Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Ofioneu

Proteção com diodo zener

Recommended Posts

Olá, como faço para proteger a entrada analógica do microcontrolador com diodo zener? é só ligar o zener na configuração de regulador de tensão?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente isso. Diodo zener em paralelo com o microcontrolador e um resistor em série com o lugar de onde vem o sinal analógico. 

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas como não há uma carga envolvida podemos colocar um resistor de 1k, pois o micro controlador tem uma entrada de alta impedância. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Ofioneu ,

Complementando...

Se você estiver usando uma entrada analógica, a impedância dela é em torno de 50K. Portanto, ao usar um resistor em série com ela, você estará sempre criando um divisor de tensão, ok ?

Usando 1K, você tem um divisor de 50K/51K = 0,98 , ou seja, irá medir uma tensão 2% menor do que a real.

Aumentando mais o resistor, você estará criando dificuldades para o conversor A/D, pois isso influi no tempo de aquisição do conversor ( lembrando que é um pequeno capacitor e tem de se carregar pelo sinal de entrada ) . Conforme o tipo de sinal e a velocidade de amostragem, pode alterar muito a sua medida.

O que eu faço é usar um Zener de 5V6 por 1 watt, e uso um resistor de 220 ohms para não alterar muito as medidas.

Se for usar um zener de 5V1, MEÇA PRIMEIRO se a tensão do zener está mesmo acima de 5 volts !!!  Peguei alguns cuja tensão estava em torno de 4,9 Volts, e alterava as minhas medidas com tensão próxima de 5 Volts. Por isso padronizei 5V6 ...

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, seria pedir de mais se alguém me mandasse um esquema elétrico? Tentei fazer mas acho que não ficou muito bom...

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelo esquema eletrico.
E no caso de uma sobre carga , qual queima primeiro, o resistor ou o zener?

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim sobrecarga? 

Está ligando o que nesse microcontrolador? 

Pelo que entendi o microcontrolador é a carga. Não tem como ele sobrecarregar nada. 

Compartilhar este post

Link para o post

quero ler uma senoide, estou baixando a tensão com um trafo para 16v, depois eu estou dividindo a tensão para que ela se aproxime de 5v, depois quero ligar na A0, mas queria fazer um dispositivo de segurança zener.. por isso a pergunta.

Compartilhar este post

Link para o post

Então não precisa do resistor antes do zener, Senão vai atrapalhar. 

Apenas coloque o zener de 5V6 entre a entrada e o negativo. 

O zener serve apenas para barrar picos acima de 5v. Não existe esse negócio de sobrecarga. 

Compartilhar este post

Link para o post

pra senoide a dica que dou é retifique-filtre-condicione primeiro e entregue um dc praticamente mastigado pro mc. você pode colocar a proteção antes de entregar ao mc. Também pode colocar 4V7 na entrada mas que seu circuito não entregue mais de 4V analógico p.ex.

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, Ofioneu disse:

quero ler uma senoide, estou baixando a tensão com um trafo para 16v, depois eu estou dividindo a tensão para que ela se aproxime de 5v, depois quero ligar na A0, mas queria fazer um dispositivo de segurança zener.. por isso a pergunta.

Leve em conta que uma tensão de 110 Volts terá um pico da ordem de 110 x 1,4142 = 156 Volts e refletirá na tensão de 16 Volts como 16 x 1,4142 = 22,6..

Na verdade penso que deverias integrar (passar por um integrador) essa tensão retificada de 16 Volts e ai sim entregar uma amostra da tensão CC relativa a tensão de rede AC de entrada, a não ser que necessites de múltiplas amostragens da rede a cada tempo, que necessites dos valores da rede lidos numa frequ6encia maior que 60 vezes por segundo, que vás avaliar a tensão AC mesmo..

Outra coisa a cuidar é se aplicares a senóide da rede elétrica de 16 Volts vais ter valores positivos até +23 Volts e negativos até -23 Volts...  Seu microcontrolador aguenta isso dai????  Mesmo fazendo o divisor de tensão para que o pico caia dentro do + 5 Volts poderás ter - 5 Volts presente. Veja se ele aguenta em seu datasheet..

Compartilhar este post

Link para o post

então, eu levei em consideração todos esses calculos e elevei a referencia do terra para 2.5 positivo, sendo assim seria de quando a senoide estiver em -2.5 a porta irá ler 0, pois 2.5- 2.5= 0.. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais