Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pwm 100a


Posts recomendados

Bom dia gurizada, preciso de um pwm de 100a DC, ja fiz um mas estou com problemas na fixação do mosfet que estou usando (irf3205), pois seria uma corrente alta para as saídas do mesmo. Como estive lendo sobre o irf 3205 ele suporta picos de ate 110a mas somente consegui manter 50a continuo em cima, então pensei em colocar dois em paralelo, posso por dois em paralelo? o pino 3 de um ci (ne555) consegui sustentar os dois ou mais se necessário? posso fixar os dois ou mais no mesmo dissipador sem isolante? 

obs: trabalha na faixa de 60hz 12v 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

não vi o d.s. do mosfet mas "suporta pico" geralmente não é a condição ideal de trabalho dele. É litrealmente uma condição extrema e temporária que ele pode suportar. Veja qual a nominal máxima enquanto ele estiver ON (off é que não é né). Se queres 100A penso que deves colocar uns 3 ou 4 que suportem "nominal" de 100A ou um mosfet de 300A+ (nem se se existe). O pico de corrente tende a ser maior do que a média que está saindo DC. Melhor trabalhar com segurança

Se dreno são comuns pode colocar sem isolante

60hz 12V... informação incompleta e/ou estranha ao pwm. Publique o esquema

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tirei esses dados com osciloscópio, onde constatei a onda quadrada boa para que se evite o aquecimento do mosfet no caveamento e com variação entre 60hz variando um pouco quando se da gain mas ficando estabilizada no mesmo. sera que com só esse ci consigo chavear os mosfets? me corrijam sobre o r3 porque se não coloco o mosfet queima o ci quando da PT mas com ele esta chaveando perfeitamente ao meu ver, aguarde sua opinião!

Clipboard01 (1).jpg

TEK0014.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já testei um destes em bancada com 55 amperes. 

 

50A por mosfet é roseável.

Mas você deve prever um sensor de corrente também.

 

O problema do semi-condutor é que ele pode até suportar os 50 amperes, mas o pico de partida de algum equipamento pode ultrapassar muito essa corrente de 50 amperes, por um períodos de micro-segundos. Mas já é o suficiente para queimar o mosfet.

Por isso você precisa por algum sensor hall ou algum resistor Shunt para detectar a corrente máxima que você quer que atinja.

 

 

 

 

 

 

 

 

adicionado 3 minutos depois

 

Um esquema para aproximadamente 20Khz

 

 

13669152_931368060324501_806676719344916

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O valor do r3 é muito alto,a comutação vai demorar muito,isto gera muito perda,aquecendo mosfet. Como é 60Hz,nem precisa de um driver,utiliza mais baixo possível o valor de r3(veja quanto de corrente o ci aguenta,para determinar o r3).As perdas do seu mosfet será basicamente a perca de quando está ligada,pois a frequência é muito baixa,você pode desconsiderar as perdas nas comutações,então a potência perdida será P_loss=R_on*I =>  P_loss=0.008*100^2=80W,considerado que um encapsulamento de to220 com 60C/W,aumentaria em 4800°C a temperatura em relação ao ambiente. Para este pacote seria meio impossivel dissipar tudo isto,mesmo com um sistema com dissipador enorme e sistema de vetilação.

A melhor solução seria colocar vários mosfet em paralelos,se você usar 5 mosfet em paralelos,cada um teria 20A,a potência perdida em cada mosfet seria 0.008*20^2 de 3.2W,aumentado em ~200°C sem dissipador,se você usar um dissipador de 15c/w para cada mosfet já seria suficiente,ou utilizar um dissipador "grande",com todos os mosfet fixado nele.

Um mosfet com pouca perda,seria irfp1404,com 1.5mOhm,o pacote é to 247,e encontra facilmente no brasil,com uns quatro dele em paralelo,nem precisaria de dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

( nao sei) muito obrigado amigo, vou seguir seu conselho de reduzir o r3!

(albert_emule) obrigado pela atenção e a consulta! 

(isadora ferraz) vou colocar 5 mosfets na mesma base!

 

so mais uma pergunta ou uma duvida, o pino 5 no ci eu não uso por nao saber exatamente qual sua função, poderiam me ajudar mais uma vez se terei que usar? mas ja consegui o resultado que queria do ci! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!