Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclok - fx 6300


Posts recomendados

Salve Galera beleza?

 

To com uma dúvida sobre Overclock no meu AMD Fx-6300.

Pelas especificações ele é 3.5ghz e vai até 3.8 no turbo clock. No site da AMD mostra até 4.1 com boa refrigeração e já vi nego usando watercooler com clock de 4.8 (tapoha).

Quando deixo minha placa do Automático ele trabalha com 3.5ghz e no auto clock ela vai pra 4.1ghz, ou seja, fica la variando entre 3.5 a 4.1 no automático.

 

Só que... quando vou setar manualmente, em 20.0x ou 20.1 - tentar trabalhar com 4.0ghz ou 4.1 ghz constante ele da TELA AZUL no windows 10.. sim, ***** né! Quando seto em 3.9ghz ele roda sem problema algum!

Alguém ai saberia o motivo etc? Estou até achando que seja a alimentação de energia, mas sei la.

 

Meu Set:

Placa: Gigabyte GA-78LMT-USB3 ver 6.0 (bios atualizada).

Processador: FX-6300 unlock

Memória: Hyper X - 16GB 1600mhz

VGA: XFX R7 360 2GB

Fonte: BGF 450w reais

SSD Sandisk 240 GB (SO instalado)

Seagate 1TB

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabricio Bomjardim Sua placa-mãe não é adequada para FX nem em stock, quanto mais em overclock. Essa placa-mãe é baseada no chipset 760G de 2009 (mais de 7 anos), nem existia FX nessa época, mas graças a gambiarra ela é "compatível". O chipset originalmente só suporta 95W, fizeram outra gambiarra aí e disseram que ela suporta 140W (duvido), e dependendo do overclock que você fizer vai consumir 140W ou até mais, pois esses FX são umas dragas. FX-8320E (3.2GHz - 95W) a 4.8GHz consome quase 240W, ou seja, o consumo mais do que dobra por aumentar 1.6GHz (50% de OC).

 

Se quer fazer overclock precisará de uma 970A-DS3P no mínimo, placa boa mesmo seria uma 990XA, mas elas são caras. Eu não acho que vale a pena investir na plataforma AM3+, ela está muito defasada, a tecnologia dos processadores é antiga, e qualquer FX octa-core a 4.8GHz hoje perde para um Core i5 6ª geração que é um quad-core a 3.0-3.9GHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RS Faria disse:

@Fabricio Bomjardim

 

Turbo Clock e Overclock são duas coisas BEM distintas..

 

Turbo Clock eleva o clock de alguns núcleos ao mesmo tempo, não todos.. E ainda tem restrições quanto a temperatura.. OC eleva de todos os núcleos, ao mesmo tempo..

Fmz, então to brizando, porque não consigo passar do 3.9ghz de clock sem usar o turboclock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RS Faria disse:

@Fabricio Bomjardim

 

Turbo Clock e Overclock são duas coisas BEM distintas..

 

Turbo Clock eleva o clock de alguns núcleos ao mesmo tempo, não todos.. E ainda tem restrições quanto a temperatura.. OC eleva de todos os núcleos, ao mesmo tempo..

Fmz, então to brizando, porque não consigo passar do 3.9ghz de clock sem usar o turboclock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabricio Bomjardim

 

Então, tem outras coisas que influem no quanto de OC você pode fazer, como a fonte, placa-mãe, refrigeração da CPU, a CPU em si, etc.. Analisando seu PC, sua placa-mãe é básica e sua fonte é pra lá de duvidosa.. Não sei como você refrigera seu 6300...

 

Overclock não tem receita.. É tentativa e erro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB  é man, disso to ligado, mas o ***** que os Core da intel ta mais caro do que eu comprar um MAC pra trampar com render. Nem necessito muito de clock alto no processador, fiz mais na curiosidade pra ver até onde ia aguentar essa parada aqui. Montei esse set com peças emprestadas, usava um core i3 de terceira geração ( que inclusive ta caro no ML ainda kkk) só que bugou tudo, PT total mesmo.

 

Montei esse AMD pra não deixar de entregar os trampos, a R7 não é minha ainda kkk a minha Gt deu game over tbem.

A gigabyte da uma dessas mesmo, teoricamente um FX-8350 rola nessa placa, bem como disseram os caras da Chipart.

 

adicionado 2 minutos depois

@RS Faria ouahuaoh tenta tenta tenta até acertar kkk Me falaram pra usar watercooler mid pra cima, mas ta o olho da cara. essa fonte BGF é antiga, foi até comprada por outro fabricante uns anos atrás, na época ela era top.  To usando um Hyper Tx 3 aircooler e gabinete com 4 fans.

 

vou deixar mesmo ele travado em 3.8 ghz pra não comer muitos Wts. Evitar da uns bugs aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabricio Bomjardim Pois é, como o colega acima disse, tem sua fonte também, eu não tinha reparado. Core i3 não é o processador mais adequado para render, ele é um dual-core com 4 threads, e os i3 da 3ª geração eram bem fracos em comparação com os atuais, pois o Hyper-Threading da Intel evoluiu bastante nas últimas gerações. Para render você precisa de no mínimo um FX-6300 ou um Core i5, em tarefas multi-threading o Core i5 ainda se sai melhor que o FX-6300, e perde por pouca coisa para um FX-8350. Se quer uma besta para renderizar é o Core i7, mas ele é caro.

 

Os processadores Intel não estão tão caros, isso é coisa inventada pela galera pró-AMD, um Core i5 6400 está custando R$745, enquanto um FX-8350 está R$780, e nem vamos comparar as tecnologias dos dois, FX-8350 só ganha em tarefas multi-threading por contar com 8 núcleos, e ainda ganha por uma margem pequena. As placas-mãe Intel 6ª geração (LGA 1151) começam com R$330 e são compatíveis com DDR4, chipset H110, também são 100% compatíveis com os processadores, e nativas da geração deles, as placas-mãe AM3+ (78LMT) começam em R$300, sendo placas de 7 anos atrás, com gambiarra e compatíveis com DDR3, as placas nativas dos FX são as 970A que começam aos R$500 e também são compatíveis com apenas DDR3. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Isso é verdade mesmo, por isso ainda nem to cogitando da upgrade de processador, o meu Fx-6300 até onde ele segurar vai, como a intel tem os skylake etc. agora, ver se baixa mais os preços, pois migrar pra placas de nova geração DDR4 vou ter que trocar tudo que tenho, só a VGA vai ser reaproveitável se forsse em outro setup.

 

AMD com esses Apu A10 da vida, não curto, são economicos energeticamente, mas pro bruto, eu não curti. 2017 provavel migre para um i5 de 4ª geração mesmo, até la tem que render muitro freela kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabricio Bomjardim Pense bem, pois os Core i5 da 4ª geração estão custando mais de R$800, enquanto da 6ª começa em R$750, o preço das placas-mãe também estão mais altos, o que você economiza na RAM pode acabar pagando no processador e placa-mãe. Ano que vem teremos Intel 7ª geração e AMD Zen, vamos ver o que essas plataformas vão nos oferecer, gostei das novas placas RX-400 da AMD, trouxeram competição e forçaram a NVIDIA a diminuir os preços e trazer placas mais competitivas, espero que façam o mesmo no mercado de processadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Tem isso mesmo... se 2017 as novas tecnologias de ambas empresas baixar os preços do que temos no mercado pode valer a pena esperar um pouco mais.
Testando a R7 360 ta uma belezinha, pro valor que ela custa, não é uma placa ruim, bem útil.  As linhas RX e a 1000 da nvidia pode realmente facilitar na hora da compra, vai reduzir os preços. (ESPERO!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!