Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Alex Pires

Medir porcentagem de bateria com tensão

Recommended Posts

Preciso medir 2 baterias em série de 12 V que no total da 24 V com um pic16f877a com estrada analógica mas o pic lê até 5 V, nisso terei que transformar em 5V E depois atribuir as porcentagem 100%, 70%, 35% e 0% a bateria é de 1,2mAh se souberem algum outro meio por favor me ajudem, n tenho nem ideia de como posso fazer o circuito no isis e nem sei como posso fazer a programação, se alguém souber por favor me ajude, Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então você tem 2 problemas. O primeiro é simples: queira por gentileza ver os conceitos de divisor de tensão. Mó moleza...

Divisor.png

Claro (talvez não pra você) R1 e R2 não podem ser muito baixos e nem muito altos. Pra não dizer que não ajudei coloque R1 com 10K e calcule R2 de modo que V o Seja 5V se Vi for 24V

Depois de entender, simular, treinar a exaustão parta para o 2º problema: a parte da programação do mc. Comece com um pisca led e ...

Em breve estará dominando o micromundo

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

@Alex Pires ,

Não tem segredo no hardware. Basta fazer um divisor resistivo que transforme 24V para 5V .

Agora, que raio de bateria é essa que só forneçe 1,2 mAh ??????

Se for isso mesmo, vai ter dificuldade no divisor resistivo, pois terá de usar resistores de valor um pouco maior do que o normal, e a impedância de entrada do conversor A/D pode influenciar, de maneira que será preciso incluir um pequeno trimpot para ajuste fino, e em vez de fazer sair 5V no divisor fixo, fazer sair uma tensão entre 6 e 4 Volts ( quando o trimpot estiver no máximo / mínimo ) . Assim conseguira ajustar para a medição correta.

Mas espero que esses seus 1,2 mAh estejam errados....

Agora, se você não sabe nem como fazer o circuito, e nem como programar.... não vai ter jeito, meu amigo !

Podemos te ajudar, mas não fazer tudo !

Paulo

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Então me enganei na hora de passar os dados, meu grupo fez uma fonte que transforma 24V em 5V e ela n esta incluida nesse print a bateria é de 1.3AH a programação já sei mexer em bastante coisas, mas não sei como posso fazer essa conta no microcontrolador para medir a porcentagem vou mandar alguns prints do que ja fiz mas na hora do teste ela n funciona muito bem ele mede outros valores

Sem título.jpg

Sem 2.jpg

Sem 3.jpg

Sem 4.jpg

Sem 5.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@Alex Pires ,

Poste o código para que alguém possa te auxiliar nesse cálculo.

Quando a gente usa o conversor A/D, as medidas podem ser afetadas por ruídos diversos. Eu costumo usar um circuito RC, tipo usar um resistor entre o sinal a ser medido e a entrada do microcontrolador, e um capacitor entre essa mesma entrada e o terra.

Por exemplo, essa tensão não deve variar rápido, então usaria um resistor de 1K e um capacitor eletrolítico de 1 uF .  isso diminui bastante os ruídos induzidos. Mas tem de tomar muito cuidado com o terra, se ele foi mal feito, com trilhas longas ou finas, suas medidas vão sempre apresentar ruídos.

Paulo

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Que bom que já passou da etapa pisca led. Trocar fraldas não me pertence + kk.

Realmente não dá pra ver nada de 'avaliável' nos seus prints. A não ser um pot e 255 no display. Deduzo que você já consegue variar de 000 a 255 ao variar a entrada analógica de 0 a 5V né? Bacana! Então já está meio caminho andado. A matemática da porcentagem pra isso é tão simples que não queria lhe tirar o prazer de descobrir por si. Pra você ter uma ideia acho que até eu sei como é. Vejamos algo tipo assim...

255-->100%
aaa-->xxx%

xxx=100*aaa
    _______
      255

As dicas do amigo paulão  @aphawk sobre a a montagem são extremamente válidas e ricas! Considere-se uma pessoa de sorte por tê-lo como amigo e lê-las de antemão pois certamente lhe poupará algum tempo e evitará aborrecimentos.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Isadora Ferraz disse:

As dicas do amigo paulão  @aphawk sobre a a montagem são extremamente válidas e ricas! Considere-se uma pessoa de sorte por tê-lo como amigo e lê-las de antemão pois certamente lhe poupará

Nossa depois dessa puxada me sinto obrigado a pagar uma bela cerveja geladinha !!!

Mas lembre-se que o software em 99% dos casos continua sendo com você !

Paulo

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais