Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Speed fan não reconhece fans


Posts recomendados

Oi. Recentemente fiz um upgrade no meu PC. Comprei a placa-mãe Gigabyte H110M-H, antes dessa placa, eu conseguia através do speed fan, controlar a velocidade dos fans. Agora, com essa nova placa, não consigo mais. É como se o programa não reconhecesse a placa, pois aparece apenas o fan da GPU, não aparece nem o da CPU e nem os demais fans instalados na placa-mãe. Segue a figura demostrando isso. Alguém pode me ajudar?

speeddd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipepif aí é melhor perguntar na seção de placas-mãe, mas você pode limpar o CMOS primeiro (reset no BIOS). Não sei de pode dar incompatibilidade com o Windows, pois é como eu falei, a BIOS é completamente diferente da antiga, por isso que o SpeedFan não está conseguindo ler os sensores.

 

O ideal mesmo é reinstalar o Windows.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer isso então. Outra coisa é sobre as velocidades dos fans. Tenho um gabinete Pcyes Tiger, com 1 cooler frontal colocando ar, 1 traseiro e 1 em cima tirando o ar. Ainda tenho o cooler t2 blizzard (o qual você disse não recomendar por ser de 3 pinos). Qual seria a melhor maneira para ter um bom fluxo de ar? Deixar todos os fans no máximo? Deixar um ou outro com mais rotação? Se puder me ajudar nisso tb, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipepif depende da rotação dos fans e do nível de ruído do seu quarto. Pode ser que não faça barulho com eles no máximo. Por exemplo, agora, com o verão, eu uso ventilador de teto e um ventilador de mesa. Eu posso colocar todos os fans a 12v que não vou ouvir nada :P No inverno que os fans silenciosos fazem a diferença. Mesmo quem tem ar condicionado mascara o barulho dos fans do gabinete. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipepif putz, azar. Pode ser então que o SpeedFan não tenha suporte para a sua placa-mãe. Está com a última versão dele?

 

De qualquer maneira, foi bom você ter instalado o Windows de novo, pois agora o sistema está tudo alinhado com o a placa-mãe / drivers / BIOS nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Eu sei, costumo formatar pelo menos 1 vez no ano, pra tirar todos os vírus e vícios que costumam acumular com o tempo. Mas vou deixar pra lá então. Me diz uma coisa, se eu comprar aqueles controladores de fan externos, que se coloca na baia do gabinete, conseguirei controlar os fans ligados na placa-mãe, ou mesmo os ligados direto na fonte? Se sim, você sabe de algum controlador desses que seja bom e barato? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipepif esses de baia costuma ser caro. Melhor então comprar um adaptador tipo este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782732426-cabo-adaptador-molex-pwm-flexa-fp5-akasa-akcbfa03-45bk-_JM

 

Dá para conectar 5 fans, inclusive o fan do CPU cooler, e controlar pelo PWM da conector CPU-fan. Mas todos os fans vão acelerar e diminuir conforme a carga da CPU. Não dá para controlar individualmente. Como na foto abaixo. O fan do CPU cooler vai no conector da esquerda (madrinha). Os outros vão na mesma rotação desse da esquerda (se forem fans PWM de 4 pinos). Fans de 3 pinos não dá para controlar com esse adaptador.

 

O controlador dá para controlar individualmente, mas custam caro. Os digitais costumam ser bugados. Como aqui no Brasil o pessoal não se liga nessas coisas, tem poucas opções. Você precisa pesquisar e ver os reviews.

 

 

splitter.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipepif é um adaptador de 4 pinos para 3 pinos. Você pode colocar dois fans aí e plugar na placa-mãe e controlar pela tensão, se a sua placa-mãe tiver controle de tensão. Tem que ver no manual se dá para trocar do PWM para controle de tensão (voltage, porque o CDH não deixa escrever em português). 

 

Mas acho que aí você também teria que controlar o CPU cooler pela tensão, o que não acho ideal. É um controle mais precário, sem muitas variações de velocidade.

 

Depende também da potência do fan para plugar dois no mesmo conector. Mas os fans em geral são de 2-4W, aí daria. 

 

Quando você tem fans de 3 pinos, a melhor opção é um controlador de fan. Por isso que os fans PWM são mais caros, pois eles permitem várias opções de controle.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!