Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Fernando4100

Fazer ci para delay on em sinal terra (no carro)

Recommended Posts

Boa noite!

Preciso fazer um CI que atrase a liberação em 2s (talvez até menos já resolva, não precisa ser exato) para um sinal terra que o painel do carro recebe, para acender uma luz de advertência. A intenção é que a luz não pisque quando estiver no limite de acender, só acenda definitivamente quando o sinal for estável. 

Se não consegui ser claro, é só perguntar.

Sou novato na área, mas tenho equipamentos, ferramentas e vontade... hehe

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O circuito que você quer na verdade se chama histerese. 

Nos conte mais sobre isso. 

Para que serve essa luz? 

E o que faz ela acender? 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Legal ter um nome, assim facilita minhas pesquisas! :)

Eu coloquei um sensor de nível no reservatório do radiador do carro, do tipo reed switch. Aproveitei um espaço ocioso no painel de instrumentos e fiz acender ali a lâmpada do nível baixo. Aproveitando que o painel todo tem alimentação positiva, apenas espera um sinal terra pra acender, fiz igual, o reed switch só abre/fecha o sinal terra. Funciona perfeitamente, porém, com movimentos bruscos do carro, criam-se ondas no reservatório se o nível estiver ligeiramente abaixo do máximo, aí a luz dá uma piscada bem rápida. Só queria evitar isso, já que o sensor não pode ser montado mais baixo do que onde está. 

uV648Sq.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

na minha visão sempre minimalista, neste caso devo te sugerir um capacitor (chute 100...1000) com um resistor (chute 10...100R) em série. O conjunto em paralelo com seu reed.  A teoria é que o capacitor mantém a carga e com a ajuda do R, atrasa 1 pouco a presença do chassi no terminal da lâmpada. 1/2 que forma uma histerese.

Na prática a teoria é outra

Compartilhar este post

Link para o post
49 minutos atrás, Fernando4100 disse:

Mas isso não é simples demais? Não teria que ser um CI pra ser seguro?

Simples demais, mas em muitos casos pode funcionar. E ser uma coisa durável, pois quanto mais simples, menos coisa pra dar defeito. 

Usar ci pra fazer isso, torna complicado. Pois entra uma série de componentes "coadjuvantes" junto. 

Se o Capacitor não der certo, um circuito transistorizado resolve o problema. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais