Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus x555lf-bra-xx184t - novo e com desempenho péssimo


Posts recomendados

Boa tarde, colegas.

 

Há 2 dias, comprei o notebook ASUS X555LF-BRA-XX184T. Já no primeiro uso, notei uma lentidão na inicialização e durante o uso, não condizentes com as configurações desse notebook. Resolvi, antes de mais nada, atualizar todos os drivers e fazer download de todas atualizações do Windows. Desintalei os programas desnecessários, que vieram pré-instalados, também.

 

O problema real começou quando resolvi fazer a transferência dos meus arquivos, por meio do meu HD externo, para ele. O notebook ficou inutilizável. Tarefas simples, como a abertura do navegador de qualquer software, mandar e-mail, anexar arquivos ou qualquer outra atividade, enfim TUDO estava absurdamente lento e travando. Durante essa transferência, executei a instalação de um software simples (que em geral não demoraria 20 segundos) e custou uns 5 minutos para finalizar. Até a abertura do menu iniciar do Windows estava com lag (demorava cerca de 4 segundos após o comando). Resolvi ver, pelo gerenciador de tarefas, como estavam sendo utilizados os recursos da máquina. Notei que o disco estava com quase 100% de consumo e, na soma de todos os aplicativos, apenas cerca de 30MB/s utilizados. Notei também que o processador estava constantemente com uso elevado, mesmo não tendo praticamente nada aberto no notebook.

 

Após o término da transferência dos arquivos, resolvi procurar por algo relacionado a esse erro e tentei algumas dicas desse tópico: http://www.htforum.com/forum/threads/cpu-com-uso-100-direto.262507/

 

Em vão, pois hoje, quando fui utilizar o notebook novamente, notei que a inicialização continuava lenta e o consumo elevado de processador e disco continuavam acontecendo. Para se ter uma ideia, o uso do disco ficou elevado quando SOMENTE o aplicativo torrent estava aberto. E pelo que notei, ele nem usa tanto de recurso para escrita em disco. Além disso, a abertura de qualquer software ou uso qualquer recurso, pasta e afins continuava demorado, como se tivesse um lag entre comando e abertura/execução. Acompanhando pelo gerenciador, notei que qualquer tarefa simples gerava um pico perceptível no uso do processador.

 

Agora há pouco resolvi fazer alguns testes pelo AIDA64 Extreme, os quais serão anexados a seguir. Gostaria da opinião de quem tem domínio avançado, pois, a princípio, se for falha de hardware ainda posso realizar a troca (dentro de 7 dias corridos do recebimento do produto, que foi na quarta-feira, dia 05/10). Não entendo muito bem, mas me chamou a atenção as inflexões nos gráficos de buffered read e average read acess. Não sei se podem indicar alguma falha no HD.

 

Não realizei o teste para detecção de bad blocks ainda.

 

Espero opiniões sobre possíveis problemas, pois estou um pouco sem norte ainda.

 

Muito obrigado.

 

cpuid.png

 

cache memory.png

 

diskbench average read acess.png

 

diskbench buffered read.png

 

diskbench linear read.png

 

diskbench random read.png

 

diskbench read test suite.png

 

gpgpu.png

 

stabilitytest clocks.png

 

stabilitytest cooling fans.png

 

stabilitytest powers.png

 

stabilitytest temperatures.png

 

stabilitytest voltage.png

 

stabilitytest statistics.png

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo a lentidão dele deve ser por conta desse uso de disco mesmo, tem que ver se esta normal porque pode ocorrer algum problema e desde o inicio ele sempre esteja em 100% de uso o que acarreta a lentidão, tem alguns tutoriais que ajudam a melhorar, agora quando se esta passando muito arquivo pro hd ele fica lento mesmo pois esta fazendo outra tarefa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, le_andro disse:

amigo a lentidão dele deve ser por conta desse uso de disco mesmo, tem que ver se esta normal porque pode ocorrer algum problema e desde o inicio ele sempre esteja em 100% de uso o que acarreta a lentidão, tem alguns tutoriais que ajudam a melhorar, agora quando se esta passando muito arquivo pro hd ele fica lento mesmo pois esta fazendo outra tarefa

 

Boa noite, le_andro,

 

Creio não ser normal essa lentidão. Já tive problema de consumo excessivo de disco em outros computadores com Windows 10 e que não tinham essa característica. Ficavam assim devido a algum processo específico do Windows (system ou svchost).

 

No caso desse notebook qualquer atividade que envolva escrita em disco leva a um consumo excessivo do mesmo. Fiz agora novamente o teste, copiando um arquivo pesado do HD externo para ele. Simplesmente fica inútil o notebook durante a cópia, travando, custa a processar qualquer comando (por exemplo, tentei abrir um arquivo jpeg no "Fotos" do Windows e só consegui visualizar quando cancelei a cópia, porque antes ficou só processando e nada da foto abrir).

 

Tenho quase certeza que o HD veio danificado ou com badblocks, mas vou aguardar mais comentários.

 

Anexo também mais duas fotos. Uma do notebook sem estar fazendo cópia e outra fazendo. Note que mesmo sem nenhum processo demandando muito recurso de disco, ele fica com alto consumo.

 

gerenciador (copiando).png

Figura 01. Copiando arquivo pesado. Nessa hora, o notebook começa a travar para tarefas simples, como abrir pastas, fotos ou qualquer arquivo.

 

gerenciador (stand by).png

Figura 02. Alto consumo de disco, não justificável pelo consumo parcial dos aplicativos (se somar todos, não justifica o alto consumo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...