Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
alexsandroabc

Diferenças de tamanho na conversão via audacity e ffmpeg

Recommended Posts

Olá pessoal,
Tenho uma dúvida sobre uma alteração na qualidade de áudios mp3 que tenho feito ultimamente:

Acontece que usando o FFmpeg, via terminal de comando, com o seguinte comando:

ffmpeg -i musica.mp3 -acodec libmp3lame -ab 64k -ar 22050 musica_reduzida.mp3

Onde:
-i musica.mp3 = nome de entrada da música a ser alterada
-acodec libmp3lame = conversão a ser feita usando a biblioteca libmp3lame
-ab 64k = reduz a taxa da música para 64kbps
-ar 22050 = reduz a taxa de amostragem para 22050 Hz
musica_reduzida.mp3 = nome de saída da música já alterada

Assim reduzirá consideravelmente o tamanho em MB das músicas (e a qualidade também, mas não vem ao caso).

Acontece que quando utilizo o Audacity, para uma música que já foi alterada usando o comando acima, através da opção "Exportar" e mantendo a mesma qualidade, a nova música passa a ter um tamanho consideravelmente menor em mb que a anterior.

Então o que quero saber é qual a explicação para essa diminuição no tamanho em mb da música exportada pelo Audacity e se posso fazer o mesmo apenas incrementando algum argumento ao comando FFmpeg de forma que eu não precise utilizar o Audacity.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Provavelmente há uma explicação, talvez algum filtro a mais? Gostei que o Audacity faz melhor o trabalho de conversão.

Você poderia testar também entre o ffmpeg e o Handbrake na conversão de vídeo?

Compartilhar este post

Link para o post

@AmarildoJr
Obrigado pela resposta.
O Audacity reduz de uma forma muito significativa e nem mesmo é necessário diminuir a taxa de amostragem para 22050 Hz nele.
Gostaria muito de saber o que ele está fazendo para aplicar ao FFmpeg via linha de comando, uma vez que o Audacity também utiliza o FFmpeg e o libmp3lame, então não sei qual o segredo para essa diferença tão grande nos tamanhos dos arquivos.
A única diferença que notei é que ele está eliminando a imagem embutida no mp3, mas com certeza isso não é suficiente para essa diminuição no tamanho do arquivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais