Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Leoni Murilo

Watercooler corsair h60 barulho e mal funcionamento. (como resolvi)

Recommended Posts

Fala galera, queria compartilhar um fato curioso que aconteceu comigo hoje.

Fui limpar meu pc e assim tirei alguns coolers do gabinete, placa de video e etc, porém não toquei no watercooler h60 (que já tenho há quase 2 anos pro meu fx 8320) e nem nas memórias. Após colocar tudo limpinho de volta, liguei os cabos e o computador. Nesse momento notei que o cooler estava fazendo um esforço muito grande e também que havia um zumbido/estalo vindo do gabinete. 

Na hora eu achei que fosse normal, comecei a jogar alguns jogos e acompanhei as temperaturas pelo afterburner. Notei que minha placa de video tinha diminuido uns 15 graus (provavelmente porque limpei ela), mas que o processador estava atingindo mais de 25 graus a mais tanto em Idle quanto em Load (60 - 80). Temperaturas que pra mim não apareciam desde a época em que eu comprei o h60 (porque o coolerbox da amd é um lixo... convenhamos).

Então comecei a ligar aquele estalo com o watercooler (antes tinha achado que era alguma coisa batendo em uns dos outros coolers do ganinete) e para ter certeza desliguei todos os outros coolers exceto o da placa de video e do h60. Assim pude ter certeza de que o barulho era do h60.

Quando coloquei a mão nele percebi uma temperatura altíssima nas mangueiras (MUITO ALTA). Pesquisei na internet em inglês sobre o barulho e encontrei um video pouco visto de um gringo falando de um WC de uma outra marca explicando que as vezes bolhas de ar entram nas mangueiras e que só bastava chacoalhar que elas saiam e o barulho pararia.

Após assistir vários vídeos e ler fóruns gringos vi que eu tinha duas alternativas:
1) Verificar se os cabos do WC estavam bem conectados 

2) Chacoalhar (sim...) as mangueiras do WC para tentar desentupir ou resolver qualquer outra coisa relacionada à mangueira.

3) Acionar o RMA da Corsair que milagrosamente é de 5 anos para a linha de watercoolers deles, porém que demora de 1 a 2 meses pro problema ser resolvido no Brasil.

Realizei as alternativas 1 e 2 (além de chacoalhar apertei a mangueira em várias partes pra ver se dava uma movimentada no líquido) e liguei o PC e o problema parou...

Colocarei o print do afterburner de como está agora.

Com o problema o processador ficava entre 60 e 70 graus Idle e 78 - 79 Load

Com ele normal processador fica entre 27 e 35 idle e 55 - 60 load 

E olha que a linha fx é bem esquentadinha e meu quarto não é muito bem refrigerado.

Bizarro. Não tenho certeza se a mangueira estava entupida ou com bolhas demais ou se era algum conector mal conectado (improvável).

Criei o tópico mais para ajudar o pessoal caso um dia tenham um problema esquisito como esse e que caso alguém tenha um conhecimento maior para compartilhar que compartilhe :D

Capture.PNG

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um H60 também e o meu ta bem estranho, PC parado sem nada aberto temperatura a 50º e quando to jogando/renderizando algo sobe pra 80º...

Pode explicar melhor como você fez pra voltar?

No caso, essa "chacoalhada"...

Compartilhar este post

Link para o post

@Leoni Murilo ele está montado com as mangueiras para cima ou para baixo? Porque se ele estiver montado corretamente, a bolha costuma sair naturalmente. E o barulho de bolha realmente assusta. Parece que tem uma moeda batendo dentro do bloco.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Lembra de mim? Vou te marcar novamente lá no tópico... Consegui resolver!

@Leoni Murilo Muito obrigado, desmontei o PC e comecei a sacudir o WC e pelo jeito agora ta funcionando certinho! :D

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, hoNN disse:

@Contiusa Lembra de mim? Vou te marcar novamente lá no tópico... Consegui resolver!

Já vi lá, mas foi o que eu falei para você. O seu water cooler está montado errado. Pode sacudir à vontade, mas corre um sério risco de o ar voltar, até porque a bomba estava com ar, não é mesmo? Não tem muito mistério. É física. A bolha vai subir, e se a mangueira estiver do jeito que você montou, uma hora ela pode voltar para a bomba.

Se ele estiver montado corretamente, não tem como errar. Você liga e o que tiver de ar na bomba vai subir e não vai mais voltar.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Eu descobri o problema, é meu gabinete, a parte onde está os furos pra encaixar os parafusos é baixa demais, no caso, se eu colocar o watercooler do jeito correto, não consigo colocar minha VGA.

Compartilhar este post

Link para o post
agora, hoNN disse:

@Contiusa Eu descobri o problema, é meu gabinete, a parte onde está os furos pra encaixar os parafusos é baixa demais, no caso, se eu colocar o watercooler do jeito correto, não consigo colocar minha VGA.

Então você tem que regulamente checar se o ar não voltou para a bomba. Pois só de mexer no gabinete para dar uma limpada o ar pode voltar.

Tem que ficar ligado.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Peguei o PC da assistência sexta-feira (04/11) e como ele não fica no chão vai demorar um pouquinho pra eu limpar ele de novo, e hoje troquei a pasta térmica da VGA e da CPU então nem tão cedo vou abrir o gabinete novamente.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais