Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Henrique - RJ

Resolução de tela no linux kaiana debian

Recommended Posts

Tenho essa distro em DVD e não consigo ajustar ela para a resolução 1024x768 em um monitor de 17" LG com wide screen ( tela estendida ) ficando sempre bugada sem chance de retornar.

Já tentei comandos como o xrandr no terminal e nada.

Alguém já passou por isso e conseguiu resolver ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Descobri um jeito.

No início do boot com o live DVD aparece uma janela com opções. Escolhi " mais opções em português " e depois na outra janela que apareceu optei por carregar em modo vesa sem splash.

Depois de carregar o sistema apareceu o desktop um pouco cortado ( muito grande ) com a resolução 1440x1024 já diferente da anterior que era 1440x900 que parece que era bloqueada.

Em seguida foi só ir em configurações e tela e mudar para a que eu queria ( 1024x768 ) que o sistema aceitou normalmente.

Mas veja que tive que fazer essa mudança antes de instalar o sistema no HD porque depois de instalado já era, a resolução fica travada e não se pode ajustar por outra de jeito nenhum.

O segredo parece estar no boot antes de carregar o sistema tendo que talvez abrir um terminal ( que não sei como ) e digitar algum código ( que não sei qual seria ) relacionado ao vídeo. Isso se o Kaiana já estiver instalado.

Eu é que tive que encontrar a solução por que ninguém mais apareceu para ajudar já tendo feito o pedido no Facebook, grupo União Livre Linux, no Clube do Hardware, no fórum do Kaiana e no fórum Viva o Linux.

Compartilhar este post

Link para o post
57 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Eu é que tive que encontrar a solução por que ninguém mais apareceu para ajudar já tendo feito o pedido no Facebook, grupo União Livre Linux, no Clube do Hardware, no fórum do Kaiana e no fórum Viva o Linux.

:D fica calmo @Henrique - RJ

:wiggle: algumas distros não detêm um :tw_heart:  assim tão eloquente... exemplo: Manjaro e Antergos... duas distros focadas no arch linux., mas a comunidade manjaro é extremamente maior que a do antergos.

:atirador: existem inúmeras distros que são lançadas e acabou....suporte/atualizações/correções que é bom... nada !

Após a instalação do sistema., instalou o driver de vídeo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Nvidia ?

O chip de vídeo aqui é daqueles onboard de placa-mãe barata que não lembro agora o nome ( é dos básicos pobretão ).

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é VIA qualquer coisa.

O que importa é que já consegui resolver o problema da resolução.

Parece que no Kubuntu tem o mesmo problema. Ele trava a resolução de tal modo que não tem como mudar depois.

Compartilhar este post

Link para o post

Via ? :priv:  

se for realmente via., está tudo explicado...... chipset via já é ruim com Windows.... ( com linux então é um caos)

é por isso que estás nessa via cruzes testando distros e mais distros.... 

Compartilhar este post

Link para o post

No lugar desse i-nex tenho o Hardinfo aqui instalado para ver as informações do sistema.

Esse i-nex não consegui instalar por causa de um tal de PPA ( diz que é uma chave não confiável no terminal ).

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais