Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com a velocidade do processador


Posts recomendados

Olá, este é meu primeiro tópico aqui no forum, desculpe se estiver no local errado, bom, vamos ao assunto.

 

De um tempo pra ca ( cerca de 2 seamans ), eu notei uma diferença absurda na velocidade do meu computador, alguns amigos me falaram que o problema poderia ser o processador, então procurei me informar, acontece o seguinte, a velocidade de clock caiu pela metade, eu não sei como aconteceu, já procurei em inumeros foruns a solução, inclusive nesse. Já tentei inumeras soluções, irei citar algumas abaixo, espero que alguém possa me ajudar. Grato desde já.

 

Descrição do notebook :

 

Dell inspiron 14r

Processador Core i5-3210m CPU @ 2.50GHz

Memoria RAM 8,00 gb

Placa de video GeForce GT 630m

 

Problema:

 

Testes feitos no CPU-Z mostram a velocidade de clock em : 1,197 GHz sendo que o correto seria algo proximo a 2,5

 

Tentativas de solução já feitas :

 

Formatar o computador

Atualizar a BIOS

Colocar a opção de energia em Alto Desempenho

Aumentar o minimo para 100% nas opções avançadas de alto desempenho na opção de energia.

 

 

Bom, aguardo respostas e novamente desculpe se eu falei algo errado ou se eu estou postando isso no local errado. Obrigado a todos que tentarem ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvido! Enfim!

 

Citação

Se usar algo como Prime95 e depois o CPUZ, qual a velocidade é encontrada?

 

O mesmo clock. As temperaturas estavam normais para um note e o clock não poderia ser travado via overclock na bios.

 

Citação

E está usando a fonte original e de mesma potência? Nos Dell tem um sistema que quando a fonte está fora da especificação a performance é menor.

 

Estava utilizando uma de mesma potência. Ele me detalhou o caso (ficamos horas conversando) e testamos diversas hipóteses. Como dito na mensagem anterior chegamos a 3 possíveis suspeitos: ACPI, IME e Bios.

 

Mas a mais razoável parecia ser o ACPI.

 

O problema parecia ser uma falha do acpi que não estava alterando dinamicamente a frequência do processador. Afinal falhas de acpi são comuns nas bios capadas de notebooks.

 

Chegamos a conclusão que uma falha de entrega da energia estava comprometendo o ACPI de funcionar corretamente e aumentar o clock do note. (já que o SpeedStep estava habilitado)

 

Ele ficou de comprar um carregador e bateria e me passar a resposta depois.

 

No final das contas o @Oniizinho descobriu que era o benjamim que a tomada estava usando que estava atrapalhando o fornecimento de energia.

 

O motivo da falha então foi descoberta e o problema resolvido!

 

Um Grande abraço @Oniizinho! Obrigado pela paciência e até a próxima! Mais uma vitória!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a demora pra dar uma resposta aqui no topico, porém eu não estava conseguindo, a caixa de dialogo não estava aparecendo, enfim.

 

Como o amigo @Hqxriven citou, passamos horas tentando descobrir e chegamos a conclusão que o problema estava no fornecimento de energia, e acabou que o problema não era com a bateria ou com o carregador, e sim um benjamim que eu estava usando, estava dando algum tipo de curto ou algo do tipo e fazendo com que não chegasse a devida energia que o notebook necessita pra ligar com efetividade maxima, quando eu liguei sem ele, funcionou perfeitamente, o overclock também está funcionando, meu notebook que estava rodando com 1.2GHz agora está em 2.9~3.1.

 

Novamente agradeço ao Hqxriven pela ajuda que ele me deu e por mais de 3 horas tentando resolver o problema comigo. e Obrigado ao forum como um todo, por pessoas como ele ajudarem uns aos outros. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!