Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pincipi

Engrenagem reset brother tn221/225 diferenças

Recommended Posts

Eu estou me divertindo em desmontar os toner TN221 e TN225 da Brother por mera curiosidade no funcionamento da engrenagem reset e me deparei com dois tipos de engrenagens reset:

2pinos.jpg

digitalizar0013.jpg

Minha curiosidade é saber qual é a diferença das duas, do tipo assim uma é para colorido e outra é para preto, ou então, uma é de alta capacidade (2400K) ou de capacidade normal (1400K), ou até mesmo não tem diferença, as duas desempenham a mesma tarefa da mesma forma.

Uma delas tem dois pinos, que eu passo a chamar de "2 pinos" e a outra tem um semi-circulo, que eu passo a chamar de "C".

Eu as encontrei em cartuchos originais e do paralelo tanto no preto como no colorido e não consegui achar uma distinção clara.

adicionado 5 minutos depois

DSC04813.JPG

Olhando por fora do cartucho de toner TN221 é a peça de cor cinza, neste caso usei a foto de uma engrenagem cinza para destacar.

adicionado 7 minutos depois

DSC04802.JPG

Esta é a vista da engrenagem instalada dentro da capa de plástico.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei a resposta no link:

http://www.uninetimaging.com/downloads/technical/TecArtWebAdded/BROTHER_HL_3140_TN221_TONER_REMAN_ENG.pdf

A de 2 pinos é de alta capacidade 2.200K (TN-225) e a C é normal 1400K (TN-221).

adicionado 51 minutos depois

Aproveitando para deixar registrado como escolher a cor e o rendimento ao usar o procedimento de reset do cartucho via impressora, sem utilizar a engrenagem, utilizando a combinação de teclas.

Quanto a cor:

BK=Black=Preto

C=Ciano=Azul

M=Magenta=Vermelho

Y=Yellow=Amarelo

Quanto a quantidade de folhas impressas:

STR=Starter=Inicial=700K

STD=Standard=Padrão=1.200K

HC=Hight Capacit=Alta Capacidade= 2.200K

Então, ao selecionar na tela fica assim:

BK.TNR-STD=PRETO 700K

BK.TNR-STR=PRETO 1.200K

C.TNR-STD=AZUL 700K

C.TNR-HC=AZUL 2.200K

C.TNR-STR=AZUL 1.200K

M.TNR-STD=VERMELHO 700K

M.TNR-HC=VERMELHO 2.200K

M.TNR-STR=VERMELHO 1.200K

Y.TNR-STD=AMARELO 700K

Y.TNR-HC=AMARELO 2.200K

Y.TNR-STR=AMARELO 1.200K

Explicando a utilidade prática.

A impressora realiza uma contagem de páginas impressas, independente da real quantidade de pó existente no interior do cartucho de toner e ao atingir a contagem programada de 700, 1.200 ou 2.200 ela para de trabalhar e avisa que tem que trocar o toner.

Na realidade ainda existe algum pó no interior do cartucho que pode ser aproveitado.

O cartucho totalmente vazio pesa 0,334 Kg e geralmente a impressora trava com o cartucho pesando de 0,340 a 0,380 Kg, por dedução ainda restam de 0,006 a 0,046 Kg de pó de toner. Eu tirei esta informação com base em observações próprias.

Uma recarga de pó varia de 0,045 a 0,090 Kg conforme a cor, tipo de cartucho e marca.

Assim, o usuário sabendo que ainda existe pó no cartucho de toner pode muito bem acessar o menu de reset e escolher qual a cor/quantidade que deve reiniciar a contagem.

Riscos desta operação:

O pó pode realmente acabar e ocorrerem falhas na impressão, mesmo a impressora indicando que tem capacidade, ou seja, as folhas podem sair fracas, com falhas e até em branco.

No caso de estar falhando em apenas alguma parte, ainda dá para sacudir o cartucho na tentativa de distribuir uniformemente o pó, conseguindo imprimir algumas folhas antes de começar a falhar de novo.

No caso de não sair mais nada impresso, não tem outro jeito senão trocar ou recarregar o cartucho de toner.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mais detalhes para satisfazer curiosidade:

EtiquetaTN221.thumb.jpg.b9d965f15f99180426e3e6fc56b35567.jpg

A etiqueta do toner inicial tem apenas as letras TN- seguidas pela letra da cor, não tem a numeração 221 ou 225.

inicial.jpg.4482bd335b18da78ac53c76134d157c6.jpg

O toner inicial não tem a engrenagem que vai movimentar a engrenagem reset.

Mesmo que se coloque a engrenagem com a mola nada acontece porque ela não vai girar, não vai ser acionada.

padrao.thumb.jpg.61dbe5d3cfda0768a6e4d7f12d300811.jpg

Veja o detalhe do cartucho de toner padrão com a engrenagem branca que aciona a engrenagem reset.

Eu não consegui nenhum toner original TN-225 para comparar.

adicionado 32 minutos depois

Sobre o reset via impressora tem um artigo no link:

http://reciclamais.com/images/conteudo/pdf_revista/reciclamais_157.pdf

Está na página 28.

Uma forma de recarga com o detalhe de acertar a engrenagem reset está no link:

Outro vídeo que mostra a recarga e também o detalhe do reset via impressora:

Este vídeo já mostra com mais detalhes como encaixar a engrenagem reset com a mola:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

A curiosidade não parou por ai, resolvi serrar ao meio o cartucho:

recorte.thumb.jpg.5d56de9292019e3af33baed26056e861.jpg

Então pude ver que tem um eixo cinza dentro dele, aonde se encaixa a engrenagem branca que aciona a engrenagem reset:

eixos.thumb.jpg.b2ff8c6de61a8ae064ff8f0838932aa7.jpg

No detalhe acima indicado pela seta.

Loga abaixo a parte de dentro, com a indicação de aonde se encaixa:

pordentro.thumb.jpg.5a39dce0a7cb28d821dc09563bac92e6.jpg

Pode ser difícil passar a ideia do que acontece com tantas engrenagens mas, pelo que entendi, de um lado do cartucho tem um monte de engrenagens que giram e acionam os eixos internos, um deles, o que tem as aletas transparentes, tem na outra ponta a engrenagem branca que aciona a engrenagem reset e por fim a engrenagem reset tem uma parte sem os dentes de forma que ela é acionada apenas uma vez, quando o cartucho é inserido, dando uma volta completa até chegar na parte sem os dentes, onde deixa de girar, neste momento ela deve acionar outra peça na impressora que passa a reconhecer o toner novo.

Posição inicial:

comdentes.jpg.d723503da411b81b918f005644e789da.jpg

Posição final depois de dar a volta completa:

Semdentes.jpg.fc65616a26ad1b8d08302567b506e899.jpg

Veja que mesmo a engrenagem branca girando, não vai fazer com que a engrenagem reset gire também porque faltam os dentes para dar o pega.

Coisa de engenheiro. Eu como usuário tiraria tudo isso, deixava apenas o contador com um simples aviso e nada de travar a impressora, igual acontecia com a impressora matricial, com fita, sem fita ou com a fita fraca ou forte ela mandava ver no bater das agulhas sem se importar se estava imprimindo ou não.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais