Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazer ci para delay on em sinal terra (no carro)


Fernando4100

Posts recomendados

Boa noite!

Preciso fazer um CI que atrase a liberação em 2s (talvez até menos já resolva, não precisa ser exato) para um sinal terra que o painel do carro recebe, para acender uma luz de advertência. A intenção é que a luz não pisque quando estiver no limite de acender, só acenda definitivamente quando o sinal for estável. 

Se não consegui ser claro, é só perguntar.

Sou novato na área, mas tenho equipamentos, ferramentas e vontade... hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal ter um nome, assim facilita minhas pesquisas! :)

 

Eu coloquei um sensor de nível no reservatório do radiador do carro, do tipo reed switch. Aproveitei um espaço ocioso no painel de instrumentos e fiz acender ali a lâmpada do nível baixo. Aproveitando que o painel todo tem alimentação positiva, apenas espera um sinal terra pra acender, fiz igual, o reed switch só abre/fecha o sinal terra. Funciona perfeitamente, porém, com movimentos bruscos do carro, criam-se ondas no reservatório se o nível estiver ligeiramente abaixo do máximo, aí a luz dá uma piscada bem rápida. Só queria evitar isso, já que o sensor não pode ser montado mais baixo do que onde está. 

 

uV648Sq.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

na minha visão sempre minimalista, neste caso devo te sugerir um capacitor (chute 100...1000) com um resistor (chute 10...100R) em série. O conjunto em paralelo com seu reed.  A teoria é que o capacitor mantém a carga e com a ajuda do R, atrasa 1 pouco a presença do chassi no terminal da lâmpada. 1/2 que forma uma histerese.

Na prática a teoria é outra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Fernando4100 disse:

Mas isso não é simples demais? Não teria que ser um CI pra ser seguro?