Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem de laboratório - até r$ 5 mil


Posts recomendados

Olá a todos! Meu nome é Gabriel Vinicios, sou o criador do site do canal GVensino no YouTube, cujo foco principal é ensinar Eletrônica de graça.

 

Sou apaixonado pelo meu canal e quero investir um dinheiro montando um laboratório para mim, onde pretendo gravar aulas de eletrônica de forma muito melhor do que tenho feito até então. Posso gastar aproximadamente 5 mil reais (pode passar um pouco). Tenho um comodo grande. O objetivo desse laboratório é lecionar aulas para YouTube e para meu site.

 

Então vim pedir sugestões de equipamentos para aquisição. Quero, se possível, equipamentos de qualidade. Queria sugestões de vocês. Eis algumas coisas que já decidi ou estou decidindo:

 

ITENS DO LABORATÓRIO:

 

- BANCADA: Vou montar uma bancada de 2m, cujo custo, estimo, ficará em torno de 450 reais (MDF + Metallon). 

 

- GERADOR DE FUNÇÕES: Comprei um gerador de funções chinês - sim, pois um de qualidade custa caro demais para eu investir em algo assim - que custou 177 reais (se for taxado, subirá para uns 380). 

 

- OSCILOSCÓPIO: Estou pensando em importar um osciloscópio da China também - estou disposto a investir um pouco mais em qualidade nesse quesito. Estou muito inclinado a pegar um Siglent SDS1102CML, que tem 10M de profundidade de memória e é muito parecido com o BK Precision 2190D que temos por aqui. Se for taxado (provavelmente serei), vai custar pouco mais caro que este modelo aqui no país, mas é um osciloscópio superior. Algo em torno de 2600 reais.

 

Por enquanto são esses os equipamentos eletrônicos que tenho em mente. O que estou em dúvida para pegar são estações de solda, estações de ar quente, fonte de alimentação (pensando se faço uma ou se importo) e..... estou esquecendo de algo? Aceito sugestões.

 

ÁUDIO/VÍDEO: Já tenho um bom microfone usb, câmera tenho um celular Galaxy Note 5 que tem um câmera razoável, mas não sei se convém investir em uma câmera melhor.... mas caso sim, qual vocês me sugerem?

 

Desculpem pelo tamanho! Agradeço desde já a contribuição de todos! Fiquem com Deus!


Abraços,
Gabriel Vinicios - www.gvensino.com.br

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Gabriel desde já parabens pela iniciativa de ensinar de forma gratuita, digo isto porque nestas quase 2 décadas de andanças pelas estradas da vida vi muitos pessoas colecionando diplomas e cursos de especialização, verdadeiros profissionais, mas que na hora de trabalhar em equipe ou repassar ou até mesmo discutir em equipe não consegue, talvez por medo ou por insegurança, muitas vezes a arrogância não deixa. Não te envergonhes talvez se tu ensinas como acender um led ou fazer um transistor conduzir ou um pouco mais que isso, o importante é saber compartilhar e botar a mão no fogo pelo que se faz, claro,  fazer com paixão e segurança.

Toca em frente teu projeto.

Aquele abraço.

Valeu.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Também achei bacana

Para um estágio mais avançado, sugiro a inserção de algum microcontolador  qualquer. Juntamente com alguma linguagem de programação, claro. Alguma coisa na área de robótica, domótica e coisas do gênero.  Se precisar de um pisca led, tamozaí... por enquanto.

 

Uma coisa que eu (eu) acharia bem legal é a conexão de um smartphone numa lâmpada p.ex. Algo como um botão em forma de interruptor na tela dele fazendo acionar um relé via wifi, bluetooth ou um wireless qualquer. Este seria um excelente hello world conectando (p.ex.) o android ao mudo real. Portas e mentes se abririam. Bom.. pelo menos a minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha experiência:

1 - Montei uma bancada com madeira MDF já com forro incorporado com algo parecido a fórmica. Não usei metal na estrutura, pois com o tempo sempre enferruja. Quando comprei (na Léo Madeiras o preço é o melhor que encontrei. E fiz um cadastro lá. Com isso o preço caiu ainda mais. É propaganda gratuita? É sim e vale a pena, mas claro que deve pesquisar) já pedi para eles cortarem a chapa nas minhas medidas. A chapa é grande. 

Fiz umas mãos francesas, mas tem a venda a um preço que não vale a pena fazer. Tenho o esquema inicial, mas tive que fazer pequenos ajustes. Segue o arquivo com as medidas. Coloquei um monte de tomadas em paralelo na bancada em todas as faces verticais. Coloquei também um disjuntor e um "olho de boi", além de uma pequena lâmpada PL para não me deixar esquecer de desligar a bancada antes de sair.

2 - Comprei um osciloscópio "Digital Oscilloscope RIGOL DS2102" foi o item mais caro, mas necessário.

3 - Comprei um gerador de sinais 06548 Gerador de Funções Digital de Bancada. Não foi barato, mas é excelente. 

4 - Duas fontes de alimentação Minipa, para ter tensões simétricas. 

5 - Um frequencímetro da Minipa MF-7270

6 - Um variac para poder testar meus projetos com variações na tensão da rede.

7 - Diversos kits para PIC, mas uso o que eu fiz mesmo.

8 - Um kit com arduino Uno.

9 - Um kit (feito e comprado) para AVR

10 - Alguns protoboards.

11 - Muitas peças eletrônicas XingLing, compradas no Ebay e na Amazon. Meus projetos têm que funcionar com peças XingLings.

12 - Soprador térmico, mas nada que eu não resolvi com o secador de cabelo 

 Em tempo: 

Já perdi diversos equipamentos devido à umidade nos LCD (osciloscópio,etc). Decidi comprar uma daquelas geladeirinhas de escritório usadas e sem funcionar. Daquelas que não tem compressor. Agora coloco meu osciloscópio e meu gerador de função dentro dela, junto com absorvedores de umidade. Sim;. Comprei um higrômetro digital por R$ 5,00 no Ebay (na verdade comprei dois). Coloco um dentro da geladeira e outro fora, para ver se o absorvedor de umidade está funcionando. Está sim.

MOR_AL

 

 

DSCF4879.JPG

Clipboard01_crop.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

legal moris! Algumas gavetas até que não seriam totalmente inúteis. E se me permite observar pro amigo autor do tópico, senti falta de manta dissipativa e um aterramento qualquer pra uso com pulseira dissipativa. Mas sem paranóia. Como as gavetas, é só um adicional 1/2 insosso

 

off..on topic... sinto saudade do meu último 'sucatório' (laboratório de sucatas) onde havia até galinha botando debaixo da mesa... é sério. (acho que tenho até fotos amareladas que não vou publicar). Dos 1ºs da minha infância então.. só na memória... a saudade quase dói.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

Por acaso eu tenho uns quatro conjuntos de gaveteiros , que tirei dos armários velhos, quando mudei. 

Também tenho umas 8 estantes e prateleiras, daquelas metálicas. Cada estante com umas 5 prateleiras.

Nelas guardo tudo que são componentes eletrônicos, ferramentas mecânicas, hidráulicas e lix... errh, peças úteis (Sempre Uteis Caso Aproveitáveis Também Acondicionadas), hahaha!

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!