Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
RCommando62

Qual a melhor linguagem de programação para iniciantes: c ou java?

Recommended Posts

Eu acho que depende do que você vai utilizar. Se eu fosse você ia de C.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@RCommando62 Seja Bem vindo em nosso Fórum do Clube do Hardware.

Não existe uma "melhor" linguagem para se aprender. Tudo depende exclusivamente da sua curva de aprendizado, afinidade por linguagem e etc.

C, Java, PHP, São todas muito parecidas em sintaxe(apenas alterando nomes de palavras chaves)

Também depende do seu objetivo. SE você quer ser um desenvolvedor desktop, podes escolher Java, C/C++, até mesmo PHP(php-gtk)

Se o objetivo é ser deselvolvedor WEB, podes estudar, PHP, Java, Ruby....

SE o foco é aplicativos mobile androidm Estude o Java e SDK android. 

Para jogos, seja web, mobile ou desktop,  existem linguagens específicas.. mas tudo depende da engine que for utilizar. Por exemplo com Unity, é interessante estudar C# ou Javascript. depois disso a engine unity oferece recursos de exportar para mobile, ios, android, linux e windows.

Dei mais ou menos uma visão geral de onde podes aplicar tais linguagens.

Como você já fez a lógica de programação, certamente já deves ter estudado Pseudocódigos, portugol, visualG ou pascal.

Escolha com base no seu foco porque não há uma linguagem "melhor" para se aprender. 

A pessoa que diz  a linguagem X é melhor do que a linguagem Y para aprender, está completamente errada!

Vou te dar o meu caso como exemplo.

Comecei com visualG e pascal na linguagem de programação. Depois escolhi PHP, pois tenho mais afinidade com ela..  e também porque queria ser um desenvolvedor web. Minha curva de aprendizado em php foi maior do que java por exemplo.

Mas isso não quer dizer que eu não aprenderia o java, porque acabei aprendendo do mesmo jeito :P 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Linguagem c e onde geralmente todos aprendemos agora vai de como você realmente se da bem se e com a linguagem c ou java eu particularmente te recomendaria a c ela e bem mais fácil pelo menos para min use  a linguagem que mais se adapta a você.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 16/10/2016 às 18:52, DiF disse:

Vou te dar o meu caso como exemplo.

Comecei com visualG e pascal na linguagem de programação. Depois escolhi PHP, pois tenho mais afinidade com ela..  e também porque queria ser um desenvolvedor web. Minha curva de aprendizado em php foi maior do que java por exemplo.

Mas isso não quer dizer que eu não aprenderia o java, porque acabei aprendendo do mesmo jeito :P 

@DiF No caso você aprendendo PHP e depois java, você hoje é desenvolvedor Web ?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Toky

1 hora atrás, Toky disse:

No caso você aprendendo PHP e depois java, você hoje é desenvolvedor Web ?

Sim. Sou programador WEB, front end e back-end. Mas prefiro mais o back-end.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Assim, vai de pessoa pra pessoa, mas existe um motivo pra gente aprender C como a primeira linguagem na faculdade. Ela é uma linguagem bem burocrática, e um pouco(bastante) difícil, pois manipular variáveis você precisa entender o que está fazendo. 

Eu recomendo ALTAMENTE que você aprenda C, mas antes de tudo aprende portugol ou lógica de programação. Depois você se especializa no que você cria afinidade;

Java - Web, Desktop, Mobile

C# - Web, Mobile, Windows

PHP - Melhor na web (minha opiniao)

Dai existem outras que eu gosto muito, como Python ou Ruby. Alem disso temos linguagens de marcação como HTML e CSS em conjunto com a linguagem javascript pra fazer sites.

Enfim...Aprenda lógica, depois C e depois vá para algo que você acha mais divertido.:tw_grin:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais