Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Tim Beck

Curto em ponte h

Recommended Posts

Boa tarde

Eu já tinha feito um tópico em relação a ponte H, mas agora eu adquiri mais alguns informações e creio que vou conseguir explicar melhor a minha duvida

Olhem o circuito da imagem que eu anexei, ao pressionar as 2 chaves a corrente passa direto nos 2 transistores dos lados deixando a fonte em curto, correto? Pressionando apenas 1 das chaves a corrente passa de um transistor superior para o outro transistor inferior do outro lado, passando pelo motor e girando em um sentido, o mesmo ocorre se pressionar a outra chave, mudando o sentido de giro do motor... o que eu posso fazer para evitar esse problema ao pressionar as duas chaves? existe alguma forma de eu por algum diodo para bloquear isso? 

 

Capturar.JPG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Tim Beck Sua dúvida já foi respondida no outro tópico, não dá para evitar a chance de curto circuito usando um simples diodo.

Porém existem outras alternativas um pouco mais complexas:

Uma delas é o circuito postado pelo @aphawk no outro tópico:

A outra seria refazer esses circuitos usando portas lógicas para se fazer o intertravamento (o que torna um pouco mais simples de montar.

 

E existe uma terceira maneira que é a de usar push-bottons de duplo contato (NA/NF parecido com as botoeiras de máquinas, por exemplo), seu circuito ficaria assim:

imagem52.GIF

 

Dessa maneira é impossível fechar curto apertando os dois botões, pois um botão desliga o outro deixando ligar apenas o motor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Tim Beck  

 

Refazer a mesma pergunta em outro tópico não vai mudar a resposta, meu amigo.

 

voce já sabia que não tem uma maneira simples de evitar isto usando apenas diodos nesse seu circuito. Ou refaz a ponte, ou acrescenta alguns CI's de lógica Cmos nas entradas. 

 

Paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×