Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Leegados

Fan para gabinete(bom e silencioso) 120mm

Recommended Posts

Boa noite galera, estou montando meu PC, porém preciso comprar 2 coolers para gabinete. Então eu queria saber quais são os melhores fans de 120mm com bom CFM / Baixo ruído? Utilizarei na parte superior do gabinete. E para não precisar criar outro tópico, não sei se é permitido, mas também irei comprar um ssd para colocar o sistema operacional, qual vocês me recomendam o Sndisk plus 120GB ou Kingston UV400 120GB?

Valeu galera

Editado por Leegados

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem uma diferença significativa entre os dois. Compre o que achar mais barato

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-ssd-kingston-ssdnow-uv400-de-120-gib/3260

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Leegados Possuo os Cougar Dual X, quando ia comprar fiquei na dúvida entre esses e o Cooler Master Slickflow, o fator que mais me chamou atenção para o Dual X foi o tipo de rolamento, que é HB, Hydraulic-Bearing, além de ter aproveitado uma boa promoção, que comprei cada fan por R$35,00, e também nas especificações ele consta ser mais silencioso que o Slickflow, mas já ouvi falar muito bem de ambos. Ou seja, qualquer um que você compre, acho que estará bem servido.

Sobre SSD eu compraria o mais barato entre ambos, já que ambas marcas tem tradição em questão de memórias

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Josef Poth

O rolamento do Dual-X na verdade é uma glorificação do rolamento sleeve.
O OEM do Dual-X não possui nenhum projeto com rolamento hidráulico em seu catálogo.

A Cougar inclusive omite no próprio site (aqui) a estimativa de vida útil da fan, ao contrário do que fez com o Vortex e Turbine.

Infelizmente vários outros OEMs vendem suas fans de rolamento sleeve ou rifle como se fossem HDB.

Não podemos dizer se a fan realmente é hidráulica sem alguém ter desmontado e analisado o rolamento ou rastrear a confiabilidade do OEM responsável.

Para ter ideia vou citar o Xigmatek XAF que é do mesmo OEM do Dual-X.
O seu rolamento Aeronautical Oil System Bearing com vida útil 150 mil horas é vendido como de qualidade premium, mas a sua implementação carrega limitações do rolamento sleeve.
Fonte aqui.

De qualquer forma ambas as fans aparentam de boa qualidade de construção e devem apresentar um desempenho decente.
A crítica ficaria mais pelo marketing exagerado sobre as especificações.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu ai galera, eu estava dando uma olhada no Xigmatek CFS-OXGKS-WU4 com rolamento FCB, será que é bom? Ele possui pouco ruído(14dBA)e o CFM é praticamente o mesmo do Dual-X e Sickeflow.

Editado por Leegados

Compartilhar este post

Link para o post

@Leegados Olha ele não é ruim não, mas se você achar o Slickflow, ou o Dual X no mesmo preço, vale mais a pena, por exemplo achei esse Xigmatek pelo mesmo preço que comprei o Dual X. E o Dual X possui 64 CFM, e esse Xigmatek, 53 CFM, e por 2 dBA de diferença eu iria de Dual X ou Slickflow, que ainda são marcas mais consagradas nesse ramo...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Opa...Retomando o tópico, estou querendo comprar, também, dois fans de 140mm já dei uma olhada no Cougar vortex e Akasa Viper. Me recomendam esses, ou podem indicar melhores? valeu

Compartilhar este post

Link para o post
20 minutos atrás, Leegados disse:

Opa...Retomando o tópico, estou querendo comprar, também, dois fans de 140mm já dei uma olhada no Cougar vortex e Akasa Viper. Me recomendam esses, ou podem indicar melhores? valeu

Dois fans completamente diferentes. Vortex de 1200rpm e o Akasa Viper de 1600rpm. O Vortex tem PWM e 3 pinos e parece que tem o HDB original, da Matsushita. Pelo menos eles usam a mesma imagem como exemplo. Como eles são de 1200rpm, pode até usar o de 3 pinos. Eu tenho dois Dual-X que são muito silenciosos, mais do que os AF140 da Corsair.

O Akasa Viper já é um fan de alta performance e precisa de um conector 4 pinos para controlar, senão vai fazer barulho. Em termos de desempenho, é um dos melhores de 140 nessa faixa de 50-60 reais.

Eu uso um Viper 140 no meu Zalman 9900 NT (modificado) e ele é bem silencioso com PWM. Parece um tufão.

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, Leegados disse:

@Contiusa Entendi...Então qual me recomenda? Comprei um controlador de fan(básico), se for o caso para regular a rotação.

Se você tem o controlador, acho o Viper melhor pela potência. Até porque eles estão custando mais ou menos a mesma coisa. Mas tem que comprar o quadrado para gabinete, pois o redondo tem furação de 120 e não vai caber dois, um do lado do outro, em gabinetes que não centralizam a furação. 

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, encontrei ele no mercado livre por 60 reais, o preço não é um dos melhores...Mas talvez, valha a pena gastar um pouco mais por uma qualidade melhor.

Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-743694037-cooler-para-gabinete-140mm-ak-fn063-viper-amarelo-akasa-1437-_JM

Eu ia colocar 2 de 120 na frente do gabinete(spec 02), mas eu creio que é melhor eu pegar esses dois de 140 e passar o que vem na frente para cima ou lado da fonte. Nesse quesito de instalação, seria melhor um cooler que "espalhasse" o ar ou aquele que mantem uma pressão melhor para o ar ser direcionado melhor?

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, Leegados disse:

Beleza, encontrei ele no mercado livre por 60 reais, o preço não é um dos melhores...Mas talvez, valha a pena gastar um pouco mais por uma qualidade melhor.

Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-743694037-cooler-para-gabinete-140mm-ak-fn063-viper-amarelo-akasa-1437-_JM

Eu ia colocar 2 de 120 na frente do gabinete(spec 02), mas eu creio que é melhor eu pegar esses dois de 140 e passar o que vem na frente para cima ou lado da fonte. Nesse quesito de instalação, seria melhor um cooler que "espalhasse" o ar ou aquele que mantem uma pressão melhor para o ar ser direcionado melhor?

Eu ia falar isso, de que o Viper é muito bom para colocar dois na frente :lol: Muito forte, muita pressão estática e a cor amarela fica escondida (haha). Mas cabe dois de 140 na frente?

Falando nisso, tem na Guerra Digital (muito boa loja) por $46 à vista no boleto. Tem que ver se tem dois no estoque.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe . . . Então tá viável , segundo as especificações cabe dois de 140mm , mas tenho quase certeza pois tem a furação para fixar o de 140. Beleza , vou olhar nessa loja . Valeu mano 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais