Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Paulo Quadros

Problema na mobo m4a78t-e, como resolver?

Recommended Posts

Boa noite galera, tudo beleza?

Bom, to com um problema que imagino ser na MOBO, mas queria a opinião dos mais experientes, pois posso estar errado, e se possível, alguma solução para o caso.

Comecemos pelo hardware:

Processador: AM3 Phenom II x4 3.0 945 95watts;

Cooler:          Gammaxx 400T;

placa-mãe:    M4A78T-E;

Placa de vídeo: Gtx 960 Asus Strix;

Memórias: 2x8 gb DDR3 HyperX 1866mhz (uso em 1600 por conta da Mobo);

Fonte:       Corsair AX 750w full modular;

HD:           500 gb Western Digital Caviar Blue;

SSD:         120gb Sandisk;

Pois bem, comecei a ter este bug: hyper transport sync flood error occurred on last boot

Atualizei o BIOS e o problema foi eliminado. Fiquei feliz, mas como alegria de pobre dura pouco....

Agora o PC tá instável, as vezes fico com ele ligado 24 horas e não dá problema algum, já deixei o prime95 testando por 12 horas sem problemas. Todos os componentes estão bastante frios, o processador não passou de 42 graus rodando o prime95, as outras temperaturas não lembro, mas estavam todas bem baixas. Porém, as vezes ligo o PC e ele funciona por 20-30 minutos, e subitamente desliga, ou reinicia. As vezes dá um barulho no fone e trava tudo, e só resolve reiniciando. As vezes liga, faz o post, e trava antes de inicializar o windows. E o pior, as vezes não liga(não chega nem a dar o bip do POST). E aqui que bugga meu cérebro. Tento uma vez, não liga, tento duas, não liga. Desisto....volto 15 minutos depois e ele liga de primeira. Já reparei que, resetando as configurações do BIOS, aumentam as chances dele ligar e funcionar (não é 100%, mas diria que aumenta em 50% a chance, com base nas minha contas).

Estou meio perdido agora com esse problema. A placa-mãe e o processador tem bastante uso, uns 6-7 anos, sempre bem cuidados. As memórias, SSD, HD são novas. A placa de vídeo tem 1 ano de uso. A fonte tem 2 anos de uso. Utilizo windows 7 ultimate 64 bits. Já formatei o SSD (que é onde está o windows) e não resolveu.

E não é nem o caso de não querer pagar mão de obra especializada, é que aqui onde moro isso é muito raro existir. Da última vez que levei o PC em um "profissional", a placa de vídeo tinha queimado, e ele me disse que o problema era na placa-mãe. No segundo que levei, falou que o problema era a fonte. Testei com outra placa de vídeo emprestada, e funcionou perfeitamente, comprei essa atual e bingo, sem problemas...até 15 dias atrás.

obs: Sim, esse processador dá um ***** gargalo com essa placa de vídeo, jogando DotA2 por exemplo, a placa de vídeo não passa de 40% de uso com gráficos tudo no máximo (full HD), nem chega a ligar os fans na maioria do tempo. Pretendo trocá-lo assim que melhorar a $ituação, rs

Obrigado pela atenção de todos, um abraço!

Edit: Adicionado o S.O.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Paulo.

Ao que consta apresenta ser problema com fonte de energia... Seria a primeira opção que efetuaria o teste, usando uma outra fonte e verificando o funcionamento do Computador, e depois testaria com as memórias.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
16 horas atrás, Dj Rayke disse:

Paulo.

Ao que consta apresenta ser problema com fonte de energia... Seria a primeira opção que efetuaria o teste, usando uma outra fonte e verificando o funcionamento do Computador, e depois testaria com as memórias.

Infelizmente não tenho outra fonte boa para testar no momento. Mas realmente não entendi como o problema pode ser fonte, se as vezes ele fica ligado sem problema nenhum por dias (deixei de sexta-feira ate segunda-feira ligado, sem problemas) e antes do upgrade, eu tinha a mesma fonte com uma placa de vídeo que consumia mais (TDP de 190 vs 120 da nova). Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

@Paulo Quadros Experimente colocar as memórias em 1333 MHz. Se não me engano, essa é a máxima compatível com o Phenom II.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Em 24/08/2016 às 10:22, rodrigops disse:

@Paulo Quadros Experimente colocar as memórias em 1333 MHz. Se não me engano, essa é a máxima compatível com o Phenom II.

Não sei se foi isso mas deixei apenas 1 pente de memória, e coloquei em 800 mhz (sim, desespero extremo, rs).

Até agora, 3 dias sem problemas.

Qualquer coisa eu posto aqui.

Obrigado pela atenção de todos. Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais