Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Tim Beck

Curto em ponte h

Recommended Posts

Boa tarde

Eu já tinha feito um tópico em relação a ponte H, mas agora eu adquiri mais alguns informações e creio que vou conseguir explicar melhor a minha duvida

Olhem o circuito da imagem que eu anexei, ao pressionar as 2 chaves a corrente passa direto nos 2 transistores dos lados deixando a fonte em curto, correto? Pressionando apenas 1 das chaves a corrente passa de um transistor superior para o outro transistor inferior do outro lado, passando pelo motor e girando em um sentido, o mesmo ocorre se pressionar a outra chave, mudando o sentido de giro do motor... o que eu posso fazer para evitar esse problema ao pressionar as duas chaves? existe alguma forma de eu por algum diodo para bloquear isso? 

Capturar.JPG

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Tim Beck Sua dúvida já foi respondida no outro tópico, não dá para evitar a chance de curto circuito usando um simples diodo.

Porém existem outras alternativas um pouco mais complexas:

Uma delas é o circuito postado pelo @aphawk no outro tópico:

A outra seria refazer esses circuitos usando portas lógicas para se fazer o intertravamento (o que torna um pouco mais simples de montar.

E existe uma terceira maneira que é a de usar push-bottons de duplo contato (NA/NF parecido com as botoeiras de máquinas, por exemplo), seu circuito ficaria assim:

imagem52.GIF

Dessa maneira é impossível fechar curto apertando os dois botões, pois um botão desliga o outro deixando ligar apenas o motor.

Compartilhar este post

Link para o post

@Tim Beck  

Refazer a mesma pergunta em outro tópico não vai mudar a resposta, meu amigo.

voce já sabia que não tem uma maneira simples de evitar isto usando apenas diodos nesse seu circuito. Ou refaz a ponte, ou acrescenta alguns CI's de lógica Cmos nas entradas. 

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais