Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, preciso da opinião de quem conhece e de quem já teve experiências do tipo.

Eu ganhei um i5-3330 recentemente com 8GB de DDR3 (2x4) e uma placa-mãe genérica. Aí resolvi comprar uma Sabertooth Z77 que está em BH trocando um capacitor, mas isso é um detalhe. Em dezembro vou importar uma 1060; olhei no YouTube um benchmark do GTA V com essas configurações. E sim, essa CPU está dando gargalo na placa de vídeo. Eu jpa fui no eBay procurar outros processadores LGA1155 e encontrei i5-3570 e i7-3770.

A questão é: vale a pena pegar o i7-3770 ou devo atualizar o sistema para os processadores da última geração?

OBSERVAÇÃO: nas comparações do GPU Boss, o i7-3770 ainda "supera" o i5-6600, que seria o que eu compraria caso fosse atualizar para Skylake; seguem os links:

Meu i5-3330 vs. i7-3770: http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core-i7-3770-vs-Intel-Core-i5-3330

i7-3770 vs. i5-6600: http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core-i7-3770-vs-Intel-Core-i5-6600

Postado

Apesar de dar sim um pouco de gargalo, o Core i5 3330 ainda roda GTA V bem, dá pra pegar mais de 60 FPS nele se não abusar muito dos gráficos avançados e escala de distância.

Um Core i7 3770 é sim um bom processador, por ter 8 threads é superior a um Core i5 atual. O upgrade vai compensar dependendo do preço.

Obs: não leve a sério sites como CPUBoss na comparação de processadores, ele pode confundir muito quem é leigo no assunto, e eles não comparam apenas desempenho, mas também preço, consumo de energia, ano de lançamento, etc.

Postado

@f.matheus10 para jogos a diferença não ia ser muto para o 6600 não porém em renderização e jogos CPU Bound sim isso faria diferença para o I7 mas futuramente começaremos a usar jogos com resoluções maiores do que 1080p e nesta resolução o I5 leva desvantagem em relação ao I7 brevemente o I5 diminuirá esta diferença para o I7 em jogos pois o 1080p ficará para trás.

Se você já tem uma placa e memórias e só precisa de um processador melhor e achou com um bom preço fica com esse I7 que pelo menos por mais um tempo sua máquina vai trabalhar bem com uma 1060.

Caso queira uma máquina que dure por mais tempo com possibilidades de Upgrades e que ofereça mais recurso como a DDR4 já que a DDR3 chegou em seu final de vida já e você tem grana sobrado independente da aquisição dessa placa Z77, pega um Skylake porque este I5 6600 agora tem o desempenho praticamente igual a esse I7 e um I7 6700K futuramente vai ter maior vida útil que esse de 3ª geração.

Postado

Po mano, se o @Hugh Laurie falou tá falado! kkkk

Pois é cara, por isso a pergunta. Se eu for atualizar, teria que ser o conjunto MOBO, RAM e CPU. E eu sou bem fresco, gosto de uma MOBO bonitinha...rsrs

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Obs: não leve a sério sites como CPUBoss na comparação de processadores, ele pode confundir muito quem é leigo no assunto, e eles não comparam apenas desempenho, mas também preço, consumo de energia, ano de lançamento, etc.

Eu ignorei esses últimos aspectos que você falou, brother. Pelo que vi, melhorar para um i5-3570 não adiantaria quase nada; só subindo pro i7 mesmo. Mas só estou achando ele acima de R$ 700,00

Postado

@GugaB2 Então, cara, eu to a fim de dar um pouquinho mais de vida pra esse conjunto. Eu sei que eu comprei a MOBO já ultrapassada, mas era um sonho antigo ter essa placa e acabou que era o soquete que eu precisava. A 1060 vem no fim do ano, e o possível upgrade na CPU seria por volta de março.

• Curtir 1
Postado

@f.matheus10 Então cara você não terá problemas usando uma 1060 até mesmo a 1070 fica de boas nesse processador, acredito que daqui a umas duas gerações você começará a encontrar alguns problemas, são 2 anos de uso ou mais sem problema algum mais lembre-se o que faz um processador melhor que o outro não é quantidade de núcleos, treadings ou maior frequência, e sim a tecnologia nele empregada, consequentemente a sua vida útil também se estende.

Postado

É, pessoal...infelizmente a minha Z77 está morta mesmo. O ***** que mexeu nela antes que eu comprasse aplicou um calor tão excessivo embaixo do chipset que empenou a ilha que recebe a solda do BGA. VOu ficar com minha Positivo (credo) por enquanto até ter o suficiente pra trazer uma placa melhor de fora, junto com outra CPU e RAM.

Obrigado aos amigos pelas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!