Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor IPS 60Hz vs TN 144Hz


Posts recomendados

Olá, pessoal!
Eu estou pesquisando loucamente a respeito, mas não consigo definir qual a melhor opção. Será que vocês poderiam me ajudar, por favor?

Vi das vantagens e desvantagens das tecnologias IPS e TN e então pensei em pegar o TN pela fluidez de imagem, mas não sei se o alto custo compensa.
Eu estou montando um PC novo com as seguintes configurações (informei só as principais):
- i5 6600k 
- ASUS z170m/plus-br
- MSI GTX 1070 Gaming X 8GB
- 16GB Fury DDR4 CL12

Pelo que andei pesquisando, provavelmente não será o suficiente pra jogar games recentes com gráficos máximos a 144Hz, o que me deixou receoso em pagar 1.5k num monitor de 144Hz. Diante disso, imaginei que o ideal seria a compra de um monitor de 100 ou 120hz, por um valor um pouco mais baixo, que me atenderia perfeitamente para os games, porém eu não encontrei nenhum. Existe monitor de 100/120Hz? :mellow:
O mais importante pra mim é conseguir jogar os games com os gráficos na maior qualidade possível, por isso até pensei em pegar um IPS que, pelo que dizem, apresenta maior qualidade de imagem (maior ângulo de visão não me importa tanto, acho :P) e rodá-los a 60Hz no gráfico máximo não seria problema. Além disso, sairia quase pela metade do preço.

Eu geralmente utilizo o PC para games (os mais diversos possíveis, tipo League of Legends, CS, ARK, Project Cars, Tomb Raider, The Sims 4, Battlefield, Watchdogs 2 (em breve), etc etc etc), mas sempre estou assistindo algum vídeo/filme/série ou algo do gênero e vi algumas pessoas reclamando da qualidade dos TN para esta finalidade. Procede? Realmente daria problema no meu "cinema em casa"?

Em suma, o que seria mais vantajoso: um TN de alta frequência/baixo tempo de resposta ou um IPS com maior qualidade de imagem quase pela metade do preço? :confused:

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaUC Boa tarde.

 

Cara, eu fiquei nessa duvida por um tempo, e estava em duvida entre esses dois monitores:

 

MONITOR GAMER AOC 24 POLEGADAS G2460PF 1MS 144HZ FREESYNC - 1529,20

Monitor LG 29UM68 21:9 Ultrawide de 29” - 1299,00

 

Pensei bastante sobre isso, e acabei ficando com o LG. O que me vem a questão de você nota um tempo de resposta de 1 ms? Será que vale a pena pegar esse AOC por conta dos 1 ms contra os 5 ms do LG?

Nunca tive um monitor de 1 ms, porém não sinto nenhuma lerdeza ou problema com esses 5 ms. Para mim, essa diferença só é significativa para quem joga profissionalmente, onde o reflexo deles simplesmente são muito mais aguçados, quem joga casualmente, 4ms não faria a menor diferença.

Comprei o LG depois de pensar bastante, pois com esse ultrawide, assistir filme é ótimo, o campo de visão 30% maior é sensacional na experiência do jogo, e se for trabalhar com ele, é muito mais efetivo. No word cabe 3 páginas na tela, produtividade a mil.

 

Essa sua GTX 1070, não colocaria os 144 Hz nos jogos, mas uns 120 chega sim, e você pode setar o aoc pra trabalhar tranquilamente em 120 Hz caso queira, porém ela seria overkill nesse ultrawide, mas conseguiria manter muito mais jogos em 75 cravado tranquilamente, e até futuramente, pois por exemplo, eu tenho uma RX 480, e nesse monitor, o The witcher 3 com tudo no ultra(exceto hairworks) fica em 40 ~50 na cidade inicial, já essa 1070 deve manter nos 75 eu acho.

 

 

adicionado 0 minutos depois

Outro detalhe, planeja fazer overclock? E comprou um cooler para o processador?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima , muito obrigado pela reposta!

Na questão do tempo de resposta, eu também pensava o mesmo que você, porém a maioria dos comentários que li por aí afirmam que faz diferença sim. Dizem que ele contribui para a fluidez das imagens, obviamente mais notado, assim como o alto refresh rate, em games mais dinâmicos, intensos, de maior movimento ou que exigem um tempo de resposta menor. Por esta razão, acabo achando que realmente deve fazer diferença (na verdade, minha maior dúvida é se esta diferença é proporcional ao preço bem mais alto). A única que coisa que o pessoal alerta é que, mais importante que esse tempo de resposta divulgado pelas fabricantes, é o input lag, que, ao contrário, não é informado. Mas para os monitores nesta faixa de preço (ou pelo menos para os modelos que estão na minha mira), não acaba sendo problema, pois são muito bons neste ponto.

Também nunca tive monitor de 1 ms ou com mais de 60Hz. Vejo apenas alguns exemplos por aí e acabo ficando na vontade. :P Agora que tenho um hardware à altura, planejava fazer este investimento para poder aproveitá-lo e extrair o máximo que posso, então qualquer upgrade pra mim será sensacional, pois meu monitor, apesar de não ser dos piores, não é grande coisa (é o Philips Brilliance 234CL). Para o TN, o mais atraente (custo/benefício) foi realmente este G2460PF que você me mostrou, mas vi umas avaliações dizendo que as cores e ângulo de visão são horríveis neste monitor. O ponto é: mas quão "horríveis" são? Afinal, este pessoal é profissional e deve estar (mal-)acostumado e comparando com os melhores monitores. O 'horrível' pra eles deve ser 'maravilhoso' pra mim, que sempre tive monitor modesto. :lol:

 

Eu estava mais tentado a pegar um TN 144Hz mesmo, mas eu ouvi falar muito bem destes G-Sync/Freesync, porém não tem muitos modelos aqui no Brasil. E os que tem, são absurdamente caros (ou absurdamente mais caros que os já absurdamente caros 144Hz 'normais') e estão fora de cogitação.
Por isso, eu to pensando em pegar um monitor mais barato (um Ultrawide de 25-27"), só pra trocar o meu atual e guardar pra investir pesado ano que vem, quando esta tecnologia já deverá estar bem consolidada no mercado e num preço mais acessível. Quem sabe até lá também não chega os IPS 144Hz da vida?

 

Edit: Na verdade, eu vi o G2460PG, que seria a versão com G-Sync deste monitor da AOC, porém não encontrei à venda aqui no BR. :(

 

 

Em 05/12/2016 às 12:47, Flávio Santana Lima disse:


Outro detalhe, planeja fazer overclock? E comprou um cooler para o processador?


Meu plano é fazer sim, mas nada imediato, então não comprei ainda não.
Você faz no seu? Conhece do assunto?
Só não vou perguntar mais coisas porque senão fugimos do assunto do tópico. :P


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!