Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Gostaria de uma ajuda em relação a energia.

Atualmente a concessionária de energia nos entrega 220V em um local rural. Temos um nobreak Online Dupla Conversão ligado nesta energia e o problema é que a energia em determinados momentos chega a 262Volts... e tenho receio em danificar o nobreak. O que eu poderia fazer para baixar um pouco esta tensão? Usar trafo, estabilizador (sei que não é bom)... o que?

Att

Marcos

Postado

Já reclamou com a concessionária sobre esta variação excessiva?

Pode usar um estabilizador desse tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721322713-estabilizador-de-tenso-automatico-jng-svc-50-5kva-_JM , com uma potência adequada a sua necessidade. Este estabilizador funciona regulando continuamente a tensão, sem saltos e é indicado para esse tipo de situação. Mas veja primeiro qual a variação de tensão que o no-break aceita na entrada, se não estiver no limite ou ultrapassando não deve ter problemas.

Postado
8 horas atrás, Ricardov disse:

Já reclamou com a concessionária sobre esta variação excessiva?

Pode usar um estabilizador desse tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721322713-estabilizador-de-tenso-automatico-jng-svc-50-5kva-_JM , com uma potência adequada a sua necessidade. Este estabilizador funciona regulando continuamente a tensão, sem saltos e é indicado para esse tipo de situação. Mas veja primeiro qual a variação de tensão que o no-break aceita na entrada, se não estiver no limite ou ultrapassando não deve ter problemas.

Amigo Ricardo, por muita coincidência estava aqui pesquisando sobre esse estabilizador regulador de tensão e me deparei com esse tópico.

Passo por um problema que seria o contrário do amigo Marcos, no caso aqui é tensão baixa demais, que faz com que o nobreak entre constantemente em modo bateria.

Range do nobreak é de 176v~230v, mas a energia em determinada época, principalmente a noite, cai para 170V, causando todo o problema. Não posso eliminar o nobreak aqui, não posso desligar alguns aparelhos e também sempre acontece da energia cair por completo, a famosa piscada que desliga todos os equipamentos.

Nesse caso, esse regulador vai fazer o trabalho bem aqui? 

Obrigado!

Postado

@LéoFera em tese sim. Verifique com o fornecedor a variação que o estabilizador aceita, a potência necessária para o seu caso e que cargas serão ligadas ao equipamento.

Lembrando que as fontes de PC full range suportam sem problemas essas tensões baixas.

Infelizmente o suprimento de energia no Brasil é precário.

• Curtir 1
Postado

@LéoFera Eu já passei por isto também. Como era final de rede a energia sempre chegava 200 ~ 205v.

A solução foi colocar um auto trafo que ele vou a tensão para 220 ~ 225v.

Já para o meu caso não sei se o auto trafo resolveria. Estou fazendo uma pesquisa sobre isso.

Att

Marcos

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O mais racional mesmo é a distribuidora de energia solucionar o problema mas quando isso não é fácil de fazer acontecer se tem alternativa, como por exemplo essa dai que pode resolver problemas de tensão descentrada..

Quando se enfrenta problemas de excessiva tensão ou de falta de tensão, mas não ambos ao mesmo tempo, se pode usar de um somador ou subtrator para melhor posicionar a tensão que apresentamos aos nossos equipamentos..

Para não ter de escrever de novo vê se dá de entender ai: http://www.htforum.com/forum/threads/condicionador-de-energia-com-regulador-de-tensão-ate-onde-vale-a-pena.176003/#post-3886013

• Curtir 1
Postado

@Ricardov valeu! 

Realmente a energia fornecida aqui nesse País é triste , em certas regiões pior.  

@faller Ajudando muito a galera, como sempre!

Para esclarecer melhor, aqui o problema é a tensão baixa , que cai abaixo do range do nobreak e o mesmo fica constantemente entrando em modo bateria. Meu nobreak é senoidal apenas na rede, em modo bateria ele não é senoidal, então fico sem utilizar o PC nesse período de baixa tensão, justamente por não ser um de dupla conversão e melhor não permanecer com ele ligado, além do fato de acabar com a bateria.

Tenho uma fonte muito boa , Corsair AX760i , porém ao ligar direto na tomada (Filtro) funciona bem como tem que ser , mas além da baixa tensão, ocorre aquelas famosas piscadas e não tem jeito, desliga o PC. Isso é terrível , por mais que não vá danificar nada nele , mas quem aguenta um PC desligando do nada? Jogando ou trabalhando? não rola!

Quanto a fornecedora, quem assumiu a região aqui e já faz 2 anos é a própria Eletrobras, apesar de todas as reclamações e provas , ficam só nas promessas. Só a falta de +1 subestação na região. Triste!

Tem esse Nobreak que eu achei, me parece que não é senoidal no modo bateria, assim como o meu, mas é senoidal na rede. O que eu achei bom nele é que o range de entrada é bem largo, podendo usar de 160V~268V ou 151V~302V , o que ficaria dentro ( com uma certa folga até ) da tensão mínima que estamos tendo nesses períodos. http://www.apc.com/shop/br/pt/products/APC-Smart-UPS-1500VA-USB-Serial-230V/P-SUA1500I

Vossa excelência pode falar melhor sobre esse Nobreak APC , construção , se tem o maldito estabilizador interno e etc ... Vejo gente elogiando esse cara e eu consigo achar novo por 1800,00 . Vale? ou existe algo melho nesse preçor? Nunca ouvir falar de um Nobreak que fosse Full range na entrada, tipo 100V~250V. Seria interessante.

também tem o aparelho citado acima pelo colega Ricardo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721099015-estabilizador-de-tenso-automatico-svc-50-5kva-_JM

Com ele eu posso manter o meu atual nobreak aqui e ele ficaria encarregado de manter a tensão de saída nos 220V e com um bom range de 150V~250V que caberia com folga no mínimo que estamos engolindo aqui.

Obrigado!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!