente e me ajudou demais , comprava revistas estrangeiras de Eletrônica e de computação, pois demorou muito para termos boas revistas nacionais. Essa minha ideia de como aprender a ler Inglês bem cedo sempre me colocou na frente dos outros, seja na faculdade ou no mercado de trabalho.

 

Ah..... se fosse igual a hoje, tudo ao alcance de um simples clique de um  mouse, e ainda mais de graça..... como eu gostaria de ter 18 anos hoje para recomeçar a aprender !!!!

 

Sem Inglês, adeus bons empregos .....  ninguém vai querer te contratar, pois o mundo hoje é globalizado, e em Eletrônica todas as informações técnicas são disponibilizadas pelos fabricantes na língua Inglesa.

 

Sinceramente, gostaria que entenda o que eu estou querendo te mostrar, e me desculpe caso pareça que eu quis apenas tirar um sarro, juro que essa não foi a minha intenção. Minha intenção aqui no Fórum sempre foi ajudar a quem mostre que realmente QUER SER AJUDADO para poder aprender cada vez mais . Mas sempre tipo "ensinar a pescar é melhor do que simplesmente dar o peixe..."

 

Espero que essa "chacoalhada" te mostre os caminhos a serem trilhados, meu amigo !

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, aphawk disse:

@André Cobe ,

Espero que essa "chacoalhada" te mostre os caminhos a serem trilhados, meu amigo !

Reforçando a ideia acima colocada, é como sempre digo..

De 8 em 8 horas um comprimido de SEVIROL, e vire-se!!!

Se não for assim não vai...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estás a usar a linguagem labview? Qual board pretendes usar? Não sabe? ok. Há muitos e muitos anos fiz um pisca led com o lab view numa saudosa porta serial. Se nós 2 acharmos pleonasticamente reciprocamente mutuamente interessante, penso em buscar tal fonte no meu baú da morte e vos compartilhar.

 

+1 dica pra você caro leitor seguidor do c.d.h. Evite começar texto com o termo "galera". Penso que é um termo tremendamente anti-profissional. De fato eu particularmente ODEIO este termo e corre-se o risco de EU ignorar o que o texto onde ele está incluso. Claro, falo por mim apenas...

 

obs: minha filha fala e usa ele nas redes sociais e eu ADORO e leio tudo que ela escreve. Vá entender...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Se nós 2 acharmos pleonasticamente reciprocamente mutuamente interessante

 

Nossa.... vou ter de me atualizar....  a Isa está abandonando a linguagem coloquial, agora terei de comprar um Pai dos Burros para tentar entender os vernáculos que ela está usando !

 

CDH também é Cultura Linguística !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Sim, irei utilizar LabVIEW  @aphawk Não, eletrônica não é minha profissão, e obrigado por tentar ajudar. Mas se talvez eu tenha perguntando aqui é porque não encontrei exatamente o que preciso, ou não entendi o que encontrei. Obrigado pela atenção mesmo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Haja bola de cristal hein...

 

Acho que você não soube é perguntar. Se mencionasses labview na pergunta, a interpretação do amigo @aphawk seria outra e tua condução seria outra.

 

Bem, o labview é bem chatinho e bem bacaninha ao mesmo tempo. você pode trabalhar só com objetos visuais e tal. Sugiro começar definindo a interface que queres usar (aquela que não sabe qual é) e compilar algum exemplo que tem no l.v. pra ela. Estas placas são relativamente caras por isso pra pisca led sugiro usar a interface serial ou paralela (se souber o que é) que está presente no seu pc (antigo). Apesar que me lembro que pisquei um led num conversor usb-serial ftdi... Se algum dia eu achar, compartilho sem problemas (deixando claro que só arranhei a superfície do l.v.)

 

Mostre o que já fez com sucesso mas como tua profissão (nem hobbie?) não é eletronica, penso que sua correta condução seria 1/2 dificultosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Na verdade este UM LED é apenas para teste, a real intenção é utilizar três boards para controlar um painel de 96 LEDS, que irá funcionar como estímulo visual, eu trabalho em um laboratório de Neurociências da visão.

 

E pelo que já andei pesquisando, creio que o uso de um circuito integrado é dispensável (posso estar enganado), dá pra ter esse controle lógico pelo próprio board, estava pesquisando por TTL, porque meu orientador o tinha dito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato se seu board tiver número suficientes de saídas com capacidade de corrente apropriada, pode dispensar o 'circuito integrado' (vulgo driver). você pode controlar os 96 leds de forma matricial o que implica em menos saídas.

Apenas pesquisar por TTL penso que está muito longe da solucionática da sua problemática confusa... 2me. Se achar que deve, peça mais orientação a teu orientador

 

Mas k entre nós, confesso que tem gente perdida por aqui e algo me diz que sou eu. Também suponho que é um tcc ou algo do gênero e confesso também que isso me motiva menos a contribuir pra fabricar um produto utilizável (mesmo que por hobbie)

 

Aguarde novos 'orientadores' ok?

 

off topic... certa vez vi um artigo que mencionava um óculos com leds cujo padrão de piscadelas associado à um padrão de som num fone de ouvido causava algumas digamos .... alucinações controladas. Mó 'barato'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!