Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual cooler devo comprar?


Visitante

Posts recomendados

Então gente, montei o PC a um tempinho atrás, e temendo que a vida útil das peças diminuísse muito, me interessei bastante por comprar um Water Cooler. Tenho uma GTX 660 e um i7 4790K, e ambos andam esquentando um pouco (Não sei qual temperatura é considerada muito elevada, mas in-game, a placa chega a bater 70 Graus, o processador eu não sei, mas deve ser mais quente ainda) como não entendo nada do assunto, queria ajuda para comprar um Water Cooler, nada tão sofisticado e caro, já que eu nem vou fazer overclock. Estou pensando em mais ou menos em algo na faixa de no máximo 300 Reais; então poderiam me recomendar alguns modelos de Water Cooler para eu comprar? Aproveitando, ainda queria pedir que podessem me infomar qual temperatura é considerada ''Normal'' na CPU e GPU. Espero que possam me ajudar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Segundo a Nvidia a GTX660 tem a temperatura máxima de operação de 97ºC e a Intel não especifica mas após 90ºC ela começa a diminuir o clock do processador para baixar as temps.

Suas temperaturas estão normais e usar um watercooler exige cuidado e atenção na hora de montar, pode ter vazamentos, a bomba pode parar de funcionar, a manutenção é delicada, etc.

Se você quer melhorar suas temperaturas eu sugiro colocar mais fans no gabinete, trocar a pasta térmica dos componentes por uma melhor e até trocar o cooler do processador por um mais eficiente. Sai mais barato do que comprar um WC e você não corre riscos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Quaresma não recomendo um water cooler porque você já disse que não entende muito de micro. Eles são complicados de instalar, complicados de usar e podem dar defeito ou virem com defeito. São mais barulhentos também (longa história). Caros também para o que você se propõe.

 

Se o seu cooler box não estiver dando conta, compre um bom air cooler de 120 que é o melhor negócio. As temperaturas vão ficar normais, o barulho é quase zero e as chances de problemas são praticamente inexistentes - só precisa trocar o fan depois de alguns anos (a mesma coisa com o water cooler) se começar a fazer barulho, e só.

 

Sobre as temperaturas, a maioria das placas de vídeo stock (modelo do fabricante - Nvidia / AMD) passa dos 80ºC em teste de estresse. Ou seja, entre 70-80ºC está bom. Algumas vão começar a fazer o throttling acima de 90-95ºC, mas varia muito de arquitetura, modelo. Mas até 85ºC eu não me preocuparia muito.

 

Sobre a CPU, entre 70-75ºC é aceitável. Perto dos 80ºC já dispara o "alarme". Em geral, para uma CPU sem overclock, o normal é 50-65ºC em jogos pesados com um bom cooler.

 

Diga qual é o seu gabinete e placa-mãe para a gente poder recomendar alguns coolers se for necessário. Mas você pode usar o cooler box se ele estiver dando conta do recado e você não se incomodar com o barulho.

adicionado 3 minutos depois

 

Baixe o HWmonitor, rode o jogo mais pesado seu e tire um print depois de 10 minutos com o HWmonitor aberto (com as temperaturas da CPU e da placa de vídeo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Primeiramente muito obrigado pela ajuda. Bom, sobre o gabinete e a placa-mãe: O gabinete é um aerocool strike x advance white edition, e a placa-mãe é uma GA-Z97X-SLI. Sobre as temperaturas jogando, joguei Bf4 no ultra por uns minutinhos, em seguida saí do jogo e rapidamente fui tirar a print da temperatura da CPU e GPU. CPU: http://prntscr.com/deviqv, GPU: http://prntscr.com/devkbv 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Quaresma a GTX 660 está muito boa. 66ºC de máxima está muito bom.

 

Mas o i7-4790K está batendo em 100ºC. Não use dessa forma porque você pode fritar a sua CPU (danificar, queimar).

 

Qual pasta térmica está usando?

O cooler box deve estar mal instalado. Veja se as presilhas estão todas presas corretamente.

Tire outro print da parte de cima do HWmonitor para a gente ver o Vcore (não precisa ser só uma tirinha / pode colocar um pedaço maior). Pode usar o próprio fórum para anexar a foto porque fica mais rápido.

 

Mas veja como está instalado o cooler primeiro. Se tem pasta térmica, se a pasta é de qualidade, etc. Ficar batendo nos 100ºC não é seguro. Mandar para o "técnico" também é furada, pois eles vão aplicar uma implastec e dizer que está "joia".

 

De qualquer forma, cooler box para um i7-4790K é meio precário. Eles costumam vir com Vcore alto. O VID está alto para stock, então o Vcore também deve estar acima de 1.2v. Isso esquenta o chip bastante.

 

Se quiser um bom air cooler para essa CPU, compre um Thermaltake L32. Ele é praticamente tão forte quanto um water cooler de 120, só que mais fácil de instalar e não tem risco de dar defeito. Só não vai dar espaço para um fan na lateral do gabinete, mas não caberia praticamente cooler nenhum com um fan na lateral.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa A pasta térmica eu não sei, como você citou ali, eu acabo fazendo igual: Mando para o técnico. Eu não entendo praticamente nada de instalação, principalmente da instalação do CPU. Porém, no dia que eu fui lá para o técnico montar o PC, eu vi que ele colocou a pasta térmica, e instalou tudo, mas eu não sei verificar se o processador está instalado corretamente, então eu vou mandar apenas a print dessa parte que você pediu. Dessa vez eu joguei durante uns minutos o jogo Rainbows Six Siege. Mais uma coisa, considerando o extremo calor que faz aqui na minha cidade, e também ainda temendo que a CPU frite, como você falou, eu queria me garantir um pouco mais, sabe? Então queria pedir que me mandasse um outro modelo de Cooler um pouco melhor ainda do que aquele (Mas caso você já ache que esse que você mandou já dê conta do recado, então tudo bem)

Screenshot_1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Quaresma então, 1.248v de Vcore. Daria para fazer um overclock de 4.5GHz nesse processador.

 

Na realidade, não tem muitos air coolers melhores do que o que eu indiquei nessa faixa de preço de até 300 reais. Você poderia comprar um air cooler de 400-500 reais, mas não é necessário. Os air coolers maiores também começam a trepar nas memórias e o seu gabinete não acaita coolers mais caros. Esse L32 é o melhor que o seu gabinete aceita. Também não entre na onda de water cooler porque você vai levar um abacaxi para casa. Eles são mais barulhentos, o técnico não vai saber instalar direito (eles quase nunca sabem, experiência aqui do fórum) e se der problema você vai ter que ficar levando o micro no técnico de dois em dois dias.

 

Esse Thermaltake L32 é mais do que o suficiente para uma CPU que você não vai fazer overclock. Não se engane pelo preço baixo, é porque ele é bom mesmo. Você podia fazer o seguinte:

 

compre esse Thermaltake L32 e leve no técnico para instalar. Mas não peça opinião a ele. Chegue lá com o micro e o cooler debaixo do braço e peça para instalar. Mas diga a ele para usar a pasta térmica que vem com o cooler. E que é para aplicar o método da gota. Se ele fizer tudo direitinho, não deve passar de 65ºC mesmo que aí esteja fazendo 35-40ºC.

 

O seu gabinete tem quantos fans? Como eles estão instalados? Soprando para dentro? Para fora? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Sobre os fans, tem um lateral, um em cima, e não tenho certeza, mas dois mais pequenos, perto de onde fica a gravadora. Tirei fotos para ilustrar melhor. Continuando, o de cima está soprando para fora, o lateral para dentro, e os outros dois do lado direito (Não tenho nem certeza se são, porque está muito difícil de ver, como vai ser mostrado também na foto) eu não sei para onde estão soprando. mas aí vai as fotos: (Tentei mandar por aqui mesmo no fórum, mas o upload estava falhando, então mandei upado naquele site mesmo) http://imgur.com/a/aHE4s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Quaresma é, acho que é isso aí mesmo. Os da frente parecem estar soprando para dentro.

 

O problema então é na montagem do cooler box, talvez pasta térmica de má qualidade, e porque o cooler box é fraco para esses processadores, especialmente porque o seu está com Vcore de overclock (eles constumam vir assim mesmo). Daria para abaixar, mas isso é um lance de overclocker e precisa saber fazer.

 

Mas se você comprar um cooler legal, como esse L32, e o técnico instalar corretamente, não deve passar de 65ºC em jogos. Especialmente porque a placa de vídeo não está esquentando muito. Ou seja, o problema está no cooler box.

 

Vendo aqui também, as voltagens da fonte estão todas erradas. Mas é "normal" as leituras aparecerem erradas. Qual é a marca da sua fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Bom, eu não tenho a caixa da fonte (Comprei ele usada do mesmo técnico, sou cliente dele a um bom tempo) então não sei a marca, mas tirei uma foto dela aqui para ver se pode ajudar. Agora uma coisa, eu reparei que esse espaço para colocar o Cooler box, é meio estreito, eu não sei muito bem o diâmetro do L32 que você me mandou, mas pode me assegurar que ele vai caber direitinho aqui? pra você ter uma noção, também vou mandar a foto do espaço a qual me referi. Aí esta a print: http://imgur.com/a/WXd4L

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Quaresma o cooler cabe sim, sem problemas.

 

Mas você tem uma fonte genérica (pelo que tudo indica). Chances grandes de você danificar o seu computador e as peças com o tempo. Não está usando estabilizador, não é?

 

O problema dos técnicos é esse. Eles indicam peças genéricas para lucrar mais, sem contar que quanto mais genérico for o micro, mais eles vão lucrar com as suas "visitas técnicas". Então tome cuidado com isso. Compre computador de lojas conhecidas, como Terabyte e Pichau.

 

Recomendo trocar a fonte "ontem". Coloque uma XFX ou Corsair CX de 500W. Essa sua fonte pode estar afetando o processador ou sobrecarregando o VRM da placa-mãe.

 

Sabe entrar no BIOS? Se souber, entre no PC Health e veja os valores da fonte. +3,3 precisa estar perto de 3, +5 precisa estar perto de 5, +12 precisa estar perto de 12 e assim por diante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Assim, eu uso estabilizador, e eu não fazia ideia que a fonte apresentasse esses perigos para as demais peças do PC, mas assim, eu tenho essa fonte a um bom tempo, e pra mim, ela nunca tinha apresentado problemas, tirando a vez que a ventoinha dela parou de rodar, mas o problema era normal. O difícil é que a situação financeira não está nada boa, comprei o i7 e a placa-mãe faz bem pouco tempo, e agora só planejava comprar o Cooler para esse problema da CPU e encerrar por bastante tempo essa questão de gastar dinheiro com o computador, então vendo essa situação, você acha que seria muito arriscado continuar com essa fonte por ainda algum tempo? até a situação melhorar e eu poder comprar outra. E esse problema da fonte, pode estar relacionado a o superaquecimento do processador? E não, não sei entrar na BIOS :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lucas Quaresma Sim é arriscado pois apesar de tudo aparentar estar bem não quer dizer que esteja. Fontes de má qualidade fornecem energia fora dos padrões, não te protege contra surtos/picos de eletricidade e não possuem boa eficiência (que aumenta sua conta de luz no final do mês).

Fora que elas podem explodir/estourar e levar todo seu sistema junto, ela é simplesmente o componente mais importante de um PC. No seu caso pegue uma de 500W de QUALIDADE que estará bem servido:

Corsair CX500W
XFX XT 500W
EVGA 500W BRONZE
PCYES 500W ELECTRO

Elas devem custar 250 reais mais frete. Quando a fonte nova chegar, ligue direto na tomada sem usar o estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, agora eu não sei o que eu faço mais, eu não entendo muito bem, na verdade não sei nem para que serve o estabilizador, mas o meu técnico sempre recomendou usar, e aqui na minha cidade, é bem normal todo mundo usar... Mas e então? Eu compro o cooler pra resolver o problema do processador? Paro de usar estabilizador? Não sei se vou ter condições de comprar o Cooler e a Fonte, parece que meu PC está com os dias contados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Quaresma complicado, porque a gente não sabe qual é a sua fonte.

 

Vá na seção de fontes e pergunte o que fazer. Tire uma foto da sua fonte de todos os ângulos possíveis para o pessoal poder identificar. Mas quando é assim, genérica, costuma ser tudo bomba. E os valores da fonte estão todos fora do padrão. Pode ser erro de leitura, mas pode ser a fonte entregando tensão errada. 

 

Eu tinha fonte genérica e o meu micro ia queimando as peças aos poucos. O HD ia corrompendo aos poucos, a placa de vídeo queimou depois de dois anos, memória, etc. A fonte é uma peça fundamental.

 

Se na seção de fontes disserem que é bomba, é melhor trocar a fonte primeiro. Mas você precisa dar um jeito nesse cooler box. 

 

Não tem outro técnico na sua cidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lucas Quaresma Calma, você só compra a fonte e deixa o estabilizador de lado. Pode até ser que o problema de superaquecimento esteja sendo causado pela fonte. Mesmo que não resolvesse você estará mais seguro sem correr o risco de danificar algum componente.

Os processadores são inteligentes, eles diminuem o clock para diminuir a temperatura e se passar do limite a placa-mãe desliga o seu computador para evitar danos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa, @grievous Não, a cidade é bem pequena, e ele é um bom amigo, sempre me ajudou nos problemas relacionados ao PC, eu também vou falar com ele para entender melhor sobre todas essas coisas relacionadas a fonte e ao estabilizador, tipo ''Por que tenho que o usar o estabilizador?'' e também ele pode dar algum esclarecimento sobre essas coisas da fonte, mas gente, muito obrigado pela ajuda, eu vou comprar o Cooler que o Contiusa me recomendou, mas pelo o que parece, vou ter que comprar a fonte primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lucas Quaresma Minha sugestão seria:

1 - Comprar a fonte
http://www.kabum.com.br/produto/60474/fonte-pcyes-atx-500w-reais-electro-series-80-plus-bronze-21973

2 - Comprar uma boa pasta térmica
http://www.kabum.com.br/produto/55845/pasta-termica-deepcool-z5-dp-tim-z5

Instalar a fonte e trocar a pasta térmica do processador. Verificar se o problema persiste, se persistir aí você troca o cooler do CPU. 

O Gabriel Torres (criador do CdH) fez um vídeo no youtube explicando tecnicamente porque não devemos usar estabilizadores:


O usuário Faller fez um tópico explicando todas as agressões que um estabilizador causa na fonte de um pc moderno:

É só assistir e ler que você também entenderá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa, @grievous Ótimo, verei o vídeo para entender melhor, e vou ver se faço o que me recomendou @grievous. Quando eu for conversar com o técnico, provavelmente mostrarei toda essas dúvidas no fórum, e toda conversa. Então  Poderiam me explicar a parte das irregularidades na fonte? Sobre isso de Energia fora dos padrões e entre outras coisas que estão acontecendo? Desde já, muito obrigado pela ajuda que vocês vem me dando até agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lucas Quaresma Cada componente do seu computador precisa de uma tensão específica pra funcionar.

 

Imagina que cada peça é um atleta e ele precisa seguir uma dieta. Se comer demais ficará gordo e não sairá bem nas provas, se comer de menos ficará fraco e também não terá um bom desempenho, o ideal é comer exatamente o recomendado.


É a mesma coisa com um PC, por exemplo: certos componentes precisam de exatamente 5 volts para funcionar. Se a fonte é ruim ela pode mandar mais ou menos energia do que o necessário para a peça, que foi projetada para operar com aquela carga. Isso causa um desgaste maior que diminui o tempo de vida útil ou até danifica os componentes.

Quanto as proteções existem diversos ruídos, surtos e picos de eletricidade oriundos da empresa fornecedora de eletricidade. A fonte deve possuir circuitos que protegem o seu computador contra possíveis irregularidades, quando a fonte é genérica normalmente ela não tem e os seus componentes acabam absorvendo cada oscilação de energia dessas.

Se você realmente quer proteger seu PC você deve usar um bom Filtro de Linha, da marca clamper de preferência. Eles não custam muito (de R$30 a R$100) e te protegem até contra descargas atmosféricas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!