Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
guiiiimorlo

RESOLVIDO Computador não da boot apenas no hd novo

Recommended Posts

Hoje recebi meu novo HDD (um ST1000DM003) e logo fui formatalo com o Windows 10, ao iniciar a instalação (UEFI) por um pendrive estava com os 2 HDs em minha máquina (o novo e o antigo), selecionei o novo HD, criei a partição e instalei o Windows, após terminar todo o processo de configuração instalei os drivers e transferi meus arquivos e jogos. Até aquele momento estava tudo perfeito, mas ai resolvi desligar meu computador para retirar o antigo HD, e foi quando o pesadelo começou, o PC simplesmente não dava boot no HD novo, a BIOS o reconhecia mas não dava boot (dizia que não havia nenhum dispositivo bootavel) tentei várias formas de consertar, toquei os cabos e muitas outras coisas. E então resolvi recolocar o antigo HD e adivinhem, é funcionou.

Preciso da ajuda de vocês para que eu possa usar somente meu novo HDD mas sem que eu precise formata-lo novamente.

Desde já agradeço a todos e todas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso significa que o Windows salvou a MBR no seu HD antigo e gravou a os arquivos do sistema no HD novo.

Quando eu aventurei a esse mundo da informática isso acontecia direto, pois eu não sabia que a MBR é gravada no HD primário, no seu caso o HD antigo. A solução que encontrei para resolver o problema foi desconectar o HD que não seria usado antes de formatar o PC.

Eu também descobri que é possível gravar a MBR em outro HD depois do sistema já instalado, só usar o CD de instalação do Windows.

No meu caso usava o Windows XP, era possível corrigir o problema usando o modo de reparação do CD.

No seu caso é o Windows 10 deve ter a opção também, e mais fácil de usar talvez (já que é moderno), no XP era uma espécie de prompt de comando.

Me desculpe eu ser um tanto "antigo", pois quando lançaram o Windows 7 eu passei a usar Linux. Eu não conheço direito essas versões mais novas do Windows.

Dê uma pesquisada por aí, espere outros posts aqui no tópico e se não conseguir, é só formatar de novo com o novo HD apenas, aí não tem erro.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, nem passou pela minha cabeça que poderia usar a reparação do sistema para isso, vou fazer isso com certeza. Obrigado por me ajudar, sou grato a você.

Vou dar notícias caso a dica tenha sido eficaz.

Compartilhar este post

Link para o post
27 minutos atrás, guiiiimorlo disse:

Olá, nem passou pela minha cabeça que poderia usar a reparação do sistema para isso, vou fazer isso com certeza. Obrigado por me ajudar, sou grato a você.

Vou dar notícias caso a dica tenha sido eficaz.

Só não se esqueça de deixar apenas um HD, no caso o novo quando for rodar o programa de instalação.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje tentei fazer a Recuperação do Sistema, mas não tive resultado (eu estava apenas com o HD novo durante o processo), eu obtive vários erros durante o processo e decidi formatar o computador de uma vez por todas. Depois de formatado percebi que o instalador do windows criou 4 partições diferentes sendo que na primeira instalação quando estava com 2 HDs na maquina só havia criado 2 (a de instalação e a MBR). Instalei todos os drivers e desliguei o computador (tremendo na vara) torcendo para que ligasse normalmente apenas com 1 HD, e funcionou!

Não sei o porque de a recuperação do windows não ter resolvido o problema, mas usei outros comandos no console que podem ajudar outros casos de pessoas com o problema, deixo aqui a lista dos comandos:

----1ª Dica----

BootRec.exe /fixmbr

de enter e digite o segundo:

BootRec.exe /fixboot

----2ª Dica (não funciona em HDs Sata)----

fdisk /mbr

Se o seu HD não for SATA isso pode resolver seu problema, afinal o comando vai regravar toda a MBR do HD.

Agradeço a sua ajuda amigo, não funcionou para mim mas tenho certeza que sua dica ainda vai ajudar muitas outras pessoas!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, os comandos são esses mesmos. Só não entendi porque não funcionou. 

Eu Pensava que o Windows 10 não tinha mais esse prompt de comando. 

adicionado 2 minutos depois

É como eu disse antes, como o HD é novo acaba ficando mais fácil formatar. O negócio complica quando temos arquivos no danado. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais