Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Importei da china um modulo com o lm2596s com limite de corrente, e no anuncio disse que ele suporta 35v. Entretanto eu montei ele em uma fonte que tem exatamente 35v (varia um pouco de 34v a 35,05v), e ele explodiu (vou anexar imagens). Liguei tambem um display medidor de tensão e corrente, e ainda um controle de cooler por temperatura que usa um modulo tambem com esse ci. Somente a placa com controle de corrente explodiu. (Falta arrematar a fonte ainda, por isso a bagunça)

Será que explodiu por causa da tensão de 0.05v a mais? Como faço para reduzir esses 35v para um pouco menos para ficar com uma margem mais segura? Será defeito do ci? Pretendo trocar por um igual de um outro modulo que tenho aqui, que está ligado nos 35v a um tempo e não aconteceu nada de errado.

P_20161017_155228.jpg

P_20161017_150526.jpg

P_20161016_184206.jpg

P_20161016_175345.jpg

1476727232122127690888.jpg

Postado

@albert_emule No datasheet diz que ele suporta até 40v. Teria outra possibilidade para explodir?

E como eu faço para cair um pouco essa tensão? Pensei em um diodo em serie com um resistor para ter a corrente minima para ter a queda de 0,7v.

Postado
13 horas atrás, lithium_ion disse:

@albert_emule No datasheet diz que ele suporta até 40v. Teria outra possibilidade para explodir?

E como eu faço para cair um pouco essa tensão? Pensei em um diodo em serie com um resistor para ter a corrente minima para ter a queda de 0,7v.

Os datasheets as vezes não vale para CIs chineses. 

Se tem outro que funciona, use ele. 

Se não der certo, tente outro tipo de regulador. 

Postado

Agradeço pelas respostas! Hoje troquei o ci, mas estou com um grande cagaço de ligar r explodiu de novo. O que posso fazer para reduzir um pouco a tensão de entrada? Pelo menos para nao passar de 35v. O diodo em série com um resistor aterrando para ter a corrente mínima para ter 0.7v sobre o diodo serve?

Postado

As gambiarras com diodos em serie são mais confiáveis em fontes de corrente baixa (coisa de 1 ou 2 amperes). 

0,7V a menos é muito pouco, o ideal seria ligar um CI desses com no máximo 30V. 

É muito difícil saber o quanto eles aguentam, as vezes ele pode suportar os 35V mas pode explodir com a carga ou talvez não.  

Postado

Nao sei o que fazer. Eu usava nela um lm317, mas quero fazer um upgrade. Agora com esse problema do medo de novas explosões fica difícil. Eu liguei esse outro ci em 35v por uns 30 minutos e não explodiu. Não sei se é suficiente para testar mesmo. O pior é que preciso mesmo de 35 volts. Aceito sugestões do que fazer.

Postado

Aconteceu comigo também!

Eu liguei em 36V e ele também explodiu (pocou!, como diz o capixaba) 

Coloquei outro e ele também foi pro saco, mas não explodiu, só fez um furinho, onde saiu uma fumaceira danada. o 3º que coloquei funcionou normalmente.

Uma coisa importante é que todos eles estavam com dissipadores, que eu fiz com uma placa de cobre.

Eu precisava de um circuito pequeno que regulasse os 36V para 27V para carregar baterias com 24V.

Você pode fazer uma gambiarrinha básica de ir tirando do trafo 2 ou 3 espiras por vez e medindo a tensão até chegar onde você quer.

Ou, usar um TL783 que tem um diferencial In/Out de 125V. Eu tive usar um desse para uma fonte de 50V.

Aqui o datasheet dele

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/tl783.pdf

O preço dele (nem é caro)

http://loja.multcomercial.com.br/catalogsearch/result/?q=tl783

OBS: nunca comprei na multcomercial, mas quem já comprou fala bem.

Postado

Resolvi usar per um tempo ele com o primario de 220v, assim a saida fica no maximo e 16v. A fonte ficou fraca, quando o cooler arma a tensão na saida diminui. O transformador é de 2A, nao ppde ser queda de tensão nele, já que regulei para 4,7v com um resistor de 4r7. Os fios, diodos é o capacitor de filtro são superdimensionados. 

Postado

Fiz um teste, coloquei 12v na saida e liguei um simples led de 10w, e com menos de 1A a tensão cai para menos de 10v  !!! Quando o cooler do controle de temperatura arma cai para menos de 9v, sendo que ele usa 300mA, mas tem um regulador chaveado de 35v para 12v, logo a corrente que ele usa de fato é bem menor. 

Isso pose ser ruído? O transformador pode já ter ido pro saco? O que pode ser?

Postado

Você tem uma bela potencia em diferença de tensão entre entrada e saída sendo desperdiçada, isso gera muito calor, e quando você coloca alguma carga o regulador entra em proteção térmica.

Lembrando que esses reguladores sem dissipador só suportam 2A.

Na minha pouca experiência com reguladores, já sofri um pouco com oscilações causadas por ruídos.

Se a tensão de saída está variando mais que 1Volt sem carga, é porque o regulador entrou em oscilação.

O datasheet recomenda capacitores eletrolítico e tântalo na entrada e na saída, eu uma vez, resolvi com um capacitor de disco cerâmico de 100Nf (104) na entrada, bem na ilha de entrada.

O caso é que os reguladores são amplificadores de ganho, então se um ruído pequeno entrar no regulador, na saída esse ruído será muito grande, fazendo-o oscilar, e o capacitor cerâmico engole esses ruídos antes de entrar.

O eletrolítico de filtragem quando é muito pequeno também acarreta queda de tensão. Use  4.700uF para 2A

Outra coisa a se levar em consideração é que esses transformadores, principalmente os menores, nunca entregam a tensão, na corrente que prometem.

Faca um teste com carga depois da filtragem, sem o regulador e compare.

Postado

O regulador é chaveado, ele chega a 98% de eficiência, logo nao desperdiça nem esquenta se não abusar da corrente. Esse transformador já tem mais de 20 anos, e a uns 2 anos atrás eu testei a capacidade dele ate cair 10% da tensão, e isso foi em 1,9A. Ate uma semana atrás eu usava ele em uma fonte linear com o lm317, mas resolvi "tunar" a fonte e e colocar um lm2596s para regular com 98% de eficiência, mas agora com a fonte montada aparentemente deu algum problema, pois com pouca corrente a tensão ja cai bastante. O ci foi recentemente trocado, não deve ser ele. O capavitor que uso de filtro logo depois do retificador é de 2200uF, mas a tensão cai muito rápido quando desligo a fonte, rstou achando que e ele, nao se se faz sentido. Vou colocar a fonte em um osciloscopio para ver se aparece alguma oscilação.

Postado

Esses reguladores não dão 98% de eficiência nem por decreto de Vossa Majestade!

Talvez 70% a 25ºC e 1 Ampere de corrente.

Bom, o que eu podia eu fiz por voce, não há mais nada que eu deva te dizer a não ser boa sorte e aguarde usuários mais experientes.

E ainda acho que esse regulador está oscilando, mas realmente pode ser por causa do seu eletrolítico com baixa capacitância ou ESR alta.

Boa sorte

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...