Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pégaso66

Aumentar impedância de entrada

Recommended Posts

Olá !  Tenho uma dúvida bem técnica, há uns meses:

Gostaria de saber quais componentes devem ser trocados para aumentar o valor de impedância de uma entrada de linha RCA (~10 Kohms/~700 mV), para 1 Mohms.

Qual componente define a impedância em uma entrada de áudio ?  Seria o primeiro resistor (R1) ?

O motivo disso, é que eu quero comprar um monitor de áudio ativo de 2-vias, para plugar a guitarra ou pedal diretamente nele. Não gosto do som dos combos tradicionais. O problema é que TODOS os monitores/caixas ativas têm somente entradas de baixa impedância (MIC ou LINE).   :mad:

O captador da minha guitarra tem 14 Kohms e 260 mV, e a saída do pedal de overdrive tem 10 Kohms. Por isso, preciso de uma entrada com pelo menos 1 Mohms, pra não haver atenuação excessiva de agudos.

Alguém poderia me explicar de forma básica, como se faz essa modificação ?      :confused:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Pégaso66 disse:

O captador da minha guitarra tem 14 Kohms e 260 mV, e a saída do pedal de overdrive tem 10 Kohms. Por isso, preciso de uma entrada com pelo menos 1 Mohms, pra não haver atenuação excessiva de agudos.

Não é isso que vai influir nos agudos. É a largura de faixa de seu amplificador que pode influir. 

Em algum lugar do circuito existem capacitores que são responsáveis para fazer a atenuação, em conjunto com um resistor.

Sem verificar o circuito da parte de baixo nível de seu amplificador, não há uma resposta correta para a sua pergunta ....

Paulo

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, obrigado por responder !!

A entrada de linha RCA tem ~10 Kohms, mas eu preciso de 100 vezes esse valor, mantendo no mínimo uns 700 mV de sensibilidade.

Mas de forma geral, qual componente define a impedância em uma entrada de áudio ?

Compartilhar este post

Link para o post

@Pégaso66 ,

Opa, que isso, é um prazer pode ajudar, meu amigo !

Não tem como te responde de modo geral.... por exemplo alguns circuitos podem definir a impedância com uma resistência em paralelo com a entrada, outros definem com resistências em série, e outros definem por realimentação... por isso que te falei para postar o esquema !

Minha sugestão : monte um pequeno pré-amplificador, pode ser de ganho unitário mesmo, que tenha essa alta impedância de entrada ( tipo 1 Mohm como você mesmo disse ) , e tenha uma baixa impedância de saída ( tipo menos de 1K ) e use esse circuito entre a sua guitarra e o amplificador.

Paulo

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

OK. Estou entendendo...

Essa modificação será feita em uma caixa ativa simples de ~80 watts, certamente classe AB, dessas da CSR, Behringer, etc. Quero plugar a guitarra direto na caixa.

Seria possível simplesmente usar em série ?:

Plug P10 fêmea --> Resistor ou Pot. 1 Mohm (log) --> Terminal positivo do chip de pre-amp da caixa ativa. 

Precisaria de capacitor ?

Em caso negativo, poderia me passar um link do esquema elétrico de uma entrada simples de 1 Mohm ou superior, que possa ser soldada direto no chip de pre-amp dessas caixas ? Bem minimalista. Só a entrada, sem equalizador.

Algo assim, resolveria meu problema...

Compartilhar este post

Link para o post

Estava observando alguns circuitos de entrada de amplificadores. Percebi que a maioria deles possui um capacitor em série e um resistor em paralelo, antes do chip do pre-amp.

Pelo que eu pesquisei, o primeiro capacitor bloqueia corrente continua. ¿ Seria uma proteção contra choque elétrico no guitarrista ?

Mas, eu não entendi ainda a finalidade do resistor em paralelo com o aterramento. Observem o resistor R1 neste circuito:

http://2.bp.blogspot.com/-f8CQdu7EEb8/VZnlj4szERI/AAAAAAAAAZo/zniPueejl80/s1600/Atomic%2Bdrive%2Besquema.JPG

1 - Por que R1 está em paralelo, e não em série ?

2 – A impedância dessa entrada seria especificamente 330 Kohms, ou seria superior ?

Compartilhar este post

Link para o post

@Pégaso66

Repare que o sinal está entrando no Amp Op pela entrada não inversora, e nessa configuração apresenta impedância de entrada muito alta. O resistor está definindo justamente a impedância de entrada para 330K ohms.

Se você usar R1 = 1 Mohms, essa será a nova impedância de entrada.

Se usar R1 = 47 Kohms, terá os 47K como impedância de entrada.

Paulo

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

A parte da impedância, eu finalmente entendi. Obrigado !

Mas por que R1 está em paralelo, e não em série ?

Seria para limitar a tensão, drenando parte do sinal para o aterramento ??

.

Compartilhar este post

Link para o post

@Pégaso66 ,

Na configuração mostrada, a entrada do operacional possui impedância muito alta , acima de 10 MOhm.

Qualquer resistor em série com ela iria aumentar ainda mais, concorda ?

Em áudio, uma entrada de altissima impedância só traz problemas , teriamos muitos ruídos captados e sinais induzidos, e até pode começar a receber rádio AM !

Porisso que se abaixa a impedância, e nesse caso tem de ser com um resistor em paralelo.

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aprendendo mais e mais...

Então, poderia eu comprar uma caixa ativa com entrada RCA ~700mV, e fazer esta modificação:

P10 fêmea --> capacitor de 1uF em série --> resistor de 1 Mohm em paralelo --> entrada do chip pre-amp ?

Qual tipo de capacitor seria melhor: Eletrolítico, poliéster ou cerâmico ?  E de quantos volts ??

Compartilhar este post

Link para o post
35 minutos atrás, Pégaso66 disse:

Então, poderia eu comprar uma caixa ativa com entrada RCA ~700mV, e fazer esta modificação:

P10 fêmea --> capacitor de 1uF em série --> resistor de 1 Mohm em paralelo --> entrada do chip pre-amp ?

Até pode, mas se o pré amplificador tiver uma impedância de menos de 1Mohm esse resistor não serve pra nada.

Na maioria das vezes as entrada RCA tem resistores com valores abaixo ou iguais a 330Kohm.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
16 horas atrás, Pégaso66 disse:

Aprendendo mais e mais...

Qual tipo de capacitor seria melhor: Eletrolítico, poliéster ou cerâmico ?  E de quantos volts ??

Você está generalizando um situação, que a prática mostra que ocorre na minoria dos casos : uma entrada com circuito não-inversor !

Tudo depende do circuito de entrada de seu pre-amplificador !

É muito mais fácil ABAIXAR a impedância de entrada; nem precisamos saber mais nada, basta usar dois resistores e um ou dois capacitores e pronto.

Mas AUMENTAR .... sempre tem de modificar o circuito do seu pré-amplificador ( isso quando dá ... ) !

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo que o circuito seja inversor, não seria possível trocar alguns resistores e elevar a impedância para no mínimo uns 300K ?

No seguinte circuito, não bastaria trocar R1 e R2 para mudar a impedância ??

http://1.bp.blogspot.com/-moLvVncDHGE/ULz-jS9c9QI/AAAAAAAAAFU/wivA3RraDrY/s640/AOP+7.bmp

Nesse caso, R1 (em série) estaria aumentando ou diminuindo a impedância ?

.

Compartilhar este post

Link para o post

@Pégaso66 ,

Nesse circuito sim  R1 define a impedância de entrada, e a relação R2 / R1  define o ganho desse circuito.

Se aumentar R1, tem de aumentar R2 na mesma proporção para manter o ganho.

O problema é que muitos amplificadores operacionais terão problemas com valores elevados de R2, e podem ter problemas com a resposta de frequência.

Tem de verificar o datasheet do amplificador operacional e verificar todos os parâmetros dele para saber até onde pode chegar com R2.

Ah, e quase sempre na prática existe um capacitor em paralelo com R2. Se for este o caso, tem de diminuir esse capacitor na mesma proporção que aumentou R2. E ainda corre o risco de o circuito entrar em oscilação...

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
16 horas atrás, aphawk disse:

O problema é que muitos amplificadores operacionais terão problemas com valores elevados de R2, e podem ter problemas com a resposta de frequência.

Teria isso, relação com a impedância de saída do CI ?

.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais