Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pen.Apple

Rpm vs pwm vs rotação fan fábrica

Recommended Posts

Boa noite! Gostaria de saber a relação PWM VS RPM de acordo com a velocidade da fan (de fábrica). Quero dizer o seguinte:
Caso tenha duas fans:

Viper Akasa 12mm: 4 pin e rotação 600-1900RPM

Apache Akasa 12mm: 4 pin e rotação 600-1300RPM

Caso ligue as duas na placa-mãe, no mesmo slot (ou seja, passando o mesmo sinal PWM para as duas), qual será o RPM de cada?
O PWM está ligado a energia passada ou ao nível de rotação?

Por exemplo, caso passe um certo sinal que faça a Akasa rodar na metade da rotação: (600+1900)/2 = 1250 RPM. A Apache também irá rodar na metade ((600+1300)/2 = 950 RPM)? Ou não funciona "proporcionalmente"?

A outra suposição é que o exemplo de cima esteja errado e como a Apache tem a rotação menor, um menor PWM dará um RPM maior para a Apache do que para a Viper? Mas também pode-se pensar de maneira oposta de como a Viper tem maior rotação, um PWM consideravelmente baixo traria um maior RPM para a Viper em relação a Apache? 

A dúvida então é a seguinte: como o sensor PWM é aplicado em relação ao RPM da fan? E como isso se aplica analisando o mínimo e máximo RPM da fan? Não achei tópicos relacionados ao sensor PWM e RPM. Obrigado!!

EDIT1:
obs.: Tenho um cooler da CoolerMaster 120mm ligado no cpu_fan (que diz que a rotação é de 1800) e uma Viper Akasa 140mm ligado no sys_fan (que diz que a rotação é de 600-1600). Ambas estão controladas pela placa-mãe 1,75PWM/ºC porém a Viper Akasa está em 820 RPM e a CoolerMaster em 710 RPM. Não sei se serve como exemplo pois estão ligadas em conectores diferentes (cpu_fan e sys_fan) e são de tamanhos diferentes..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Sim, eu sei que o RPM sobe quando a placa esquenta e o RPM abaixa quando a placa está realizando funções mais básicas e temperatura menor. Mas eu queria saber como isso afeta uma fan de 1900RPM (valor máximo atingido pela fan) e 1300RPM (valor máximo atingido pela fan, modelo diferente). Digo, as duas conectadas no mesmo conector sys_fan e recebendo o mesmo sinal de PWM.

Se a de maior RPM vai rotacionar mais ou menos em relação à de menor rotação. Se é proporcional ou não, etc..

Obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post

O PWM deve regular a tensão que alimenta o fan seja ele de que rotação for.

Se a temperatura aumenta o PWM aumenta a tensão e se cai diminui a tensão.

Uma tensão em um fan de 1300 RPM deve produzir um x número de rotações menores que a mesma alimentação em um fan de 1900RPM.

Compartilhar este post

Link para o post

@Pen.Apple em geral, todo cabo splitter vai ter um conector com os 4 pinos presentes e o outro com um pino faltando. Quem vai comandar o rpm é o fan madrinha que vai conectado no conector com os 4 pinos. O que vai no conector com o pino faltando vai na onda.

Mas eu não sei como seria colocar dois fans de rotação diferente em um splitter com os dois cabos com 4 pinos (se é que tem). Nunca parei para ver isso. Na foto abaixo você pode ver que esse splitter tem um cabo com 4 pinos e os outros dois da esquerda com um pino faltando. O da direita vai comandar o rpm dos outros dois.

splitter3.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
42 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

O PWM deve regular a tensão que alimenta o fan seja ele de que rotação for.

Se a temperatura aumenta o PWM aumenta a tensão e se cai diminui a tensão.

Uma tensão em um fan de 1300 RPM deve produzir um x número de rotações menores que a mesma alimentação em um fan de 1900RPM.

Entendi! Era exatamente essa a minha dúvida pois não entendo dessa parte de tensão e como funcionava essa transição de PWM para RPM. Obrigado! 

adicionado 0 minutos depois
18 minutos atrás, Contiusa disse:

@Pen.Apple em geral, todo cabo splitter vai ter um conector com os 4 pinos presentes e o outro com um pino faltando. Quem vai comandar o rpm é o fan madrinha que vai conectado no conector com os 4 pinos. O que vai no conector com o pino faltando vai na onda.

Mas eu não sei como seria colocar dois fans de rotação diferente em um splitter com os dois cabos com 4 pinos (se é que tem). Nunca parei para ver isso. Na foto abaixo você pode ver que esse splitter tem um cabo com 4 pinos e os outros dois da esquerda com um pino faltando. O da direita vai comandar o rpm dos outros dois.

splitter3.jpg

Entendi! Muito obrigado! 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
51 minutos atrás, Pen.Apple disse:

@Henrique - RJ Sim, eu sei que o RPM sobe quando a placa esquenta e o RPM abaixa quando a placa está realizando funções mais básicas e temperatura menor. Mas eu queria saber como isso afeta uma fan de 1900RPM (valor máximo atingido pela fan) e 1300RPM (valor máximo atingido pela fan, modelo diferente). Digo, as duas conectadas no mesmo conector sys_fan e recebendo o mesmo sinal de PWM.

Se a de maior RPM vai rotacionar mais ou menos em relação à de menor rotação. Se é proporcional ou não, etc..

Obrigado!!

O sinal PWM basicamente é um sinal de controle que faz a ventoinha "liga e desligar rapidamente conforme o ciclo ativo de um sinal de controle, por exemplo. supondo que para uma dada temperatura a placa-mãe gere um sinal PWM com ciclo ativo de 50% e uma largura de ciclo hipotética de 100 milésimos de segundo,  significaria que a ventoinha vai ser ligada por 50ms e ficaria desligada por outros 50ms, isso repetidamente, rodando então aproximadamente a metade da rotação.

Como o sinal de ambas é o mesmo, nesse caso especifico, elas rodariam a metade da rotação, caso o ciclo ativo do sinal PWM fosse de 70%, ambas rodariam a 70% da sua rotação...

Algumas placas mãe tem também o controle de rotação por tensão, mas esse controle só é aplicado se for ativado na BIOS, e se o FAN for de 3 pinos, e estiver alimentado diretamente pelo conector da placa-mãe,

Compartilhar este post

Link para o post
30 minutos atrás, F4b10 disse:

O sinal PWM basicamente é um sinal de controle que faz a ventoinha "liga e desligar rapidamente conforme o ciclo ativo de um sinal de controle, por exemplo. supondo que para uma dada temperatura a placa-mãe gere um sinal PWM com ciclo ativo de 50% e uma largura de ciclo hipotética de 100 milésimos de segundo,  significaria que a ventoinha vai ser ligada por 50ms e ficaria desligada por outros 50ms, isso repetidamente, rodando então aproximadamente a metade da rotação.

Como o sinal de ambas é o mesmo, nesse caso especifico, elas rodariam a metade da rotação, caso o ciclo ativo do sinal PWM fosse de 70%, ambas rodariam a 70% da sua rotação...

Algumas placas mãe tem também o controle de rotação por tensão, mas esse controle só é aplicado se for ativado na BIOS, e se o FAN for de 3 pinos, e estiver alimentado diretamente pelo conector da placa-mãe,

Entendi, então é proporcional mesmo? As estruturas da fans são feitas de acordo com a rotação máxima, ou seja, o sinal de controle x para a ventoinha de 1900 RPM que a faz girar em 50% é o mesmo sinal x para a ventoinha de 1300 RPM que a faz girar em 50%. Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais