Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

o que significa as seguintes siglas em um transformador ou em uma subestação 

34.5/3.3 kv

8.0 Mva

Os números 34.5 eu imagino q seja 34 mil volts,mas porque do 3.3 ? E o 8Mva ?

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, Ricardov disse:

@witalu 34,5 kV é a tensão de linha do enrolamento primário e 3,3 kV a tensão de linha do secundário; 8 MVA é a potência aparente do transformador.

Quer dizer então q tá entrando 34.5 kv e abaixando p 3.3 kv é isso ?

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Ricardov disse:

Sim. Mas pode ser ao contrário também, depende se o transformador está baixando ou elevando a tensão.

Ah sim entendi,e supondo q o transformador esteja abaixando a tensão de 35 para 3kv,esse mesmo transformador serve p elevar a tensão também ? Tipo,se eu alimentar ele com 3kv no secundário ele vai sair os 35 no primario ou não funciona assim ?

• Curtir 1
Postado

Sim, é exatamente assim. Mas tem que levar em conta a potência dele, pois quando ele aumenta a tensão diminui a corrente, e quando abaixa a tensão aumenta a corrente. Assim ele mantém a mesma potência tanto na entrada quanto na saída. 

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, Ricardov disse:

Sim, se inverter ele elevará a tensão.

beleza Ricardov muito obg pelas respostas 

Só falta entender direito essa potência aparente,mas devagar eu vou entendendo.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, witalu disse:

beleza Ricardov muito obg pelas respostas 

Só falta entender direito essa potência aparente,mas devagar eu vou entendendo.

Potência aparente é tensão vezes corrente, sem contar as perdas, ou seja, é a potência total. 

Por exemplo:

Seu transformador tem 8MVA de potência e 3,3KV na saída. Se dividir um pelo outro teremos 2,4KA de corrente. 

8,000,000 = 2424,24 

3300

Postado
57 minutos atrás, Mestre88 disse:

Potência aparente é tensão vezes corrente, sem contar as perdas, ou seja, é a potência total. 

Por exemplo:

Seu transformador tem 8MVA de potência e 3,3KV na saída. Se dividir um pelo outro teremos 2,4KA de corrente. 

8,000,000 = 2424,24 

3300

Ok,mas de onde sai esse valor de 2.4kA ?

Postado
2 horas atrás, witalu disse:

Ok,mas de onde sai esse valor de 2.4kA ?

Da conta que eu fiz, uai! 

Eu apenas arredondei os 2424,24A para 2.4kA. 

Outro exemplo:

Se inverter o mesmo transformador teremos na saída dele 34,5KV e 231A.

8000000 = 231,8

34500

Postado
4 horas atrás, Mestre88 disse:

Da conta que eu fiz, uai! 

Eu apenas arredondei os 2424,24A para 2.4kA. 

Outro exemplo:

Se inverter o mesmo transformador teremos na saída dele 34,5KV e 231A.

8000000 = 231,8

34500

Não,isso eu entendi,quis dizer assim,p obter esse valor de 8Mva primeiro foi multiplicado a tensão pela corrente certo ? Mas e aí de onde sai esse valor de corrente ? Mas acho q isso já vêm de fábrica ne,tipo,esse transformador é para tal corrente e tal tensão. Aí se multiplica e obtém a potência aparente ne ?

Postado

O valor da corrente, tensão e potência sai de cálculos envolvendo o tamanho do núcleo do transformador, da bitola (espessura do fio) e do comprimento do fios. 

São tantos cálculos que nem dá pra lembrar de cabeça. 

Postado
3 horas atrás, Mestre88 disse:

O valor da corrente, tensão e potência sai de cálculos envolvendo o tamanho do núcleo do transformador, da bitola (espessura do fio) e do comprimento do fios. 

São tantos cálculos que nem dá pra lembrar de cabeça. 

Ah sim beleza,valeu muito obg pelas respostas,foram de grande ajuda 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...